Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que restaurante Madalosso fechou e colocou cartaz “bolsonaristas não são bem-vindos”

É falso que restaurante Madalosso fechou e colocou cartaz “bolsonaristas não são bem-vindos”

Restaurante Madalosso fechou após colocar cartaz bolsonaristas não são bem-vindos, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O restaurante Madalosso em Curitiba fechou após Beto Madalosso colocar um cartaz com dizeres “bolsonaristas não são bem-vindos”.

Análise

Hoje temos um exemplo de uma história que só está circulando porque há algum tempo houve uma fake news que viralizou. A história se passa em Curitiba e aponta para um restaurante.

De acordo com mensagens em redes sociais e publicações em site de caráter conservador, um restaurante de propriedade de Beto Madalosso teria fechado por um motivo muito peculiar: ele teria colocado um cartaz dizendo “bolsonaristas não são bem-vindos”. Leia algumas das versões que circulam online:

Versão 1: Tô repostando esse video só pra dizer o seguinte: O cara não aceita ser boicotado, mas colocou uma placa em frente ao restaurante dele, o tal madalosso, dizendo que olsonaristas não eram bem-vindos? Ué! Ele queria o quê? E cadê os 60 milhões, que fizeram o L como ele?

Vídeo: é falso que médico favorável a Ivermectina ganhou prêmio de Melhor Cientista do mundo

Versão 2: “Dono de restaurante que colocou cartaz dizendo que bolsonaristas não eram bem vindos, faliu em Curitiba Versão 3: Esse é o trouxa que colocou um cartaz em seu restaurante falando que bolsonaristas não eram bem vindos. Pois é , faliu! Curitiba Beto Madalosso anuncia fechamento de restaurante em Curitiba

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que Beto Madalosso colocou um cartaz dizendo “bolsonaristas não são bem-vindos”? 2) O restaurante Madalosso fechou recentemente? 3) Qual o restaurante de propriedade dele que fechou recentemente e qual o motivo?

É verdade que Beto Madalosso colocou um cartaz dizendo “bolsonaristas não são bem-vindos”?

Não é verdade. Na realidade, essa história é uma evolução de um boato que desmentimos em 2022. Na época, desmentimos que o empresário tinha dito “não faço questão que meus clientes bolsonaristas comam no Madalosso”. O próprio restaurante negou a teoria.

Se o dono não falou nada do tipo, a teoria de que foi colocado um cartaz “bolsonaristas não são bem-vindos” é mais estranha ainda. Há outro ponto que corrobora com o fake: não há sequer uma foto do tal cartaz ou mesmo registro em fontes confiáveis.

O restaurante Madalosso fechou recentemente?

Não. O principal restaurante da rede é o Família Madalosso. Eles continuam abertos e funcionando normalmente. Ou seja: é mais uma informação errada.

Qual o restaurante de propriedade dele que fechou recentemente e qual o motivo?

Na realidade, o restaurante que fechou as portas é o Trolha. De fato, é uma iniciativa de Beto Madalosso. Porém, o motivo não tem relação com bolsonaristas. Na realidade, a iniciativa durou seis mesmo e não deu certo, de acordo com o próprio empresário, por conta de um erro estratégico. Tanto que a “trolha” (prato principal que é uma espécie de pizza individual enrolada) continua sendo vendida via delivery ou como prato em outro formato de comércio (não um restaurante).

Conclusão

Fake news ❌

Vamos recapitular para tudo ficar claro. 1) É verdade que um restaurante de Beto Madalosso fechou as portas. 2) O restaurante não é o Madalosso. 3) Ele nunca colocou um cartaz dizendo “bolsonaristas não são bem-vindos”. 4) Logo, o fechamento não tem relação com isso.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).