Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Tiririca faz revelação chocante sobre eleições de 2018 em carta #boato

Tiririca faz revelação chocante sobre eleições de 2018 em carta #boato

Boato – Deputado federal Tiririca fez carta em que disse por que desistiu da política e fez revelação chocante sobre eleições de 2018. Se você está procurando pela história que aponta que Tiririca apoiou Bolsonaro, clique aqui. 

Em meio ao debate político que circula na internet, uma das figuras que mais se “safa” é a do deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva, também conhecido como Tiririca. Muito chamativo no mundo artístico e nas propagandas eleitorais, Tiririca tem uma atuação discreta e sem muitas polêmicas na Câmara como deputado. Porém, um texto que circula na internet aponta que ele teria “quebrado o silencio”.

Um post publicado no Facebook em novembro de 2017 e com mais de 100 mil compartilhamentos em cerca de 15 dias divulga o que seria uma carta do deputado. “Tiririca, um recordista de votos, fez nesta semana uma revelação chocante sobre as eleições de 2018. Ninguém imaginaria que ele diria algo tão impactante depois de viver dois mandatos como deputado federal”, diz o início da mensagem.

O texto ainda elogia a “carta” escrita por ele. “O deputado Tiririca fez uma das mais profundas análises sobre a política brasileira jamais feita por nenhum outro deputado com doutorados e mestrados”, diz a parte do texto que “chama a carta”.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A mensagem aponta que Tiririca teria desistido de ser deputado e denunciado colegas. “Desisto! Este lugar não é para mim. 513 deputados eleitos pra representar o povo mas só representam os interesses de seus protegidos”, começa o texto. Em outro trecho, o deputado teria falado que os políticos “só pensam em se reeleger” e que não tem talento para outra coisa: “Gente que se perder o mandato não consegue emprego em nenhuma empresa séria”.

No texto, Tiririca ainda reclama que não conseguiu ter mais tempo para família, que estava cansado de tudo e que gostaria que um presidente novo fosse eleito: “Vou orar para que o Brasil encontre um presidente que bote moral nos deputados. Chega de presidente que passa a mão na cabeça de gente interesseira e sem compromisso com o Brasil”. Leia trechos do texto (reprodução do Facebook):

Print da notícia falsa que aponta que Tiririca desistiu de ser deputado
Print da notícia falsa que aponta que Tiririca desistiu de ser deputado

Tiririca desistiu de ser deputado e fez revelação sobre eleições de 2018?

Para além dos 100 mil compartilhamentos no Facebook, a história também foi muito repassada no WhatsApp e acessada em blogs. Mas será mesmo que a tal “carta de Tiririca” é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

O primeiro ponto está no histórico do personagem da história. Volta e meia, uma “carta” de Tiririca “brota” na internet. Neste link (com sete boatos sobre o deputado), há alguns exemplos para você acompanhar. Invariavelmente, essas declarações polêmicas do deputado têm sido (pelo menos até hoje) falsas. Como falamos no início do texto, não ser tão polêmico é justamente um dos trunfos de Tiririca.

Mesmo sabendo que a carta se parece com outras publicações falsas atribuídas a ele, fomos verificar se Tiririca falou algo a respeito. Como era de se imaginar, não encontramos uma vírgula do tal conteúdo nos canais oficiais do humorista-deputado. Também não encontramos qualquer notícia séria sobre o assunto na mídia (ao contrário, encontramos desmentidos).

O máximo que encontramos foi uma declaração do deputado à Folha de S.Paulo antes da segunda votação da denúncia contra Temer (em outubro de 2017). Na entrevista, ele chegou a afirmar que, a partir de 2019, vai se dedicar à carreira de ator. Porém, ele não falou nada sobre renunciar ao cargo. “Precisava do segundo mandato para mostrar que não foi só voto de protesto”, disse.

Para “matar” o boato de vez, fomos buscar a fonte da informação. Descobrimos que a história surgiu em um site que só publica notícias falsas. A página, chamada Folha do Poder é uma espécie de “clone” do jornal Folha S.Paulo que só publica boatos. Provavelmente, o site pegou matéria da Folha de S.Paulo e deu uma “floreada”.

Resumindo: Tiririca até está dando mostras de que não vai se candidatar a deputado no ano que vem. Porém, a história que aponta que ele escreveu uma carta no Facebook é falsa. É mais um boato sobre o deputado que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.