Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Rui Costa e o PT estão mandando Conselho Tutelar tirar crianças dos pais na Bahia #boato

Rui Costa e o PT estão mandando Conselho Tutelar tirar crianças dos pais na Bahia #boato

Rui Costa e o PT estão mandando Conselho Tutelar tirar crianças dos pais na Bahia, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Na Bahia, Rui Costa e PT mandam Conselho Tutelar tirar crianças dos pais e enviar para casas de acolhimento. Vídeo é a prova disso. 

Parece que, nos últimos dias, muitas pessoas têm levado uma fake news a sério demais: a de que “comunistas” sequestram e comem criancinhas. E isso tem gerado uma verdadeira revolta nas redes sociais.

Recentemente, um vídeo que mostra uma abordagem do Conselho Tutelar à uma família, no interior da Bahia, deixou muitos brasileiros em choque. De acordo com a história, o Conselho Tutelar da Bahia, a mando do governador Rui Costa do PT, teria tirado uma criança do convívio dos pais.

No vídeo, um homem do Conselho Tutelar aparece informando à mãe que o seu filho, um menino de 12 anos, seria encaminhado para uma casa de acolhimento. Nas imagens, a mãe questiona o filho se ele gostaria de ir e ele afirma que não, porque estaria sendo bem cuidado pelos pais. Confira:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 1: “**Urgentíssimo! Gov-BA Está Roubando Crianças de Suas Famílias – ATENÇÃO!!!** Porquê o Governador da Bahia, o PETISTA Rui Costa, está tirando os filhos dos pais para jogar numa casa de acolhimento??? Todos queremos saber qual é o “plano diabólico” que eles estão tramando para irem nas casas das famílias recolher as crianças e adolescentes sem nenhum processo legal??? Como que o “conselho tutelar” entra na casa das pessoas e agridem, física e verbalmente, essas famílias??? Precisamos compartilhar para este vídeo rodar o mundo e todos ficarem sabendo o que esse “Ruim Bosta” e o PT estão fazendo com os baianos…  **MAIS URGENTE AINDA: ESTA É UMA TÁTICA GERAL DOS COMUNAS P/CRIAR CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO PARA LAVAGEM CEREBRAL TOTAL**”. 

Versão 2: ATENÇÃO!!! Porquê o Governador da Bahia, o PETISTA Rui Costa, está tirando os filhos dos pais para jogar numa casa de acolhimento??? Todos queremos saber qual é o “plano diabólico” que eles estão tramando para irem nas casas das famílias recolher as crianças e adolescentes sem nenhum processo legal???
Como que o “conselho tutelar” entra na casa das pessoas e agridem, física e verbalmente, essas famílias???
Precisamos compartilhar para este vídeo rodar o mundo e todos ficarem sabendo o que esse “Ruim Bosta” e o PT estão fazendo com os baianos… 

Rui Costa e o PT estão mandando Conselho Tutelar tirar crianças dos pais na Bahia?

A informação caiu como uma bomba nas redes sociais, em especial, no Facebook e deixou muita gente preocupada. Apesar disso, a história não é real. A explicação fica por conta da falta de contexto do vídeo e da forma que o Conselho Tutelar é organizado.

Antes de mais nada, ao olhar a publicação, é possível perceber que ela apresenta as principais características de fake news, como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, não é de hoje que informações falsas sobre a esquerda brasileira querer acabar com a família circulam na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que a Prefeitura de Fortaleza teria criado uma cartilha que incentiva a sexualização infantil nas escolas. Também a que indicava que o PT teria entrado na Justiça para acabar com o 13º salário para o Bolsa Família e, por fim, a que aponta que Jean Wyllys e Pabllo Vittar iriam fazer uma turnê LGBT em escolas do Brasil.

Bem, ao assistir o vídeo, é possível ver uma abordagem do Conselho Tutelar a uma família. Ao longo do vídeo, a mãe informa que foi agredida por uma conselheira tutelar que havia feito o atendimento anterior. O homem diz que o filho da mulher será encaminhado para uma casa de acolhimento. Então, a mulher pede para a criança tirar a roupa e mostrar que não foi agredida. A criança obedece e diz que está sendo bem cuidada pelos pais.

Para começo de história, não é possível concluir nada do que é dito na publicação. Não sabemos qual é o contexto da história e muito menos há provas de que a criança foi “tirada” da família. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Tutelar pode sim solicitar o acolhimento institucional. Isso ocorre em situações onde a segurança física e psicológica da criança está em risco ou em casos de violação. Após a ação, o Conselho Tutelar precisa comunicar o Poder Judiciário. É importante ressaltar que o acolhimento institucional não é o mesmo que o afastamento do convívio familiar. Este último é prerrogativa exclusiva do Poder Judiciário e não permite que a família mantenha contato com a criança sem a autorização da Justiça.

Em alguns casos, o Conselho Tutelar apenas faz o acolhimento institucional em Casas de Passagem, onde a equipe multidisciplinar vai averiguar o caso e indicar a intervenção necessária. Nessas situações, a estadia da criança ou do adolescente é temporária.

Se isso não bastasse, mesmo que toda a história fosse real (que o Conselho realmente estivesse, de forma arbitrária, “roubando crianças”), isso é pouco provável e não comprovado. Além disso, Rui Costa e o PT nada têm a ver com a situação. Isso porque o Conselho Tutelar não tem qualquer ligação com o governo estadual. O órgão é uma iniciativa municipal, prevista em lei, e não depende da autorização de ninguém para exercer suas atividades.

Por fim, não conseguimos identificar a origem das imagens, mas de acordo com publicações antigas, o caso ocorreu em uma cidade no interior da Bahia. Se essa informação for realmente verdadeira, então, a história é ainda mais falsa, uma vez que o prefeito do município sequer é do PT (ele é do PROS).

Em resumo: a história que diz que o governador da Bahia, Rui Costa, e o PT estariam mandando o Conselho Tutelar tirar crianças de suas famílias é falsa! Não existe qualquer prova do envolvimento de Rui Costa ou PT. Além disso, a ação executada pelo Conselho Tutelar está prevista em lei. O Conselho Tutelar não é um órgão estadual, mas sim municipal e não depende de autorizações para exercer seu trabalho. Por fim, publicações antigas apontam que o caso ocorreu no interior da Bahia, onde o prefeito sequer é do PT. Ou seja, tudo não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: