Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > TSE quer anular votos de quem usa camisa de Bolsonaro e dar golpe #boato

TSE quer anular votos de quem usa camisa de Bolsonaro e dar golpe #boato

Boato – Não vá votar com camisetas que o identifique como eleitor de Bolsonaro. O TSE quer dar um golpe e anular o voto de quem estiver com a camisa dele.

Há pouco, o Boatos.org desmentiu uma fake news que apontava que Eduardo Bolsonaro havia pedido para os eleitores não utilizarem camisetas que citem Jair Bolsonaro. Agora, vamos falar de outra história que envolve camisetas e pleito.

De acordo com mensagens que circulam online, o TSE quer dar um “golpe” em Bolsonaro. A receita seria simples: o Superior Tribunal Eleitoral permitiu que os eleitores usassem camisetas de candidato só para fazer anular os votos de eleitores do candidato do PSL. Leia a mensagem que circula online:

ATENÇÃO!!!!! O TSE Quer Acabar Com a Campanha do Bolsonaro, ou até mesmo ter sua possível Vitória Anulada. Vou explicar o Golpe do TSE: de uma Hora pra outra Liberaram o uso de camisa de candidato, sendo que a maioria é Bolsonaro, porém existe uma Ressalva que diz não poder haver aglomeração de Pessoas com camisas de Candidato,para não caracterizar Boca de urna, aí sabe o que vai acontecer? Quando tiver três ou quatro com Camisa do Bolsonaro na Fila, vai sair o Presidente da Seção que poder ser um Esquerdista, chamar a Polícia e os acusar de fazer Boca de Urna, com isso os Votos dos trouxas São anulados na hora, ou seja vocês serão impedidos de votar, acordem não vão com camisa de Bolsonaro, nem com Camisa do Brasil, vão No anonimato não estrague uma eleição !! Perderemos no Primeiro turno por Ignorância, é isso que eles querem queimar o Bolsonaro, e fazer ele perder Milhares de votos! Repassem Compartilhem

TSE quer dar um golpe em Bolsonaro e anular votos de quem usa a camiseta dele?

A história circulou muito nos últimos dias na internet. Se você é eleitor de Bolsonaro e ficou com medo ou “desconfiado do TSE”, temos uma coisa para dizer. Não só a mensagem é falsa como também não faz nenhum sentido. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

O primeiro ponto está no texto em si. Identificamos algumas das principais características de boatos online. A mensagem é alarmista, com erros de ortografia, não cita fontes confiáveis e pede compartilhamento. Só por isso, você deveria checar melhor a informação.

Ao buscar sobre qualquer fonte confiável que endossasse a informação, nada encontramos sobre “golpe do TSE em Bolsonaro” ou mesmo sobre anulação de voto por eleitores usarem camisas de candidatos.

Ao analisar o texto, também encontramos alguns “furos”. O primeiro é o que aponta que o TSE “de uma hora para outra” resolveu permitir o uso de camisetas de candidatos. A informação não procede. Em 2014, como aponta essa matéria do G1, já era permitido usar camisetas de candidatos.

Assim como em 2014, as regras são as seguintes: a pessoa pode ir votar com camiseta de candidato, mas a manifestação tem que ser silenciosa (nada de a pessoa sair cantando e gritando o nome do candidato), não pode haver aglomeração (e aí estamos falando de gente chegando tipo “torcida organizada” e não “três ou quatro”) e não pode haver distribuição de camisetas.

Mais dois fatores derrubam de vez a tese. Um deles está no fato de que o próprio Eduardo Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro, endossou a informação de que pode, sim, usar camiseta de candidato. Se houvesse suspeita de golpe, ele seria um dos primeiros a falar sobre ela.

O segundo está nas notícias. Já chegamos à metade do horário da votação e sabe quantas ocorrências aconteceram? 38 (horário até o meio-dia de 07/10/2018). Mesmo que todos os casos fossem por uso de camisetas (algo que não é informado pelo TSE), seria muito pouco para “dar um golpe”.

A história que aponta que o TSE quer dar um golpe em Bolsonaro usando a permissão “de uma hora para outra” para o uso de camisetas dandidato é falsa. Além de a permissão não ser nova, não há dados que comprovem a ação tampouco lógica na tese.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.