Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Carlinhos Brown xinga Olívia Santana após ser chamado de racista, mostra vídeo #boato

Carlinhos Brown xinga Olívia Santana após ser chamado de racista, mostra vídeo #boato

Carlinhos Brown xinga Olívia Santana após ser chamado de racista, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A deputada estadual pela Bahia Olívia Santana (PCdoB) chamou Carlinhos Brown de racista. Em vídeo, ele dá a resposta a ela com direito a muitos xingamentos. 

O ano de 2020 está no início, mas as mobilizações para as eleições municipais já começaram. Em Salvador, por exemplo, a deputada estadual Olívia Santana anunciou nesta semana que será pré-candidata à Prefeitura pelo PCdoB. Tão logo surgiu a candidatura, um vídeo citando Olívia e o cantor Carlinhos Brown começou a circular na internet.

Nas imagens, um homem interrompe uma entrevista de Olívia Santana indagando porque racismo se “a mulher também era negra”. Depois disso, uma confusão se inicia. Enquanto o homem é chamado de “fascista”, ele devolve com “comunista de m…”. No meio da confusão, a deputada se afasta e o homem continua falando e falando “vocês vão ver a repercussão”.

Na descrição do vídeo, há a informação que o homem seria Carlinhos Brown. Assista ao vídeo e leia algumas das versões de mensagens que circulam online:

Confira o desmentido em vídeo

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 1: Parece que a secretária de governo da Bahia foi chamar Carlinhos Brown de racista na cara dele …. e o pau comeu solto …ele botou pra fora ela e os deputados petralhas…( Comunistas de m…!)…. * Versão 2: A secretária Olívia do governo da Bahia foi chamar Carlinhos Brown de racista na cara dele …. e o pau comeu solto …ele botou pra fora ela e deputados petralhas… Versão 3: O pau quebrou: Olívia Santana, Secretária de Rui Costa, chamou de negra outra mulher. Carlinhos Brown retrucou em defesa da vítima de Olívia Santana.

Carlinhos Brown xingou Olívia Santana após ser chamado de racista em vídeo?

A história circulou com muita força por aí, principalmente após o anúncio da pré-candidatura de Olívia Santana (coincidência?). Mas será mesmo que o homem que está xingando a deputada estadual é mesmo o cantor Carlinhos Brown? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, a mensagem já nos causou algumas desconfianças. O primeiro motivo disso está nas características dela. A mensagem é vaga (tanto que sequer fala quando teria acontecido a confusão), alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis. Isso já nos faz ficar desconfiados.

As desconfianças só aumentaram quando descobrimos que o vídeo não é recente. A tal “denúncia” atribuída a Carlinhos Brown circula desde fevereiro de 2018 em redes sociais. Vamos racionar: com todo esse tempo (dois anos) já daria para achar alguma referência da tal confusão envolvendo Olívia Santana e Carlinhos Brown em fontes confiáveis (ainda mais com o tanto de câmeras que havia no local).

E aí está. Sabe quantas notícias em fontes confiáveis falando que o Carlinhos Brown xingou a Olívia Santana encontramos? Se você falou zero, acertou na mosca. Para além disso, não achamos nenhuma declaração do músico em redes sociais a respeito do assunto. Vamos raciocinar de novo: alguém que xingou (e foi xingado) com tanta veemência ia ficar silenciado em redes sociais? Não, né?

Para derrubar de vez a tese, a própria Olívia explicou a situação. Por meio de publicação no Twitter, ela apontou o seguinte: “Não vamos repassar fake news! Olívia foi a vítima de racismo e Brown não tem NENHUMA relação com o caso, ocorrido em 2018”. A assessoria da comunicação dela também nos enviou uma nota. Leia:

Não acreditem em Fake News, não repassem. Um texto mentiroso está circulando na internet, acompanhado de um recorte de um vídeo feito em fevereiro de 2018, no qual Olívia Santana, na época secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, está concedendo entrevista após prestar queixa na delegacia por ter sido vítima de racismo em uma festa realizada em um grande hotel, em Salvador.

O caso corre na justiça e está concluso para Sentença. Essa é a verdade! Informamos que as advogadas da parlamentar já foram acionadas para tomar as providências cabíveis. “Fui vítima de racismo, denunciei e tomei as providências jurídicas necessárias. Agora sou vítima de fake news. Não acredite em mentiras que circulam pelas redes sociais usando meu nome e do meu amigo Carlinhos Brown”, destacou Olívia.

Junto com o comunicado, havia um link de uma notícia do site Correio da Bahia de fevereiro de 2018. Na ocasião, Olívia estava relatando um episódio de racismo que havia sofrido momentos antes. Foi durante esse relato (no lado de fora da delegacia) que ocorreu a “segunda confusão” (com um homem que tentou defender as mulheres que já haviam ofendido Olívia). E, claro, o homem não é Carlinhos Brown.

Resumindo: a história que aponta a deputada estadual e pré-candidata à Prefeitura de Salvador Olívia Santana foi xingada pelo cantor Carlinhos Brown é falsa. Além de não existir nenhuma referência ao cantor no episódio (que é antigo), a própria deputada já desmentiu o fake.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2UFrJdo