Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Fim do IPVA: governo não vai mais cobrar imposto de carro #boato

Fim do IPVA: governo não vai mais cobrar imposto de carro #boato

Boato – Governo divulgou que não vai mais cobrar IPVA porque carro não é patrimônio. É o fim do imposto de carros. 

Desde o início do ano, uma campanha tem chamado atenção na internet. Por meio do WhatsApp, diversos internautas têm compartilhado um pedido para o governo pare de cobrar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o famoso IPVA.

Governo decretou o fim do IPVA para motoristas de carros, diz boato
Governo decretou o fim do IPVA para motoristas de carros, diz boato

O argumento é que há uma bitributação, uma vez que já se paga imposto na compra de carros. Com razão ou não, muita gente que assinou a petição ficou um pouco mais animada com uma notícia publicada na internet. De acordo com o texto o governo teria afirmado que não vai mais cobrar o IPVA. Leia:

BOA NOTICIA – fim do IPVA: Carro não é patrimônio

Governo não vai mais cobrar o IPVA , a partir do proximo ano , os deputados vão trabalhar durante o feriadão de carnaval para garantir o andamento da pauta , o projeto entra para votação no dia 31 de fevereiro , nas camara dos deputados .

Segundo O porta vóz de Brasilia , os politicos resolveram atender o clamor do povo pela redução de impostos no país …. ( estamos muitos preocupados com o povo Brasileiro , afirmou um politico em seu perfil no facebook , estamos obstinados a favorecer o povo em primeiro lugar)

Apesar da boa noticia , o povo se diz desconfiado , porque esmola demais o santo desconfia ,
Informações vindo de Brasilia dizem que com o fim do ipva , os governistas ja pensam em implantar uma nova modalidade de impostos , que sera sobre quilometro rodado ou ar respirado, aguardaremos mais noticias sobre a questão e manteremos todos informados.

Governo não vai mais cobrar IPVA? É o fim do imposto?

É óbvio que a matéria foi hiper compartilhada no Facebook. Entre os comentários na rede social estava “Opa tem que ter uma mudança mesmo. E super caro e ainda temos que pagar pedágio” e “Se for verdade vai ser uma maravilha”. É bem possível que muitas dessas pessoas que compartilharam a informação provavelmente não leram o texto no site. Porque se trata de um dos boatos mais básicos para serem desmentidos.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Ao clicar no link do site que publicou a informação inicialmente, é possível ver que se trata de uma balela. É claro que poderíamos falar das informações vagas, erros de ortografia e falta de fontes do texto. Mas dizer isso não é preciso uma vez que o texto fala que o projeto será votado no Congresso em 31/02 (sim, se você não percebeu é o famoso “Dia de São Nunca”) e, ao final do texto, há a seguinte mensagem: “Fake news , Jhone Hemidf VIP – NOTICIAS E HUMOR”. Ñão é preciso dizer mais nada. Trata-se só de uma brincadeirinha deste site.

Sobre a possibilidade de o IPVA realmente deixar de ser cobrado, não há nada muito concreto. Nas nossas buscas não encontramos nada além das campanhas na internet. No site da Câmara, até encontramos alguns discursos condenando a cobrança. Mas não achamos nenhum pedindo o fim do IPVA. O mais próximo disso é um pedido de redução do imposto.

No Senado, também não há nada de diferente. Só por desencargo de consciência, também procuramos os decretos do governo Temer. É claro que não encontramos nenhuma ordem para o fim do imposto.

Resumindo: a história que aponta que governo acabou com a cobrança de IPVA é falsa. Não passa de uma pegadinha na internet para enganar os mais distraído. Boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão da leitora (e linda) Adrielle Sousa e diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.