Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Rodrigo Maia diz, no Twitter, que desviar dinheiro do fundão eleitoral é prejudicial à democracia #boato

Rodrigo Maia diz, no Twitter, que desviar dinheiro do fundão eleitoral é prejudicial à democracia #boato

Rodrigo Maia disse, no Twitter, que desviar dinheiro do fundão eleitoral é prejudicial à democracia, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em post no Twitter, Rodrigo Maia afirma que desviar dinheiro do fundão eleitoral prejudica a democracia e deve ser evitado, mesmo que custe vidas.

A pandemia da Covid-19 escancarou ainda mais as diferenças políticas nos governos de âmbito federal e estadual no Brasil, instaurando uma tensão (para não dizer crise) neste momento tão delicado. Nesse impasse, até o Congresso ganhou visibilidade, em especial, o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia. O político chegou a tecer críticas ao governo de Jair Bolsonaro e demonstrou sua insatisfação com o gerenciamento da crise da Covid-19.

Entretanto, nas últimas horas, o nome de Rodrigo Maia está bombando nas redes sociais por outro motivo. De acordo com uma publicação, em um suposto tuíte o presidente da Câmara teria afirmado que usar o dinheiro destinado para o fundo eleitoral (fundão) em outros fins seria “prejudicial à democracia”. As publicações surgem em meio à rejeição do uso do dinheiro do Fundo Eleitoral para combater o novo coronavírus. Maia ainda teria dito que seria necessário “manter esse pilar intacto” mesmo que a ação custasse “a vida de alguns brasileiros”. Confira:

Rodrigo Mais “Desviar o dinheiro do Fundão Eleitoral para outros fins é prejudicial a democracia. Devemos manter este pilar intacto nem que isto custe a vida de alguns brasileiros”. #FundãoEDemocracia

Rodrigo Maia disse, no Twitter, que desviar dinheiro do fundão eleitoral é prejudicial à democracia?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O suposto tuíte caiu como uma bomba entre os internautas nas redes sociais e causou revolta, especialmente pela situação em que o país se encontra. Mas será que o presidente da Câmara Rodrigo Maia realmente teria dito que desviar dinheiro do fundo eleitoral seria prejudicial à democracia, mesmo que isso custasse vidas? A resposta é não!

Vamos aos fatos! Basta olhar para as publicações para perceber que elas apresentam diversas características de boatos: são vagas, alarmistas (dado ao momento pelo qual passa o país), possuem erros de português e não citam fontes confiáveis (há apenas o print do suposto tuíte, mas nenhum link para a publicação ou até mesmo uma notícia repercutindo o assunto).

Além disso, diversos boatos sobre adversários políticos de Bolsonaro em meio à pandemia, bem como tuítes falsos estão circulando nas redes sociais. A equipe do Boatos.org já desmentiu vários deles, como o que dizia que Toffoli, Maia e Alcolumbre teriam criado a quarentena para derrubar Bolsonaro. Também o que apontava que Ricardo Certi, assessor do governador do Ceará, teria pedido para que uma emissora de TV atacasse Bolsonaro e, por fim, o que indicava que Bolsonaro teria anunciado a extinção do Incra em publicação no Twitter.

Sabendo de tudo isso, resolvemos fazer o óbvio: procurar pelo tal tuíte na conta oficial de Rodrigo Maia. Porém, não encontramos nenhuma publicação referente ao assunto. Ao olhar o tal tuíte com um pouco mais de atenção, descobrimos um detalhe (bastante importante, por sinal!). A conta que fez a publicação não é verificada e é identificada, no Twitter, como RobrigoMaia (escrito com B). A conta, por sinal, até já foi suspensa pelo Twitter (muito provavelmente após o tuíte viralizar).

Em resumo: a história que diz que Rodrigo Maia teria afirmado, no Twitter, que desviar dinheiro do fundo eleitoral é prejudicial à democracia, mesmo que isso custasse vidas de brasileiros, é falsa! A publicação não foi encontrado na conta oficial do presidente da Câmara no Twitter. O tal tuíte surgiu de uma conta não verificada que tenta imitar o perfil oficial de Rodrigo Maia. O Twitter até já suspendeu a tal conta. Ou seja, tudo não passa de boato. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD