Tracking BTG mostra Bolsonaro com 63% e Haddad com 37% #boato

Boato – A pesquisa tracking BTG acabou de sair e mostra Bolsonaro com 63% das intenções de voto e Haddad com 37%. Compartilhe.

Após o final do primeiro turno das eleições, os candidatos tiveram alguns dias para se preparar para a corrida eleitoral no segundo turno. Com a volta do horário eleitoral gratuito e divulgação das primeiras pesquisas, as atenções passam a se voltar para o dia 28 de outubro.

Nos próximos dias, o ritmo de pesquisas eleitorais deve se acirrar e, de acordo com uma mensagem que circula online, um das primeiras delas mostra grande vantagem para Bolsonaro.

De acordo com o texto, o “Tracking BTG Pactual” foi divulgado e aponta que Bolsonaro está com 63% das intenções de votos válidos. A mensagem aponta, ainda, que a pesquisa foi “voltada ao mercado financeiro” e que deve ser espalhada ao máximo. Leia a mensagem que circula online:

Tracking BTG que acabou de sair para o mercado financeiro: Bolsonaro 63%; Haddad 37%. PS: Votos válidos. Temos que espalhar ao máximo, pois os institutos de pesquisas comprados vão começar a divulgar as falsas pesquisas onde Haddad em apenas 3 dias já se aproxima de Bolsonaro. Querem manipular as pesquisas para fraudar os resultados. Estão querendo barrar a apuração e mostrar só o resultado, adivinhem quem eles querem eleger? Compartilhem sem dó!

Pesquisa tracking BTG mostra Bolsonaro com 63% e Haddad com 37%?

A tal mensagem se espalhou muito pela internet e deixou muitos eleitores de Bolsonaro animados (outros tantos “comprovaram” que as “pesquisas de verdade” mentem). Mas será mesmo que essa divulgação que circula na internet é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Antes de falar do caso em si, temos que deixar claro que, de fato, Bolsonaro largou na frente na corrida eleitoral do segundo turno. Na primeira semana após o primeiro turno das eleições, o Datafolha (58% a 42%) e a pesquisa XP/Ipespe (59% a 41%) deram a vitória para ele. Dito isso, vamos ao veredicto da mensagem de hoje: a “pesquisa Tracking BTG” que dá 63% para o candidato do PSL não existe.

O primeiro ponto que nos deixou desconfiado está na mensagem. Ela é vaga (não diz quando é a pesquisa, por exemplo), pede compartilhamento e não cita fontes confiáveis.

As desconfianças aumentam quando, ao buscar sobre o levantamento, descobrimos que não foi publicado em nenhum veículo de mídia confiável. Vale dizer que as pesquisas de intenção de voto do BTG (que são feitas pelo Instituto FSB) acabam se tornando públicas (inclusive divulgadas no Youtube da instituição).

Apesar de a mensagem que circula online apontar que se trata de uma pesquisa de tracking (monitoramento) nada impede que a instituição a divulgue. Quem não costuma divulgar esse tipo de pesquisas são apenas os candidatos e partidos envolvidos na disputa (uma vez que as perguntas são, normalmente, direcionadas a estratégias de campanha).

Mesmo sabendo que seria difícil a “pesquisa ser secreta” fomos buscar por registros no TSE (mesmo para pesquisas do gênero, é preciso ter) do tal tracking. Foi aí que confirmamos que a pesquisa do BTG não existe. Há, sim, um registro de pesquisa BTG/FSB. Porém, ele foi feito no dia 09/10 para as questões serem feitas em 13/10 e 14/10 e o resultado ser divulgado em 15/10. Leia os dados:

Pesquisa Eleitoral – BR-07950/2018. BRASIL. Número de identificação: BR-07950/2018 Data de registro: 09/10/2018 Cargo(s): Presidente Data de divulgação: 15/10/2018 Empresa contratada/ Nome Fantasia: CNPJ: 11077560000160 – IPRI INSTITUTO DE PESQUISA DE REPUTACAO E IMAGEM LTDA / INSTITUTO FSB PESQUISA Eleição: Eleições Gerais 2018 Entrevistados: 2000 Data de início da pesquisa: 13/10/2018 Data de término da pesquisa: 14/10/2018.

Resumindo: a informação que fala que o tracking do BTG apontou que Bolsonaro está com 63% dos votos é falsa. A pesquisa não existe e nenhuma pesquisa eleitoral (pelo menos até o momento) apontou tanta vantagem para o candidato do PSL.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

5 comentários em “Tracking BTG mostra Bolsonaro com 63% e Haddad com 37% #boato

  • 24/10/2018 em 17:39
    Permalink

    Kkkkk…..boato????…. verdade deve ser a pesquisa Datafolha e Ibope…kkkkk

    Resposta
  • 17/10/2018 em 15:57
    Permalink

    Canalhas petistas sempre acham uma forma de deturpar a verdade. Realmente o Messias Bolsonaro não tem isso ai não… TEM muito mais, mas para os “babacas” vendidos ou comprados pelo PT, tudo que é contra si é mentira. Bando de idiotas.

    Resposta
  • 17/10/2018 em 13:22
    Permalink

    Acredito que esse boatos.org é um boato, uma ferramenta para confundir o povo,misturam verdades com mentiras.Estou de olho em vcs boatos.org.Vcs tiveram a cara de pau dizer que as urnas não foram fraudadas e que não serão?Aconteceu com meu tio e com amigos e com milhares de brasileiros.Genteeee não confirmado nesse site,foi feito para confundir vcs, povo Brasileiro vamos acordaaaar de uma vez .

    Resposta
  • 13/10/2018 em 19:09
    Permalink

    Também acho que tudo mentira, confio mais na internert.
    Bolsonaro 90%
    Haddad 10%
    Vocês estão perdendo cada vez mais a credibilidade.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)