Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Tiririca pede que seus eleitores apoiem Jair Bolsonaro #boato

Tiririca pede que seus eleitores apoiem Jair Bolsonaro #boato

Boato – Depois de fazer revelações sobre a política, deputado Francisco Everardo, o Tiririca, pede para que eleitores apoiem Jair Bolsonaro.

Tiririca e Bolsonaro. Junto com Lula, Jean Wyllys, Maria do Rosário e Temer, os dois deputados federais são as figuras mais carimbadas em boatos atualmente. A história de hoje conseguiu juntar os nomes dos dois em um mesmo texto (que, por sinal, foi reciclado).

Circula na internet a informação de que o deputado Francisco Everardo, mais conhecido como Tiririca, fez um desabafo ao falar que vai largar a carreira política. “Desisto! Este lugar não é para mim. 513 deputados eleitos pra representar o povo mas só representam os interesses de seus protegidos”, começa o texto.

Ao final do texto, ele pede apoio para Jair Bolsonaro. Gostaria muito de ver Jair Bolsonaro governando esse país pois neste momento ele é o único que pode dar jeito neste país e botar moral nos deputados. Chega de presidente que passa a mão na cabeça de gente interesseira e sem compromisso com o Brasil”, termina o texto. Leia outros trechos (reprodução do Facebook):

Print da notícia falsa que aponta que Tiririca desistiu de ser deputado
Print da notícia falsa que aponta que Tiririca apoia Bolsonaro

Tiririca pediu para seus eleitores apoiarem Jair Bolsonaro?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A mensagem está circulando muito na internet. Mas será mesmo que Tiririca pediu, depois de anunciar que ia largar a política, para seus eleitores apoiarem Jair Bolsonaro? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Antes de falar da história, temos que fazer uma ressalva. Tiririca está, de fato, decepcionado com a política. Em entrevista ao programa Conexão Repórter (do SBT), ele falou que vai abandonar a política e acredita que não conseguiu fazer seu trabalho Você pode assistir abaixo:

Apesar disso, o texto que circula online é 100% inventado. Por sinal, quase toda totalidade dele já foi desmentida neste outro texto do Boatos.org (se quiser mais detalhes, leia aqui). A única parte que é “novidade” é o apoio a Jair Bolsonaro e um link que aponta para um site de fake news (aguardem, logo teremos um hall da fama para essas páginas).

A tese de que Tiririca iria apoiar foi Bolsonaro é derrubada com uma última informação. Além do que já apresentamos (o texto já foi desmentido e o site que criou o “fator Bolsonaro” é de fake news), uma busca derruba a tese de que Tiririca apoia Bolsonaro.

Em entrevista para a Folha de S.Paulo, Tiririca disse que “se não aparecer nada”, ele vai votar em Lula. “Na eleição de 2018, afirmou que apoiará o ex-presidente Lula “se não aparecer nada” contra ele. “Pro povo ele foi fera e eu sou povo”, justificou o deputado”, diz a matéria. Vale lembrar que ele votou também a favor da saída de Dilma do governo.

Resumindo: a história que aponta que Tiririca vai apoiar Jair Bolsonaro nas eleições é falsa. Nem o texto é do deputado e nem ele deu qualquer declaração pública de que vai apoiar o, por enquanto, colega de Congresso.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.