Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > PT votou contra o Auxílio Brasil e Bolsonaro foi proibido de falar a verdade #boato

PT votou contra o Auxílio Brasil e Bolsonaro foi proibido de falar a verdade #boato

PT votou contra o Auxílio Brasil e Bolsonaro foi proibido de falar a verdade, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O PT votou contra a implementação do Auxílio Brasil. Bolsonaro foi injustamente proibido de denunciar essa verdade.

Nos últimos dias, um dos tipos que fake news que mais circularam na internet era a que falava que o TSE está censurando injustamente a campanha do presidente Jair Bolsonaro. A última das histórias aponta para mais uma “verdade” que Bolsonaro estaria proibido de falar.

De acordo com mensagens que circulam online, o PT teria votado contra a aprovação do Auxílio Brasil de R$ 600. Mais do que isso: Bolsonaro estaria proibido de falar a verdade. “PT VOTOU CONTRA O AUXÍLIO BRASIL!  O Povo brasileiro não pode ser calado!”, “porque o STF proibiu o PR Bolsonaro falar que o PT votou contra o Auxílio Emergencial se o PT votou contra o Auxílio Emergencial! É surreal!” e “O PT VOTOU CONTRA O AUXÍLIO BRASIL. Bolsonaro não pode falar. Mas eu não sou ele”, dizem mensagens que circulam online.

PT votou contra o Auxílio Brasil e Bolsonaro foi proibido de falar a verdade?

A história se espalhou com todas as forças na internet e saiu sendo alardeada por aí. Só há um detalhe: é falsa a informação que aponta que o PT votou contra o Auxílio Brasil. Também é falsa a informação que aponta que Bolsonaro foi “censurado” injustamente.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A mensagem, o histórico recente e uma rápida checagem na votação do Auxílio Brasil já resolvem a situação. Os textos que circulam online têm características como o caráter vago, o tom alarmista, erros de português e não citam nenhuma fonte confiável que comprove a tese.

Além disso, tem sido uma constante textos que falam que o TSE está censurando Bolsonaro para que não sejam faladas verdades. Ontem mesmo, o Boatos.org desmentiu uma lista gigantesca de coisas que teriam sido censuradas quando, na verdade, eram coisas que eram fake news e foram justamente vetadas pela Justiça Eleitoral. Ao buscar detalhes sobre a informação “PT votou contra o Auxílio Brasil”, descobrimos que a informação não procede.

A PEC que garantiu o Auxílio Brasil foi votada na Câmara e no Senado. A Medida Provisória que garantiu o benefício é a 1.061/2022. Ela foi aprovada por unanimidade na Câmara e passou por votação simbólica no Senado. Nos dois casos, o PT se posicionou a favor da aprovação.

Sendo assim, o TSE não está “censurando Bolsonaro” ao não permitir que ele fale que o PT votou contra o Auxílio Brasil. Na realidade, ele está evitando que o presidente fale uma informação falsa.

Resumindo: nem é verdade que o PT votou contra o Auxílio Brasil tampouco é verdade que a medida do TSE sobre o assunto configura uma censura. O partido votou a favor do benefício e, logo, a informação errada não deve ser compartilhada.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso