Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Eduardo Bolsonaro pede que eleitores não usem camiseta de apoio a Jair Bolsonaro #boato

Eduardo Bolsonaro pede que eleitores não usem camiseta de apoio a Jair Bolsonaro #boato

Boato – Candidato a deputado federal Eduardo Bolsonaro lançou nota oficial pedindo que eleitores não compareçam à votação com camisetas de apoio a Jair Bolsonaro.

É hoje! Mais de 147 milhões de eleitores devem (ou deveriam) comparecer para votar nos seus candidatos a presidente, senador, governador e deputados. Desses, muitos ainda estão com dúvidas sobre o que é permitido ou não no dia do pleito. E uma mensagem que viralizou no WhatsApp só está ajudando a aumentar a confusão.

De acordo com o texto, o candidato a deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL/SP) teria lançado uma nota oficial pedindo para que os eleitores não compareçam às seções eleitorais com camisetas de apoio a Jair Bolsonaro. Leia a mensagem que circula online:

NOTA OFICIAL : Pessoal aqui quem lhes fala é o Eduardo Bolsonaro, candidato a deputado federal. Este é um recadinho muito rápido. Peço a todos que compartilhem com o máximo de pessoas e grupos! Compartilhem especialmente em grupos! Em todos possíveis contatos e nas mídias sociais.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Amanhã dia 07/10 dia de eleição ! Não compareça a sua seção com camiseta de apoio ao Jair Bolsonaro. Pessoal, em todos estes anos de eleição, “nunca foi admitido este tipo de manifestação”, mesmo silenciosa, é considerado boca de urna, e pode ser considerado CRIME ! Está muito estranho está “historinha de poder ir votar com a camiseta do candidato”.

Isto está nós cheirando golpe, para anular o voto de vocês ! Então amanhã “NÃO COMPAREÇAM COM CAMISETA” em apoio ao candidato JAIR BOLSONARO, vamos ir de amarelo, camiseta do Brasil, mas por favor, “vamos desconfiar de tudo”! Isso está nos cheirando a golpe no TSE contra a Vitória em primeiro turno de Bolsonaro.

Eles podem não anular 100% dos votos, mas se eles anularem 15% já perdemos em primeiro turno ok! Portanto deixemos para usar as Camisas de Apoio ao BOLSONARO após as 17 e em Celebração, com Fé e Esperança de um Amanhã Melhor, para Todas Nossas Amadas Famílias e Nossa PÁTRIA AMADA BRASÍL!!! AMANHÃ NA URNA SEREMOS UM!!! SEREMOS 17 !!! Brasil Acima de Tudo!!! DEUS ACIMA DE TODOS!!!

Eduardo Bolsonaro pede que eleitores não usem camiseta de apoio a Bolsonaro na votação?

O que não falta na internet é eleitor desconfiado com a lisura das eleições (me arriscaria a dizer que, em alguns casos, de forma bem injusta). Deve ser por isso que a tal “vacina ao golpe” foi muito compartilhada. Mas será mesmo que Eduardo Bolsonaro falou que o TSE quer dar um golpe em Bolsonaro usando “camisetas do mito” como pretexto? A resposta é não. Vamos lá.

Esse “textão de zap” é uma evolução de outro boato que pede que as pessoas não devem ir votar de amarelo (que ainda vamos tratar por aqui). Como já foi divulgado no TSE, é permitido às pessoas irem ao pleito com a camiseta de candidato. Olha o que é dito pelo Superior Tribunal Eleitoral:

É permitida, no dia das eleições, a manifestação individual e silenciosa das preferências do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada pelo uso de camisetas, com as seguintes restrições: 1) não pode haver aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado; 2) não pode haver caracterização de manifestação coletiva e/ou ruidosa; 3) não pode haver abordagem, aliciamento, utilização de métodos de persuasão ou convencimento; 4) não pode haver distribuição de camisetas. 

Já deu para ver que se você não chegar em grupos gritando “mito, mito” (ou qualquer outra coisa do gênero), é permitido ir com a camiseta do Bolsonaro (ou de qualquer outro candidato). Mas tem outro ponto: Eduardo Bolsonaro recomendou que as pessoas deixem a “camiseta Bolsonaro” em casa? Também não.

O próprio candidato desmentiu a informação em suas redes sociais. No Twitter, ele disse o seguinte: “A mensagem que está circulando nos grupos de whatsapp atribuísa a mim é falsa. Amanhã eu usarei camisa amarela e podem usar camisa do Bolsonaro também. O que é vedado é manifestação, grupos uniformizados se manifestarem e etc. Passem essa informação adiante”.

No Instagram Stories, ele se manifestou por meio de um vídeo no qual reafirma que vai votar com uma camiseta amarela e com dizeres pró-Bolsonaro. Assista ao vídeo, reproduzido por uma internauta no Facebook.

Resumindo: ao contrário do que aponta uma mensagem no WhatsApp, Eduardo Bolsonaro não pediu aos eleitores para que eles deixem de ir à seção com a camiseta de apoio ao seu pai. Assim como a “teoria da conspiração” que trata do assunto, é mais um boato que circula online.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.