Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Renner declara apoio a Lula e fecha parceria com o PT #boato

Renner declara apoio a Lula e fecha parceria com o PT #boato

Renner declarou apoio a Lula e fechou parceria com o PT, diz boato

Boato – A rede de lojas Renner resolveu fechar uma parceria com o PT para as eleições. Além de declarar apoio a Lula, vai vender roupas com a temática do partido.

Um dos tipos de informações que mais fazem barulho em redes sociais é a do “boicote” a “empresas apoiadoras de políticos”. No clima de polarização que vivemos, o que não falta é denúncia contra empresário “x” ou “y”.

A mais nova história que circula online aponta para a rede de lojas Renner. De acordo com um suposto print do portal g1 que circula por aí, a Renner teria declarado apoio a Lula e fechado uma parceria com o PT. Depois de assinar uma carta “a favor do comunismo”, a empresa prometeu comercializar produtos relacionados ao partido. Leia o texto que circula online:

POLíTICA Maior no segmento de roupas lojas Renner declara apoio a Lula e fecha parceria com PT Loja assinou carta em favor do comunismo e disponibilizará em breve roupas com temática especial do PT Por Maria Mendes 02/08/2022 21:55 Atualizado há 4 minutos Renner

Renner declarou apoio a Lula e fechou parceria com o PT?

Não demorou para a história se espalhar com todas as forças na internet e chamar atenção por aí. Só que, ao contrário do que aponta a mensagem, a Lojas Renner não apontou que vai “comercializar produtos com a temática do PT” tampouco o g1 fez uma matéria sobre isso.

Vídeo: Não se Engane desmente fakes sobre Imposto de Renda de 35% e caneta do Lula

Vídeo: Principais fake news da semana 25/09 a 01/10

Vídeo: É falso que Alexandre de Moraes admitiu fraude nas eleições

Fake news com prints falsos atribuídos ao portal de notícias são muito comuns na internet. Nesta semana, desmentimos uma fake news que apontaria que banqueiros e Lula teriam feito um acordo para acabar com o Pix.

O que ocorre é o seguinte: alguém entra em uma página do g1, altera o código-fonte da página, coloca o título que quiser e, no final, faz um print para sair compartilhando a história por aí.

A prova de que a informação sobre “parceria” da Renner com o PT (algo que nem é permitido) está na ausência da notícia no g1 ou em qualquer fonte confiável. Na realidade, a fake news se deu após José Galló, ex-CEO da Renner, assinar a chamada Carta pela Democracia da USP. Isso gerou um burburinho entre bolsonaristas.

Só há um detalhe: a carta não é “comunista” e não é a favor de Lula (tampouco cita Bolsonaro). Ela apenas é um documento que reforça o desejo de brasileiros para a manutenção do sistema democrático brasileiro.

Além disso, não foi a “Renner” que assinou. Além disso, não há qualquer previsão (algo que, como falamos, sequer seria permitido) de a loja vender produtos do PT ou mesmo de Lula.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a Renner declarou apoio a Lula e vai comercializar produtos do PT em suas lojas. Trata-se de uma notícia falsa que nasceu de um print adulterado de uma página do g1.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe o nosso link