Tracking BTG mostra Bolsonaro com 77% e Haddad com 23% #boato

Boato – Saiu a pesquisa tracking BTG, voltada para o mercado financeiro. Nela, Bolsonaro está com 77% das intenções de voto e Haddad está com 23%.

Durante esse período eleitoral, serviços que realizam o fact-checking de informações na internet foram (mesmo apresentado provas contra fake news) sumariamente ignorados em algumas oportunidades. A prova disso é que algumas notícias falsas se baseiam em outras notícias falsas (mesmo que já tenham sido desmentidas). É o caso da história de hoje.

Circula na internet uma informação que aponta que foi divulgada uma pesquisa eleitoral de tracking do banco BTG. Nela, Jair Bolsonaro (PSL) teria 77% das intenções de votos válidos e Fernando Haddad (PT) teria 23% dos votos válidos. Leia a mensagem que circula online:

ESSA PESQUISA SAIU, PARA O MERCADO FINANCEIRO!!! ESSA É A REAL!!! Tracking BTG que acabou de sair para o mercado financeiro: Bolsonaro 77%; Haddad 23%. PS: Votos válidos. Temos que espalhar ao máximo, pois os institutos de pesquisas comprados vão começar a divulgar as falsas pesquisas onde Haddad em apenas 3 dias já se aproxima de Bolsonaro. Querem manipular as pesquisas para fraudar os resultados. Compartilhem sem dó!

Tracking BTG mostra Bolsonaro com 77% e Haddad com 23%?

Em uma rápida verificação na internet, descobrimos que a tal pesquisa está circulando com muita força (com muitos compartilhamentos por minuto). Só há um detalhe, essa pesquisa que aponta Bolsonaro com 77%% das intenções de voto é falsa. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

O mesmo boato nada mais é do que uma “evolução” de outro boato desmentido há algumas semanas por aqui. A única diferença entre as histórias falsas é o percentual de cada candidato. Na versão antiga, Bolsonaro tinha “só” 63% dos votos. Como a explicação é a mesma, vamos relembrar as teses.

O primeiro ponto que nos deixou desconfiado está na mensagem. Ela é vaga (não diz quando é a pesquisa, por exemplo), pede compartilhamento e não cita fontes confiáveis.

As desconfianças aumentam quando, ao buscar sobre o levantamento, descobrimos que não foi publicado em nenhum veículo de mídia confiável. Vale dizer que as pesquisas de intenção de voto do BTG (que são feitas pelo Instituto FSB) acabam se tornando públicas (inclusive divulgadas no Youtube da instituição).

Apesar de a mensagem que circula online apontar que se trata de uma pesquisa de tracking (monitoramento) nada impede que a instituição a divulgue. Quem não costuma divulgar esse tipo de pesquisas são apenas os candidatos e partidos envolvidos na disputa (uma vez que as perguntas são, normalmente, direcionadas a estratégias de campanha).

Para além do que foi dito, precisamos frisar que não foi divulgada nenhuma pesquisa BTG nos últimos dias. A divulgação da próxima pesquisa será no dia 22/10/2018 (veja detalhes abaixo). A última saiu no dia 15/10/2018 e mostrava Bolsonaro com 59% e Haddad com 41%.

Visualizar Pesquisa Eleitoral – BR-03689/2018. BRASIL Número de identificação: BR-03689/2018 Data de registro: 16/10/2018 Cargo(s): Presidente Data de divulgação: 22/10/2018 Empresa contratada/ Nome Fantasia: CNPJ: 11077560000160 – IPRI INSTITUTO DE PESQUISA DE REPUTACAO E IMAGEM LTDA / INSTITUTO FSB PESQUISA Eleição: Eleições Gerais 2018 Entrevistados: 2000 Data de início da pesquisa: 20/10/2018 Data de término da pesquisa: 21/10/2018 Estatístico responsável: Neale Ahmed El-Dash Registro do estatístico no CONRE:     8656-A Valor: R$ 65.000,00 Contratante é a própria empresa? Não Contratante(s): CPF/CNPJ: 30306294000226 – BANCO BTG PACTUAL S.A. / Origem do Recurso: (Recursos próprios)

Resumindo: a história que aponta que saiu uma pesquisa tracking BTG que aponta Bolsonaro com 77% dos votos válidos é falsa. Trata-se uma evolução de outra notícia falsa desmentida por aqui. Esperamos que não apareça uma nova “evolução” do tracking BTG no futuro.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

14 comentários em “Tracking BTG mostra Bolsonaro com 77% e Haddad com 23% #boato

  • 27/10/2018 em 18:00
    Permalink

    CONCORDO! SE VENDERAM! Esse site perdeu TODA A CREDIBILIDADE! Somente assuntos que beneficiam o Bolsonaro sao Fake, e os que falam a verdade sobre o PT, também sao Fakes. Campada de comunistas! Estão dominando toda mídia, compraram quase todos! Kkkkkkkkk Não saiu em nenhuma mídia confiável!!!! Que sarcásticos! Confiáveis como eles?! Esse site JA ERA!

    Resposta
  • 26/10/2018 em 19:39
    Permalink

    Essa é o mesmo texto, tirando a opçao que mostra a diferença dos resultado, nem se deu ao trabalho de digitar novamente. Pouca vergonha….
    Nem.pra fazer fake news o boatos.org serve…afff

    Resposta
  • 25/10/2018 em 14:23
    Permalink

    Até pode ser fake, mas as pesquisas do Instituto Datafolha e Ibope também são, por quê não estão aqui boatos.org?

    Resposta
  • 25/10/2018 em 01:22
    Permalink

    Também era falsa a pesquisa que colocava Bolsonaro com 45% no primeiro turno. Ele recebeu 46%. ;)

    Resposta
  • 24/10/2018 em 14:17
    Permalink

    Não existe tracking de pesquisa, OU é pesquisa eleitoral OU é tracking diário, pesquisem antes de desmentir uma notícia. Tracking diáriol não é disponibilizado ao grande público, ele é distribuído para quem o contratou ou para quem esse deseja que tome ciência das tendências apontadas pelos tracking.

    Resposta
  • 24/10/2018 em 11:39
    Permalink

    Boatos vcs são comunistas igual ao PT, vão e vão dinovo…

    Resposta
    • 27/10/2018 em 17:58
      Permalink

      CONCORDO! SE VENDERAM! Esse site perdeu TODA A CREDIBILIDADE! Somente assuntos que beneficiam o Bolsonaro sao Fake, e os que falam a verdade sobre o PT, também sao Fakes. Campada de comunistas! Estão dominando toda mídia, compraram quase todos! Kkkkkkkkk Não saiu em nenhuma mídia confiável!!!! Que sarcásticos! Confiáveis como eles?! Esse site JA ERA!

      Resposta
  • 24/10/2018 em 08:37
    Permalink

    Euuuuu.. acredito nessa pesquisa pq foi a única que chegou mais perto do resultado de presidente e acertou em cheio nos resultados do Paraná… acho q as outras eh q estão sendo manipuladas..

    Resposta
  • 23/10/2018 em 23:06
    Permalink

    CORNO ESQUERDOPATA COM PAI INDEFINIDO!

    Resposta
  • 23/10/2018 em 23:04
    Permalink

    Aprende um pouco de concordância antes de criticar a escrita dos outros, jênio !

    Resposta
  • 23/10/2018 em 18:40
    Permalink

    Me explica então essa “FAKE NEWS” aqui. “Tracking BTG que acabou de sair do mercado financeiro:
    Bolsonaro 52%
    Haddad 48%
    Temos que espalhar ao máximo, pois os institutos de pesquisas começar a divulgar as “falsas” pesquisas onde Haddad ja se aproxima de Bolsonaro”

    Do mesmo jeito que esta desmascarando as fake do B17, faça o mesmo com os boatos de seu candidato

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)