Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Rui Costa, governador da Bahia, promove festa luxuosa de carnaval com dinheiro público #boato

Rui Costa, governador da Bahia, promove festa luxuosa de carnaval com dinheiro público #boato

Boato – Enquanto a Bahia está na miséria, o governador Rui Costa promove um baile de carnaval luxuoso para a esquerda caviar se divertir com dinheiro público.

O carnaval está aí, mas se você acha que as notícias falsas sobre a folia terminaram, está enganado. A prova disso está na história de hoje, que fala sobre uma festa luxuosa promovida pelo governador da Bahia, Rui Costa.

De acordo com mensagens que circularam na internet, Rui Costa promoveu uma festa luxuosa para ele e a “esquerda caviar” se divertirem. Toda a festa teria sido paga com dinheiro público. Leia algumas das versões da história que circulou online:

Versão 1: Festa luxuosa promovida pelo governo do estado da Bahia (pré- carnavalesca). Enquanto isso o governador fechou 8 Colégios a saúde em péssimas condições, o funcionalismo está há 6 anos sem reajuste salarial como também os aposentados. DIVULGUEM PARA QUE O BRASIL CONHEÇA O QUE OCORRE NA BAHIA.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 2: O BAILE DA ESQUERDA CAVIAR NO PALÁCIO DA ACLAMAÇÃO A “elite” caviar baiana do mundo da fantasia petista do ex-sindicalista Rui e sua Poliana, dá o seu tom mofado e decadente com plumas e paetês no imponente Palácio da Aclamação, antiga residência oficial dos governadores da Bahia.

Enquanto eles se divertem às custas dos impostos pagos pelo povo, este mesmo povo que chora a angústia da falta de leitos e de remédios nos hospitais, esse mesmo povo desesperado frente a violência crescente e sem medida no caos da segurança pública, enquanto a educação, largada às moscas, fracassa nos piores índices educacionais do país. Devemos este caos àqueles que cometeram a heresia de votar e de reeleger o PT. Triste Bahia !!!

Versão 3: As fotos abaixo são da luxuosa festa pré-carnavalesca promovida pelo governo PETRALHA do estado da Bahia. Enquanto isso, o governador fechou 8 Colégios, a saúde em péssimas condições, o funcionalismo público está há 6 anos sem reajuste salarial, assim como os aposentados. A Bahia é o 2° estado com os maiores números de desempregados, onde mais de 44% da população sobrevive apenas do bolsa família e onde ficam 5 das 10 cidades mais violentas do país. DIVULGUEM PARA QUE TODO O BRASIL SAIBA O QUE OCORRE NA BAHIA.

Rui Costa, governador da Bahia, promove festa luxuosa de carnaval com dinheiro público?

As fotos e as mensagens se espalharam com tudo por aí e, claro, causaram indignação. Por ventura, a mensagem que circula online não passa de uma distorção de um ato de solidariedade. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, a mensagem nos chama atenção. Ela tem muitas das características de notícias falsas na internet. A mensagem é vaga, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e não cita fontes confiáveis. Além disso, essa não é a primeira mensagem duvidosa envolvendo a Bahia nos últimos dias (parece que os boateiros estão com tudo por lá). Não faz muito tempo que a gente desmentiu duas versões de uma fake news envolvendo Carlinhos Brown (aqui e aqui).

Com essas desconfianças, resolvemos buscar mais detalhes a respeito do assunto e descobrimos que a tal festa não tem nada de “desperdício de dinheiro público” tampouco tem como objetivo principal “a diversão às custas do povo”.

Na realidade, as imagens em questão são do Bahia Real Masqué, baile das Voluntárias Sociais da Bahia (uma ONG sem fins lucrativos que existe há 60 anos). Elas foram publicadas no Facebook da instituição no dia 14 de fevereiro de 2020 (um dia depois do baile).

Como é possível ver neste post, a festa em questão teve diversos apoios da iniciativa privada para o financiamento. Os cantores, como Ivete Sangalo, por exemplo, não cobraram cachê. Além disso, os participantes do baile (cerca de 1.300) pagaram ingresso (R$ 800). Em 2019, por exemplo, o baile em questão arrecadou mais de R$ 1 milhão.

E aí chegamos à segunda parte da balela. Se você pensa que o único objetivo do baile é a diversão, está enganado. Na realidade, o baile destinou todo o lucro para projetos sociais na própria Bahia. De acordo com essa postagem, o Núcleo de Assistência à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC) será a instituição beneficiada com o valor arrecadado com a venda dos ingressos.

Resumindo: a história que aponta que Rui Costa e o governo da Bahia está “desperdiçando” dinheiro público com um baile de carnaval só por diversão é falsa. A festa existiu, mas não foi “financiada” (só) com dinheiro público e nem tem como objetivo principal a diversão da “esquerda caviar”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/37JYkkZ