Tiririca pede que seus eleitores apoiem Jair Bolsonaro #boato

Boato – Depois de fazer revelações sobre a política, deputado Francisco Everardo, o Tiririca, pede para que eleitores apoiem Jair Bolsonaro.

Tiririca e Bolsonaro. Junto com Lula, Jean Wyllys, Maria do Rosário e Temer, os dois deputados federais são as figuras mais carimbadas em boatos atualmente. A história de hoje conseguiu juntar os nomes dos dois em um mesmo texto (que, por sinal, foi reciclado).

Circula na internet a informação de que o deputado Francisco Everardo, mais conhecido como Tiririca, fez um desabafo ao falar que vai largar a carreira política. “Desisto! Este lugar não é para mim. 513 deputados eleitos pra representar o povo mas só representam os interesses de seus protegidos”, começa o texto.

Ao final do texto, ele pede apoio para Jair Bolsonaro. Gostaria muito de ver Jair Bolsonaro governando esse país pois neste momento ele é o único que pode dar jeito neste país e botar moral nos deputados. Chega de presidente que passa a mão na cabeça de gente interesseira e sem compromisso com o Brasil”, termina o texto. Leia outros trechos (reprodução do Facebook):

Print da notícia falsa que aponta que Tiririca desistiu de ser deputado
Print da notícia falsa que aponta que Tiririca apoia Bolsonaro

Tiririca pediu para seus eleitores apoiarem Jair Bolsonaro?

A mensagem está circulando muito na internet. Mas será mesmo que Tiririca pediu, depois de anunciar que ia largar a política, para seus eleitores apoiarem Jair Bolsonaro? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Antes de falar da história, temos que fazer uma ressalva. Tiririca está, de fato, decepcionado com a política. Em entrevista ao programa Conexão Repórter (do SBT), ele falou que vai abandonar a política e acredita que não conseguiu fazer seu trabalho Você pode assistir abaixo:

Apesar disso, o texto que circula online é 100% inventado. Por sinal, quase toda totalidade dele já foi desmentida neste outro texto do Boatos.org (se quiser mais detalhes, leia aqui). A única parte que é “novidade” é o apoio a Jair Bolsonaro e um link que aponta para um site de fake news (aguardem, logo teremos um hall da fama para essas páginas).

A tese de que Tiririca iria apoiar foi Bolsonaro é derrubada com uma última informação. Além do que já apresentamos (o texto já foi desmentido e o site que criou o “fator Bolsonaro” é de fake news), uma busca derruba a tese de que Tiririca apoia Bolsonaro.

Em entrevista para a Folha de S.Paulo, Tiririca disse que “se não aparecer nada”, ele vai votar em Lula. “Na eleição de 2018, afirmou que apoiará o ex-presidente Lula “se não aparecer nada” contra ele. “Pro povo ele foi fera e eu sou povo”, justificou o deputado”, diz a matéria. Vale lembrar que ele votou também a favor da saída de Dilma do governo.

Resumindo: a história que aponta que Tiririca vai apoiar Jair Bolsonaro nas eleições é falsa. Nem o texto é do deputado e nem ele deu qualquer declaração pública de que vai apoiar o, por enquanto, colega de Congresso.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.

 

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet