Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo sobre Revista Time e Bolsonaro não prova que presidente tem 70% de aprovação mundial ou mesmo que ele é “personalidade do século”

Vídeo sobre Revista Time e Bolsonaro não prova que presidente tem 70% de aprovação mundial ou mesmo que ele é “personalidade do século”

Revista Time mostra que Bolsonaro tem aprovação mundial de 70%, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra que revista Time comprovou que Bolsonaro tem 70% de popularidade mundial em 2023. 

  Análise

Tem circulado em redes sociais um vídeo de um homem próximo a um televisor falando sobre algo que envolveria o ex-presidente Jair Bolsonaro. De acordo com a mensagem que circula online, Bolsonaro teria alcançado a marca de “70% de aprovação mundial” por conta de uma votação da revista Time.

No vídeo, ele cita que outras personalidades teriam uma votação de “popularidade” muito baixa. Britney Spears teria 29%, Tom Brady teria 7%, Joe Biden 9%. Já Bolsonaro teria 70% de aprovação.

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

Junto ao vídeo, há mensagens que apontam que as imagens são a prova de que Bolsonaro é uma “personalidade mundial” e que teria 70% de popularidade (o que, claro, mostraria que há “coisas erradas com as eleições de 2022”). Leia a mensagem e a transcrição do vídeo:

Texto: Pessoal assistam este video. E vejam como a Revista Time, como o mundo enxerga o Presidente Jair Messias Bolsonaro, com uma aprovação mundial de 70% como personalidade do século.

Transcrição: Do Brasil inteiro, essa revista revista time AA desde a década de 30, ela premia as maiores personalidades do mundo inteiro. É no ano de 2000. É, eles elegem a personalidade do ano da década do do. Do Centenário e do milênio aqui, eu estou com um Padre Marcelo Rossi. Nós estávamos comemorando, né? Eu tinha um programa de televisão, um programa de rádio, Nova Aliança, que esse aqui, o Francisco de Assis, foi eleito o homem do milénio, porque ele mudou o comportamento, os valores. 

Do mundo inteiro, Francisco de Assis. E é interessante que nesse ano a votação está aqui. Olha aqui, ó artista Britney Spears, 29%, não é. É uma personalidade. Alguns artistas aqui. Mark Zuckerberg, esse cara é o dono do Facebook, mas o povo não está aprovando ele não. Ele só tem 3%, então ele não é um cara Sério, pessoal, não está gostando do que ele está fazendo. Aí tem artistas aqui, ó seu primeiro-ministro da Índia, ele tem 6% de aprovação. 

Olha que interessante o Tom Brady, o jogador 7% somente de aprovação, ele tem Biden, 9%. De aprovação, 91% de rejeição. E o mais interessante de tudo é que é o príncipe também, 6% só de aprovação. E aí, vocês vão ter uma surpresa agora, o mundo inteiro está descobrindo o maior líder do mundo. Tá aqui ó Jair Messias Bolsonaro. 70% de aprovação no mundo é o cara, vamos comparar ele com outras pessoas e com outras personalidades do mundo aqui, ó. 

O Djokovic 91% é 9% só de aprovação. Essa aqui é a Nancy pelosi, muito ruim. 4% de aprovação. Vamos comparar ele com a Eron, Musk com com com todos esses líderes aqui, olha para vocês terem uma ideia, isso aqui que está entregando os Estados Unidos. Mitchell, maconha, então olha aqui, ó Papa Francisco, 7%. Então gente, nós temos um líder, vamos lutar por ele. O mundo está descobrindo Jair Messias Bolsonaro, esse cara aqui o mundo está descobrindo que ele é pela família. Ele é conservador, ele é cristão. 

Checagem

Na parte da checagem, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que a Time reconheceu que Bolsonaro tem 70% de popularidade em 2023? 2) Os números significam que Bolsonaro tem uma popularidade mundial gigantesca? 3) Afinal, qual é o significado do conteúdo sobre o ex-presidente na revista Time?

É verdade que a Time reconheceu que Bolsonaro tem 70% de popularidade em 2023?

Não é verdade. Na realidade, o vídeo é antigo. Em 2021, a revista Time fez uma votação popular durante a escolha do prêmio de personalidade do ano (que acabou sendo vencido por Elon Musk). O vídeo em questão é daquele ano. Ou seja: ele não é a prova que “Bolsonaro tem 70% de popularidade” em 2023. Conforme explicaremos, nem significa que o ex-presidente tinha a popularidade em 2021.

Os números significam que Bolsonaro tem uma popularidade mundial gigantesca?

Na realidade, o que houve foi uma campanha na internet (conforme podemos ver aqui) para votar em “sim” para Bolsonaro e para não em todas as outras pessoas. Por isso que, no final, o ex-presidente acabou com um índice discrepante dos concorrentes.

Afinal, qual é o significado do conteúdo sobre o ex-presidente na revista Time?

É importante destacar o que não significa o conteúdo. Ele não significa que a popularidade de Bolsonaro é de 70% (afinal, foi uma enquete respondida, na maioria das vezes, por simpatizantes dele e que não tem metodologia científica), não significa que Bolsonaro é a pessoa mais importante do ano e também não significa que ele tem esta popularidade em 2023.

Conclusão

Fake news ❌

Além de o vídeo ser antigo, ele não prova que Bolsonaro tem 70% de popularidade no mundo. Trata-se de um recorte feito em cima de uma campanha que teve participação massiva de fãs do ex-presidente. Na prática, não significava muito e significa menos ainda.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm