Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Ricardo Lewandowski fez parte do Movimento Revolucionário 8 de Outubro #boato

Ricardo Lewandowski fez parte do Movimento Revolucionário 8 de Outubro #boato

Boato – Imagem mostra o ministro do STF Ricardo Lewandowski com terroristas comunistas do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8) em 1965.

Rogério Favreto beijando Lula”, “Rogério Favreto e Fidel Castro”, “Lewandowski pede sessão secreta no STF”, “Gilmar Mendes nunca atuou como advogado”. Se você é usuário de qualquer rede social, muito provavelmente recebeu algumas dessas mensagens envolvendo personagens do judiciário.

A história mais recente dá conta de uma revelação sobre o passado do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski. De acordo com as informações repassadas pela internet, o ministro já fez parte do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8), grupo de resistência à Ditadura Militar no Brasil.

Junto à imagem, que, supostamente, mostra o ministro ao lado do grupo, a mensagem diz: “Será? E nós aqui falando em Democracia e LIBERDADE. 23 de maio de 1965 Comunistas Terrorista Movimento 8 de Outubro. UMA VEZ COMUNISTA SEMPRE COMUNISTA”. 

Confira o desmentido em vídeo

Ricardo Lewandowski fez parte do Movimento Revolucionário 8 de Outubro?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Aqui, aquele velho ditado “me diga com quem andas e te direi quem és” não se aplica. O motivo é simples: Ricardo Lewandowski não só não está na imagem como também nunca participou do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8). Vamos aos porquês.

O primeiro motivo que nos leva a crer nisso é o fato de que a imagem (e a mensagem nela) segue o enredo clássico de balelas online: alarmista, cheio de informações vagas, erros de ortografia e não cita fontes confiáveis. Os erros são tão crassos que o nome do ministro chega a ser escrito errado, com um “i” depois do último “w”. Só faltou o pedido de compartilhamento para “fechar o pacote”.

Como se não bastasse isso, a imagem apresenta uma imprecisão histórica. No boato, a data descrita é 23 de maio de 1965. Porém, o Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8) surgiu somente em 1967 como uma das principais organizações de combate à Ditadura Militar. Inclusive, o nome faz referência à data em que Che Guevara foi preso na Bolívia, em 8 de outubro de 1967.

Dito isso, saiba que, ao buscar informações sobre a participação do ministro do STF no movimento, não encontramos nada. Mas, não é só isso: ao buscarmos pela origem da imagem, descobrimos que ela é relativa ao caso do sequestro do embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick, em setembro de 1969. Elas são dos militantes do MR-8 libertados em troca da soltura do embaixador, sequestrado pelo grupo em parceria com a Aliança Libertadora Nacional (ALN), de Carlos Marighella.

Na imagem, aparecem de pé, a partir da esquerda: Luís Travassos, José Dirceu, José Ibrahim, Onofre Pinto, Ricardo Villas, Maria Augusta Carneiro Ribeiro, Ricardo Zarattini e Rolando Frati. Agachados: João Leonardo Rocha, Agonalto Pacheco, Vladimir Palmeira, Ivens Marchetti e Flávio Tavares. A pessoa indicada na mensagem como o ministro do Supremo é, na realidade, o músico Ricardo Villas Boas, como mostra o blog Caderno Mercado.

Recapitulando: não é verdade que Ricardo Lewandowski fez parte do Movimento Revolucionário 8 de Outubro. A imagem usada para “provar” essa história é, na verdade, do músico Ricardo Villas Boas. Portanto, é boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.