Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Rui Costa inaugura posto de saúde na Bahia e depois manda retirar equipamentos #boato

Rui Costa inaugura posto de saúde na Bahia e depois manda retirar equipamentos #boato

Rui Costa inaugura posto de saúde na Bahia e depois manda retirar equipamentos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O governador da Bahia, Rui Costa, inaugurou um posto de saúde na cidade de Guanambi. Um dia depois, ele mandou todo o equipamento ser retirado do local e vídeo flagrou tudo.

Nos últimos dias, o presidente Jair Bolsonaro teve alguns embates com governadores do Nordeste que pertencem a partidos de esquerda. Depois de falar que Flávio Dino, governador do Maranhão pelo PCdoB, é “o pior”, Bolsonaro inaugurou um aeroporto na Bahia sem a presença do governador do estado, Rui Costa (PT). “Coincidentemente”, boatos sobre Flávio Dino (como este aqui) e Rui Costa voltaram a bombar na web. E, hoje, vamos falar de uma história que envolve o governador baiano.

De acordo com mensagens (que são acompanhadas de um vídeo), Rui Costa enganou moradores de uma cidade chamada Guanambi. Ele teria inaugurado um posto de saúde na cidade para que, no dia seguinte, todo o equipamento ser retirado. Tudo foi registrado em vídeo. Leia a mensagem que circula online e confira a transcrição do conteúdo:

Mensagem: Governador da Bahia Rui Costa, inaugura posto de saúde em Guanambi!. Depois de inaugurado e do Governador ter ido embora, retiraram tudo! Nunca se esqueçam; RUI COSTA É DO PT!

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Transcrição: Ué. Eles estão carregando as coisas do postinho tudo de novo? Vou filmar e colocar tudo no Facebook, que foi só para poder, só pela inauguração, do governador, colocaram cama, colocaram tudo. Assim que terminou a inauguração, “vinheram” no postinho e ó… e tá levando as aparelhagem tudo de volta.

Aqui foi só para mostram que o governador inaugurou. Colocou a aparelhagem, filmou e mostrou para todo mundo. Mas tirou tudo do postinho de novo. Ó gente, o postinho do bairro Ipiranga. Ó lá ó. Tá levando tudo de volta. Foi só para mostrar o governador. Tá tudo registrado Júnior. Já filmei. Foi só para mostrar bonito. Foi só para mostrar que o governador veio inaugurar. As camas e os aparelhos tá indo tudo embora.

Rui Costa inaugurou o posto de saúde na Bahia e depois mandou retirar equipamentos?

É claro que o tal vídeo seria muito compartilhado na internet. Afinal, a denúncia é incisiva e, em meio à polarização que vivemos, um escândalo como esse viria a calhar para “um dos lados”. Mas será mesmo que a história de “hospital só para inauguração” procede”? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Ao nos deparar com a informação, achamos um pouco estranha. É importante destacar que a mensagem e o vídeo não apontam, por exemplo, quando teria ocorrido o caso e por que (ou seja, são vagos), fazem um alarde (alarmistas) e não citam fontes confiáveis. Mais do que isso: ao buscar pelo “escândalo”, nada encontramos em fontes confiáveis.

Ao tentar buscar mais informações sobre o assunto, chegamos à verdade graças a um site de notícias da região. O site Agência Sertão aponta que o vídeo foi gravado em 2017 e, na época, chegou a causar polêmica na região. Porém, o secretário municipal de Saúde explicou o que aconteceu. Leia:

Está circulando nas redes um vídeo em que algumas macas, mesas, focos, etc, são retirados do PSF Ipiranga. Informo a todos que não somente dessa unidade, mas de diversos outros retiramos tais equipamentos para dar suporte à Feira de Saúde que está ocorrendo na praça da prefeitura. Amanhã as unidades estarão com seus materiais com sua normalidade. Qualquer outro argumento é coisa de quem não tem a devida informação ou se tem prefere espalhar boatos com intenções negativas. Alguém acha que vamos inaugurar uma unidade tão grande e bonita e não equipá-la devidamente? A SAÚDE NÃO VAI PARAR!

Em 2019, quando a história voltou a circular, a Agência Sertão voltou a tratar no assunto. Desta vez, ela classificou a informação de que Rui Costa teria “levado o equipamento” de deturpada e relembrou o acontecido.

Resumindo: a história que aponta que o governador Rui Costa inaugurou um posto de saúde para depois levar o equipamento embora é falsa. A história já causou polêmica e foi desmentida em 2017 por autoridades da cidade de Guanambi. Ou seja, é só mais uma boato requentado por causa da polarização política.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.