Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que homem que cuspiu em mulher seja o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral

É falso que homem que cuspiu em mulher seja o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral

Sérgio Cabral agrediu mulher com cusparada em vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral foi flagrado agredindo uma mulher em um vídeo com uma cusparada e apanhou de um motoboy.

Análise

Está circulando na internet um vídeo com uma acusação frontal ao ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral. Nas imagens, há uma suposta discussão em uma via pública.

No meio da briga, um homem aparentemente cospe em uma mulher. No meio disso, um sujeito que está em uma moto chega próximo ao agressor e o derruba.

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Junto ao vídeo, é dito que o homem que cuspiu na mulher e apanhou do motoboy era o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral. Leia algumas das mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: O Sérgio Cabral discute com uma mulher na rua e a agride com uma cusparada, o revide vem de onde ele não espera. Versão 2: Sergio Cabral, agride uma mulher na Rua e Motoboy dá um porrada nele. Bem feito parabéns a esse motoboy.

Versão 3:O CONDENADO A MAIS DE 300 ANOS DE PRISÃO “SÉRGIO CABRAL” É INTERPELADO POR UMA SENHORA E O FDP NÃO GOSTOU, PARTIU PRA CIMA DA DELA E COSPIU NO ROSTO DELA. A RESPOSTA VEIO RAPIDINHO… A COBRA CUSPIDEIRA LOGO RECEBEU UM SUPAPOZINHO E PRONTO… ASSUNTO ENCERRADO. 😂

Checagem

Por causa da atribuição de fonte ao ex-governador Sérgio Cabral, a história começou a circular com todas as forças na internet. Para esclarecer o caso, vamos responder às seguintes questões: 1) A pessoa do vídeo é o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral? 2) Qual é o contexto do vídeo atribuído ao ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral? 3) O que ele tem a dizer sobre o assunto?

A pessoa do vídeo é o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral?

Não é. Temos alguns elementos para apontar para isso. O primeiro está no vídeo e na mensagem em si. Assim como no caso da história atribuída ao padre Júlio Lancelotti (que desmentimos mais cedo), há muitos adjetivos no vídeo e poucas certezas.

Não é possível, pela qualidade do vídeo, apontar que a pessoa do vídeo é Sérgio Cabral. Além disso, não há nada sobre o assunto em nenhuma fonte confiável. Para além disso, já sabemos que o vídeo sequer é do Rio de Janeiro.

Qual é o contexto do vídeo atribuído ao ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral?

Na realidade, o caso ocorreu em Pirituba, bairro da cidade de São Paulo. As imagens viralizaram e viraram notícia na sexta-feira (5 de janeiro de 2024, antes mesmo da atribuição de imagens a Sérgio Cabral). Esta matéria tem, inclusive, a versão do motoboy que agrediu o homem. 

O que ele tem a dizer sobre o vídeo da agressão à mulher?

Por meio dos stories de sua conta no Instagram, Sérgio Cabral apontou que a história que está circulando é fake (algo corroborado, inclusive, pela nossa checagem). 

Conclusão

Fake news ❌

É falso que a pessoa que está no vídeo que mostra um homem cuspindo em uma mulher seja o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral. O caso ocorreu em São Paulo e nada tem a ver com ele.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)