Sérgio Moro acaba de ser escolhido o 13º maior líder do mundo pela Fortune #boato

Boato – O ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro acaba de ser escolhido pela revista Fortune como o 13º maior líder do mundo.

Com quase três meses no cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro tem sentido na pele o que é ter que negociar politicamente para que projetos sigam em frente. Neste sentido, ele tem passado dificuldades com o Congresso, com outros ministros e até com o Executivo.

Mesmo assim, a popularidade dele continua em alta. A prova disso está na quantidade de pessoas que, em 2019, estão compartilhando uma notícia da revista Fortune. De acordo com uma mensagem que viralizou no WhatsApp, a Fortune acabou de escolher Moro com o 13º maior líder do mundo. Leia a mensagem que circula online:

Sérgio Moro acaba de ser escolhido o décimo-terceiro maior líder do mundo pela americana Fortune! O ranking é composto por apenas 50 nomes, dentre eles, Papa Francisco e Angela Merkel. Moro foi comparado a Elliot Ness, que derrubou o império do mafioso Al Capone nos anos 50. Um tapa de luvas naqueles que tentam ainda denegrir a imagem de nosso juiz. Todo o nosso apoio e gratidão a Sérgio Moro. Quero 1 milhão de compartilhamentos, meus amigos !!

Sérgio Moro acabou de ser escolhido o 13º maior líder do mundo pela Fortune?

É amigo, não faltou gente compartilhando a informação de forma empolgada. Mas será mesmo que a revista Fortune acabou de escolher o ministro Sérgio Moro como o 13º maior líder do mundo pela Revista Fortune? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Na realidade, a história era verdadeira, mas não é mais. Antes, só um alerta: a mensagem tem algumas das características de boatos. Não tem erros de português (e já falaremos o motivo), mas é vaga (não é datada), alarmista e pede compartilhamento. Só por esses motivos, já valeria a pena uma segunda busca.

Fizemos a segunda busca e descobrimos que, de fato, Moro foi escolhido como 13º maior líder do mundo pela Fortune. Mas isso aconteceu em 2016 e não em 2019 (ou 2018), como é possível de se ver no link da premiação da revista. Na última lista, de 2018, o nome do ministro da Justiça não aparece.

Na época, a hoje deputada Joice Hasselmann publicou o mesmo que está viralizando na época (apenas sem o pedido de 1 milhão de compartilhamentos). Ou seja, alguém pegou uma publicação real e bem escrita (de fato, Moro tinha acabado de ser escolhido) e resolveu republicar como se fosse um “fato novo”.

Vale dizer, ainda, (antes que alguém diga que a mídia ficou “caladinha”) que o assunto foi bem divulgado na mídia. Há matérias da mídia em geral, de mídias “favoráveis” (como o anúncio de Joice Hasselmann) e até de “opositores” a Moro, que visaram desmerecer o prêmio.

Resumindo: a história que aponta que o juiz Sérgio Moro acabou de ser escolhido como o 13º maior líder mundial pela Fortune é falsa. Ele até foi incluído na lista da revista, mas isso foi em 2016. Neste caso, notícia velha é notícia falsa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)