Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > PT entrou na Justiça para acabar com o 13º salário para o Bolsa Família #boato

PT entrou na Justiça para acabar com o 13º salário para o Bolsa Família #boato

Boato – Após decreto do presidente Jair Bolsonaro, PT entrou com uma ação na Justiça para derrubar o 13º salário para beneficiários do Bolsa Família.

Nesta semana, o governo Bolsonaro completou 100 dias. Em meio à tentativa de aprovar a reforma da Previdência e algumas rusgas dentro do próprio Executivo, o presidente aproveitou a data para dar andamento nas chamadas “agendas positivas” (ações populares conclamadas pela população). Uma delas foi o anúncio de que os beneficiários do Bolsa Família vão passar a ganhar um 13º salário.

É claro que a decisão teve uma boa receptividade por parte dos beneficiários. Porém, nem tudo são flores. A oposição chegou a criticar a ação. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, classificou a medida como “fraude”. É claro que o comentário gerou outras histórias.

Uma delas aponta que o PT resolveu entrar com uma ação na Justiça para que o Bolsa Família fosse cancelado. A história circulou, principalmente, por meio de um meme que viralizou no Facebook e uma imagem na qual petistas estariam segurando uma placa com os dizeres “digo não ao décimo terceiro salário do Bolsa Família”. Leia o texto que circula online:

Eu vivi para ver o PT ser contra a população pobre. PT entra com uma ação para derrubar o decreto de Bolsonaro que permite que o pobre tenha acesso a um Décimo terceiro salário no programa bolsa família.

PT entrou na Justiça para acabar com o 13º salário para o Bolsa Família?

Vídeo: é falso que Centauro faliu e está fazendo liquidação em site Liquida Tauro

Uma das versões da história teve nada menos do que 1.600 compartilhamentos e, de brinde, muitos comentários críticos ao PT. Mas será mesmo que o partido entrou na Justiça para cancelar o 13º salário para o Bolsa Família? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês. Vamos aos fatos.

De cara, a mensagem já nos deixou desconfiados. O primeiro motivo que nos leva a isso está no fato de que a mensagem é vaga (não dá detalhes sobre a ação), alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis. Detalhe: ao buscar sobre o assunto em fontes confiáveis, nada encontramos. Se a tal ação fosse real, já teria virado notícia (e trend topic) por aí.

Junte isso ao fato de que a imagem da “placa” não passa de uma montagem. Essa matéria do UOL de 2017 mostra que a mensagem original diz “voto pelos 8 entre 10 brasileiros que exigem a investigação!”. A frase era relacionada ao pedido de afastamento para que o ex-presidente Michel Temer fosse afastado.

Para além disso, o próprio PT negou, em seu site oficial, que tem a pretensão de mover qualquer ação contra o 13º salário para o Bolsa Família. Leia o que diz a nota (contida neste link):

O Partidos dos Trabalhadores não entrou com nenhuma ação para derrubar o decreto que cria o décimo terceiro do Bolsa Família, programa que virou lei há 15 anos, sob governo do ex-presidente Lula. As mensagens que circulam nas redes sociais de apoiadores de Jair Bolsonaro (PSL) e em grupos de WhatsApp são mentirosas e frutos de mais uma invenção da direita, que deseja deslegitimar a qualquer custo o PT, sua atuação e legado.

Resumindo: a história que aponta que o PT entrou com uma ação para acabar com o 13º salário para o Bolsa Família, instituído pelo presidente Jair Bolsonaro, é falsa. Não há qualquer referência em fontes confiáveis, a foto é uma montagem e a medida já foi desmentida pelo próprio partido. Não caia nessa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe o nosso link