Foto mostra desembargador Rogério Favreto e Fidel Castro em Cuba #boato

Boato – O desembargador Rogério Favreto, que tentou soltar Lula da cadeia, posou para foto junto com o ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, em 1992.

Nos últimos dias, dois acontecimentos fizeram os olhos dos brasileiros se voltarem novamente para a política no país. O primeiro foi a eliminação da seleção brasileira na Copa do Mundo da Rússia. O segundo foi a novela em torno do habeas corpus pedido por Lula no TRF-4. Em meio a tudo isso, um nome veio à tona: Rogério Favreto, desembargador que assinou o alvará de soltura de Lula.

Em meio à “novela” do “solta Lula e prende Lula”, muita gente começou a levantar a biografia de Rogério Favreto. Em meio a diversas informações reais sobre a história do desembargador, algumas fotos começaram a surgir online. Devemos falar “das outras” em posts seguintes (ou pelo menos de mais uma), mas vamos começar com uma que envolve o ex-presidente de Cuba, Fidel Castro.

Uma imagem que voltou a circular na internet aponta que Rogério Favreto posou junto com Fidel Castro para uma foto em 1992. De acordo com a postagem, Fidel seria o ídolo dele. Leia algumas versões da história que circulou na internet.

Versão 1: Esse é o Desembargador Rogério Favreto do TRF4, que tentou soltar Lula, junto com Fidel Castro. Versão 2: Olha aí o desembargador que decidiu pela soltura do Lula. Versão 3: ROGERIO FAVRETO, o desembargador que por meios escusos tentou tirar o Lula da cadeia. “diga-me com quem andas e te direi quem tu és”

Versão 4: Desembargador Rogério Favreto com seu ídolo Fidel Castro em Cuba no ano de 1992. Versão 5: Recebi esta foto de um amigo, segundo ele esse é “ROGÉRIO FAVRETO” O Juizeco quase nada imparcial que concedeu o HC para soltar o AMIGO “LULADRÃO” , juntamente com seu ídolo Fidel Castro!!!

Foto mostra desembargador Rogério Favreto e Fidel Castro em Cuba?

O que não faltou foi gente compartilhando a “prova” de como o desembargador do TRF-4 é “comunista”. Mas será mesmo que Rogério Favreto posou junto com Fidel Castro para uma foto em 1992? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Apesar de a imagem e da história terem viralizado muito na internet, não seria difícil descobrir que ela não é de Rogério Favreto. Para começar, todas as mensagens que circulam junto com a foto seguem aquele enredo básico dos boatos online. Dentre as características mais latentes estão o caráter vago, o tom alarmista e a falta de fontes.

Ao buscar por “registros históricos” de Rogério Favreto e Fidel Castro (como é de se imaginar), nada encontramos. Não há qualquer fonte confiável que mostre o encontro entre o ex-presidente de Cuba e o desembargador do TRF-4.

Sem nenhuma informação a respeito, tentamos buscar pela imagem (no Google Chrome isso se faz com “clique direito do mouse e a opção de procurar imagem no Google”). O resultado foi “Ricardo Noblat e Fidel Castro”.

Atualizado: já podemos cravar que a pessoa da foto é Ricardo Noblat. Veja o que ele postou no Twitter dez minutos após a publicação na nossa matéria: “Dormirei feliz. Apanhei da direita por ter criticado o juiz Sérgio Moro. E da esquerda por ter considerado uma aberração jurídica a decisão do desembargador Favreto. E ainda por cima usaram uma foto minha com Fidel para dizer que era Fidel com Favreto. Pode isso, Arnaldo?”. 

Não encontramos um post de Noblat confirmando que era ele nas imagens (se vocês tiverem, nos ajudem). Porém, há grande indícios que a foto é dele. Um dos indícios é essa postagem sobre uma viagem a Cuba com um grupo de jornalistas e de políticos em 1987 (com direito a fotos de arquivo pessoal).

O segundo indício está em uma resposta irônica do próprio Noblat ao ser “informado” de que a imagem estava circulando como se fosse de Rogério Favreto. Em vez de negar, ele fez uma piada sobre a “informação”. O terceiro indício está no fato de que, se o sujeito da foto não é Noblat, a pessoa da foto é muito parecida com ele. Não vamos cravar 100% que é o jornalista, mas dá para cravar 100% que não é o desembargador.

Só para terminar, há um fator temporal que inviabiliza que Rogério Favreto seja a pessoa da foto. O desembargador tem 52 anos. Em uma rápida matemática, ele teria 26 anos em 1992. Nota-se claramente que o sujeito que acompanha Fidel Castro na imagem tem mais de 26 anos.

Resumindo: a história que aponta que o desembargador Rogério Favreto posou para uma foto junto com Fidel Castro em 1992 em Cuba é falsa. A imagem é do jornalista Ricardo Noblat. Não sabemos se o ex-presidente cubano é o ídolo dele, mas o fato é que foto não tem nada a ver com o caso da (não) soltura de Lula.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

2 comentários em “Foto mostra desembargador Rogério Favreto e Fidel Castro em Cuba #boato

    • 09/07/2018 em 22:26
      Permalink

      Não confio nesse site pois sempre tenta desmentir algo que afeta os comuna, portanto ele deixa bem claro a sua função , que é mais uma mídia comprada a favor da esquerda

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)