Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Torre Eiffel ficou vermelha em homenagem a Lula ontem #boato

Torre Eiffel ficou vermelha em homenagem a Lula ontem #boato

Torre Eiffel ficou vermelha em homenagem a Lula ontem, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Para fazer uma homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a prefeitura de Paris deixou a Torre Eiffel com a iluminação vermelha.

Um dos maiores cartões-postais do mundo, a Torre Eiffel (em Paris) tem se mostrado também um grande “cartão-postal” em se tratando de boatos na internet. Sempre que um evento mexe com as pessoas na internet surge a velha história da “Torre Eiffel prestou homenagem para fulano”.

Só de boato “desta categoria” já falamos sobre a Torre Eiffel ter ficado verde-amarela em homenagem a Bolsonaro e às vítimas de Mariana, verde em homenagem à Chapecoense e quadriculada em homenagem à Croácia. Adivinha o que estava faltando? Se você falou um fake sobre Lula, acertou.

Depois que o ex-presidente foi condecorado como “cidadão honorário de Paris” pelos membros do “Conselho de Paris” (uma espécie de Câmara dos Vereadores da cidade) começou a circular na internet a informação que a Prefeitura da cidade resolveu fazer uma homenagem ao ex-presidente do Brasil (que, por estar preso, não pode ir receber a condecoração) e iluminar a Torre Eiffel de vermelho.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A prova disso seria uma foto do monumento iluminado de vermelho e mensagens que davam conta que isso teria ocorrido “ontem” ou hoje”. Leia algumas das mensagens que circularam por aí e foram muito compartilhadas:

Versão 1: Torre Eiffel vermelha em homenagem ao mais novo cidadão honorário de Paris, Luis Inácio Lula da Silva. Essa Torre jamais acederá para homenagear um covarde fujão individualista. Versão 2: A torre Eiffel ficou vermelha hoje em homenagem ao LULA merci Paris!!! je suis fière du président Lula

Versão 3: Torre Eiffel vermelha em homenagem ao mais novo cidadão honorário de Paris, Luis Inácio Lula da Silva. Bom senso e arte. Isto é fraternidade! Enquanto isso no Brasil os coxinhas repetem como robôs a programação feita pela elite e continuam fazendo gol contra. Versão 4: Torre Eiffel ontem em homenagem ao LULA. Isso não é para qualquer um.

Torre Eiffel ficou vermelha em homenagem a Lula ontem?

Como você conseguiu ver, a imagem serviu, inclusive para fãs do ex-presidente provocarem opositores e até “semialiados”. Mas será mesmo que essa homenagem a Lula é real? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Só pelo histórico desse tipo de boato (Torre Eiffel homenageia alguém do Brasil) e pelas características da mensagem (vaga, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis) já ficamos desconfiados. Algo que se reforça com o fato de, ao procurarmos pela informação da homenagem, nada termos encontrado.

Aí só nos restou fazer uma busca pela imagem. E aí a verdade apareceu e descobrimos que ela não é de “hoje”, de “ontem” ou de 2019. A imagem é de 2004 e também não é uma homenagem a Lula (que na época era presidente do Brasil). A homenagem da imagem foi ao ano novo chinês.

De acordo com o site oficial do monumento, a iluminação ficou daquela forma dentre os dias 24 e 29 de janeiro daquele ano. A imagem está no Flickr de um fotógrafo chamado Zedwarf e tem como data de publicação 28 de janeiro daquele ano.

Vale dizer que o boato também foi desmentido pelo site de fact-checking Aos Fatos, que destacou que a Torre Eiffel não ficou “vermelha” nos últimos dias. De acordo com a página, a última iluminação “diferenciada” ocorreu em 4 de outubro. Na ocasião, o monumento foi iluminado de rosa para reforçar a campanha Outubro Rosa.

Resumindo: a história que aponta que a Torre Eiffel foi iluminada de vermelho em homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é falsa. A imagem é antiga e nada tem a ver com o ex-presidente do Brasil.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU