Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Golpe que cita investimentos em criptomoedas usa imagem de Sérgio Moro

Golpe que cita investimentos em criptomoedas usa imagem de Sérgio Moro

Sérgio Moro ficou rico com plataforma de criptomoedas e foi interrogado pela Justiça, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O senador Sérgio Moro ficou rico com uma plataforma de criptomoedas e acabou sendo interrogado pela Justiça.

Análise

Por meio de links pagos em redes sociais, está circulando uma mensagem que aponta que o senador Sérgio Moro teria ficado rico com um “investimento incrível” em uma plataforma de bitcoins e criptomoedas.

O conteúdo, que foi publicado em um site com o layout do jornal Valor Econômico, aponta que os ganhos dele foram tão grandes que a Justiça o chamou para realizar um interrogatório e que, em uma entrevista para o Metrópoles, ele contou o segredo do ganho.

No final, há um link para a tal plataforma de investimentos e, claro, há o pedido para que você invista o seu rico dinheirinho. Leia a mensagem que circula online:

Vídeo: é falso que Quiz do Pix dê R$ 150 para quem compartilhar no WhatsApp

Versão 1: Um escândalo sensacional atingiu o Brasil. O que realmente aconteceu com ele depois. Nos últimos meses, Sergio Moro aumentou significativamente sua fortuna. Uma propriedade de elite no valor de 18,7 milhões de reais foi adquirida, e seus filhos receberam novos carros de luxo. Tal “sucesso” tão rápido não poderia deixar de chamar a atenção.

Dois dias atrás, Sergio Moro foi interrogado por suspeita de enriquecimento ilícito e corrupção. Durante o interrogatório, ele afirmou com confiança que seu dinheiro foi ganho não por subornos ou desvio de verbas públicas, mas por meio de investimentos na internet. Ele alegou que uma plataforma online lhe permitiu ganhar dinheiro.

No entanto, o público permaneceu cético e não acreditou em sua história. Afinal, como alguém poderia enriquecer tão facilmente, apenas com alguns cliques? Mais tarde, ele foi liberado, mas as acusações não foram retiradas.O julgamento está marcado para daqui a um mês e Sergio Moro está proibido de sair do país.

Versão 2: Sergio Moro foi interrogado sob suspeita de enriquecimento ilícito. Mais um escândalo de corrupção ou um caminho legítimo para o dinheiro? Confira por si mesmo!

Nos últimos meses, Sergio Moro aumentou significativamente sua fortuna. Uma propriedade de elite no valor de 18,7 milhões de reais foi adquirida, e seus filhos receberam novos carros de luxo. Tal “sucesso” tão rápido não poderia deixar de chamar a atenção.

Dois dias atrás, Sergio Moro foi interrogado por suspeita de enriquecimento ilícito e corrupção. Durante o interrogatório, ele afirmou com confiança que seu dinheiro foi ganho não por subornos ou desvio de verbas públicas, mas por meio de investimentos na internet. Ele alegou que uma plataforma online lhe permitiu ganhar dinheiro. No entanto, o público permaneceu cético e não acreditou em sua história. Afinal, como alguém poderia enriquecer tão facilmente, apenas com alguns cliques? Mais tarde, ele foi liberado, mas as acusações não foram retiradas.O julgamento está marcado para daqui a um mês e Sergio Moro está proibido de sair do país.

No entanto, Sergio Moro decidiu agir e procurou jornalistas para contar sua história. O encontro de Sergio Moro com Igor Gadelha tornou-se um evento real, transmitido ao vivo no canal Metrópoles.

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que Sérgio Moro revelou que ganhou milhões em investimentos em criptomoedas? 2) As matérias do Valor Econômico e do Metrópoles sobre Sérgio Moro e criptomoedas são reais? 3) Vale a pena investir na tal carteira de Bitcoins anunciada?

É verdade que Sérgio Moro revelou que ganhou milhões em investimentos em criptomoedas?

Não é verdade. Na realidade, o mesmo enredo já foi utilizado em diversos outros conteúdos falsos sobre “grandes investimentos” (já desmentimos, por exemplo, histórias que falavam de Luciano Hang, Ana Castela e outros). Não há qualquer registro em fontes confiáveis que apontem para a tal fonte de lucro de Sérgio Moro.

As matérias do Valor Econômico e do Metrópoles sobre Sérgio Moro e criptomoedas são reais?

Quando falamos que não há qualquer fonte confiável que aponte para isso, incluímos os nomes do Valor Econômico e do Metrópoles. Nenhum dos dois veículos deram a tal matéria sobre Moro e os Bitcoins. Na realidade, os golpistas criaram páginas “clones” dos sites para tentar aferir credibilidade.

Porém, a realidade é uma: não tem nada de investimento de Moro e, muito menos, ele deu qualquer depoimento falando sobre qualquer plataforma de criptomoedas.

Vale a pena investir na tal plataforma de Bitcoins anunciada?

Não vale. Imagine só se você investiria algum valor em uma plataforma que sequer tem alguma propaganda com um caso real. Eu não investiria.

Conclusão

Fake news ❌

A mensagem que está circulando que aponta que o senador Sérgio Moro ganhou milhões em uma plataforma de investimento em criptomoedas é falsa. Trata-se apenas de mais um anúncio falso que está viralizando na web.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)