Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Sérgio Moro anuncia fim do IPVA e diz que cobrança é ilegal #boato

Sérgio Moro anuncia fim do IPVA e diz que cobrança é ilegal #boato

Boato – O ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro anunciou o fim da cobrança do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e disse que cobrança é ilegal.

Todo início de ano é assim. Junto com a “volta ao trabalho”, vem os impostos. Dentre outros, o IRPF (Imposto de Renda para Pessoa Física), IRPJ (Imposto de Renda para Pessoa Jurídica), IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) e IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

As contas são tantas que muita gente está ficando animada com uma imagem que está circulando na internet há algum tempo e ganhou força em abril de 2019. O “meme” mostra a foto do ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro e o “anúncio” de que ele decretou o fim do IPVA e alegou que a cobrança é ilegal. Leia:

Vamos fazer viralizar esta ótima notícia, fim do IPVA. Parabéns Sérgio Moro. Moro: Fora IPVA. Veículo é considerado bem de consumo e o IPVA deveria ser cobrado só uma vez,,, e não todo ano. Outra,,, se o governo privatizou as rodovias e já pagamos pedágio, o IPVA tornou uma bi-tributação e isso é ilegal!!! Você é a favor da extinção do IPVA? Compartilhe!! Vamos viralizar e acabar com o IPVA.  

Sérgio Moro anunciou fim do IPVA e disse que cobrança é ilegal?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

É claro que muita gente saiu compartilhando a informação por aí. Mas será mesmo que o ministro Sérgio Moro anunciou o fim do IPVA? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Quando tivemos acesso ao texto, já ficamos desconfiados. Além do elementar (é uma mensagem com todas as principais características de boatos online: vaga, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e sem citar fontes confiáveis), a história é muito parecida com outras já desmentidas por aqui.

No início de 2017, o Boatos.org desmentiu uma mensagemque apontava que o governo do então presidente Michel Temer havia anunciado o fim do IPVA. No mesmo ano, surgiu uma informação que apontava que o então deputado federal Jair Bolsonaro havia proposto a medida.

Agora um detalhe importante: a argumentação atribuída ao ministro Moro é muito parecida com a atribuída ao governo e quase idêntica a atribuída a Bolsonaro. Essa coincidência só aumenta as desconfianças em relação ao caso.

As desconfianças viram certeza quando buscamos pela tal declaração (ou anúncio) de Moro. Não há uma notícia em fontes confiáveis que endosse a informação. Buscamos no recém-criado Twitter de Moro e também não achamos nada. Isso só nos faz crer uma coisa: pegaram o texto atribuído a Bolsonaro em 2017, deram uma “mexida” e atribuíram ao ministro Sérgio Moro.

Resumindo: a história que aponta que Sérgio Moro anunciou o fim da cobrança do IPVA alegando que se trata de uma bitributação é falsa. É mais um boato sobre o ministro e mais um boato sobre o IPVA.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.