Rui Costa, Jacques Wagner e Otto Alencar são filmados no forró durante pandemia #boato

Boato – Vídeo mostra governador da Bahia Rui Costa e senadores Jaques Wagner e Otto Alencar dançando forró sem máscaras e distanciamento durante a pandemia da Covid-19.

Lá no início da pandemia da Covid-19, um tipo de boato muito recorrente era o que apontava que “fulando e ciclano” que defendia o “fique em casa” havia sido flagrado em uma aglomeração (normalmente, uma festa). Com mais de um ano de pandemia, uma história do tipo começou a circular na internet.

Imagens de uma festa na qual, em primeiro plano, o governador da Bahia Rui Costa está dançando forró com uma mulher estão sendo acompanhadas de mensagens que apontam que o evento ocorreu recentemente e que, além de Rui Costa, os senadores Jaques Wagner e Otto Alencar também estavam no local. Detalhe: o vídeo mostra todas as pessoas sem máscaras e sem respeitar distanciamento. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: ATENÇÃO TURMA DO FIQUE EM CASA E DA CPI DA CLOROQUINA *TODOS SEM MÁSCARAS NO FORRÓ DO FINAL DE SEMANA NA BAHIA.** PARECE QUE NESTE ARRAIÁ O VÍRUS NÃO ENTRA JÁ QUE LÁ ESTAVAM: *Governador da Bahia Rui Costa* *”Senador da CPI Otto Alencar”* *Senador Jacques Wagner* QUE BELEZA: *”FAÇAM O QUE EU DIGO, MAS NÃO FAÇAM O QUE EU FAÇO!”* *AQUI ADOTAMOS 2 PESOS E 2 MEDIDAS, DEPENDENDO DE QUEM SEJA O FREGUÊS..*

Versão 2: A TURMA DO FIQUE EM CASA E DA CPI DA CLOROQUINA TODOS SEM MASCARAS NO FORRÓ NO FINAL DE SEMANA NA BAHIA Governador da Bahia Rui Costa PT Senador da CPI Otto Alencar PSD Senador Jacques Wagner PT Versão 3: FICA EM CASA TROUXA…E NÃO ESQUEÇA O DISTANCIAMENTO SOCIAL Rolando de rir no chãoRolando de rir no chãoRolando de rir no chãoRolando de rir no chãoRolando de rir no chãoRolando de rir no chãoRolando de rir no chãoRolando de rir no chãoRUI BOSTA DA BAHIA…GOVERNADOR COMUNISTA

Rui Costa, Jacques Wagner e Otto Alencar foram filmados no forró durante pandemia?

É engraçado que esse tipo de publicação tem, em sua essência, uma contradição. Ela normalmente é postada por pessoas que são contra medidas de distanciamento social em tom condenatório. Ou seja: elas acabam condenando algo que defendem. Só isso já seria estranho. Mas para piorar, a mensagem que circula online é falsa.

Como falamos lá no início do texto, esse tipo de “denúncia” já foi um boato muito recorrente. Apenas envolvendo “políticos que furaram” a quarentena, já desmentimos histórias falsas envolvendo os nomes de Wellington Dias, Camilo Santana, João Doria e Renan Filho.

Além de a mensagem de hoje (assim como em todos os outros casos citados) terem características de boatos online como ser alarmista, com erros de português e não citar fontes confiáveis, o vídeo em questão retrata algo de fora da pandemia.

Na realidade (como aponta o próprio governo da Bahia), o vídeo em questão foi gravado em 2018. Na época, ele chegou a ser usado em um boato relacionado à greve dos caminhoneiros. Na época, o jornal Grande Bahia apontou que o vídeo (que pode ser visto abaixo) não havia sido gravado durante a greve. A filmagem ocorreu na cidade de Lapão 15 dias antes da greve.

Se em 2018, a história já era fake, em 2021 é “mais ainda” (se é que isso é possível). Com isso, podemos cravar que é falso que Rui Costa, Jacques Wagner e Otto Alencar foram flagrados furando o isolamento social durante a pandemia. O vídeo do “forró” é de 2018 e não é a primeira vez que está em uma fake news.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/34S2jgr

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet