Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Sérgio Moro escreve carta aberta ao povo brasileiro e pede revolução com referendo #boato

Sérgio Moro escreve carta aberta ao povo brasileiro e pede revolução com referendo #boato

Sérgio Moro escreveu carta aberta ao povo brasileiro e pede revolução com referendo, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O senador Sérgio Moro escreveu uma carta aberta ao povo brasileiro em que pede a “revolução” por meio de um referendo.

O senador Sérgio Moro estava com uma atuação discreta em sua nova função agora em 2023 até que dois acontecimentos o fizeram voltar aos holofotes. O primeiro foi uma fala infeliz de Lula sobre decidir “f…” ele. O segundo foi uma operação da Polícia Federal que revelou um plano do PCC de o sequestrar.

Estes dois acontecimentos fizeram com que uma história relacionada ex-juiz e ex-ministro da Justiça voltasse à tona. De acordo com o texto que circula em redes sociais, Sérgio Moro teria escrito uma carta aberta à população na qual pede a “revolução” por meio de um referendo que muda diversas regras. Leia:

REFERENDO DO JUIZ SÉRGIO MORO Destinatário: Senado federal Juiz Sergio Moro manda Carta publica para o Povo Brasileiro Para fazer “a revolução”, não precisamos pegar em armas ou acabar com a vida de ninguém. A nossa “arma”, são as redes sociais, acredite no poder que nós temos. Basta cada um fazer a sua parte e ampliar.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Tá na sua mão. Na nossa mão. Seja bastante coerente. Esta é uma Matéria que vale a pena repassar, chega de nepotismo e de interesses ardilosos! Carta publicada ontem pelo Juiz Sergio Moro da Operação Lava-Jato para Brasil.

QUE VENHA UM REFERENDO: Voto facultativo? SIM! Apenas 2 Senadores por Estado? SIM!  Reduzir para um terço os Deputados Federais e Estaduais e os Vereadores? SIM! Acesso a cargos públicos exclusivamente por concurso, e NÃO por nepotismo? SIM!!! Reduzir os 39 Ministérios para 12? SIM! Cláusula de bloqueio para partidos Nanicos de aluguel e sem voto? SIM!

Férias de apenas 30 dias para todos os políticos e juízes? SIM! Ampliação do Ficha-limpa? SIM! Fim de todas as mordomias de integrantes dos três poderes, nas três esferas, Tribunais de Contas e Ministérios Públicos? SIM! Cadeia imediata para quem desviar Dinheiro Público elevando-se para a categoria de Crime Hediondo? SIM!.

Atualização dos códigos penal e processo penal? SIM! Fim dos suplentes de Senador sem votos? SIM! Redução dos 20.000 funcionários do Congresso para um quinto? SIM! Voto em lista fechada? NÃO! Financiamento Público das Campanhas? NÃO! Horário Eleitoral obrigatório? NÃO! Mandatos com 5 anos, para todos os cargos, e sem direito a reeleição? SIM!!!  Eleições Diretas e Gerais de 5 em 5 anos? SIM!!! Um BASTA! na politicagem rasteira que se pratica no Brasil? SIM !! O dinheiro faz homens ricos; o conhecimento faz homens sábios e a humildade faz homens grandes.

DIVULGUEM PELO MENOS PARA DEZ PESSOAS DA SUA RELAÇÃO VAMOS VER SE MUDAMOS O BRASIL? ESTÁ EM NOSSAS MÃOS. LEMBRE-SE: A FICHA LIMPA SÓ ESTÁ AÍ POR MOBILIZAÇÃO DO POVO!! O pior é que quase ninguém repassa, não sai às ruas como na Grécia, na Síria, no Egito etc. *Vamos mudar o país

Sérgio Moro escreveu carta aberta ao povo brasileiro e pede revolução com referendo?

Agora em 2023, a história se espalhou com todas as forças na internet. Porém, é falso que o senador Sérgio Moro tenha escrito a tal carta para o povo brasileiro. Na realidade, esta fake news foi desmentida em 2018 por aqui. Relembre o que foi dito:

Já conhecemos este texto. Há exatos 18 dias, o Boatos.org desmentiu uma história que apontava que a ministra do STF Cármen Lúcia seria a autora do texto. Na ocasião, descobrimos a verdadeira origem do texto: ele é um artigo publicado por um leitor do jornal O Globo em 2011 na “coluna do leitor”. Ou seja, a autoria não é de Moro (nem de Cármen Lúcia, obviamente) e o texto não é recente.

Nem precisava ler o conteúdo do texto para saber que é falso. Só de ver o nome de Sérgio Moro em uma “carta ao povo” já sabíamos que se tratava de um boato. Isso porque o Boatos.org já desmentiu uma dúzia de vezes histórias falsas relacionadas a “pronunciamentos” de Moro. Os mais espertos sabem que, até por sua posição de juiz da Lava Jato, ele não dá declarações públicas relacionadas à política.

Por fim, a “fonte”. O texto saiu do site Top Five TV. A página já publicou diversas notícias falsas desmentidas no Boatos.org e é figurinha carimbada no mundo das “fake news”. Ao saber que a história veio de lá, já tínhamos certeza que era falsa.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Sérgio Moro escreveu uma carta ao povo brasileiro. A história falsa circula desde, no mínimo, 2018 e voltou a circular nos últimos dias.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso