Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > PT está planejando matar Lula em atentado para ganhar as eleições #boato

PT está planejando matar Lula em atentado para ganhar as eleições #boato

PT está planejando matar Lula em atentado para ganhar as eleições, diz boato

Boato – Áudio denuncia que o PT tem um plano para as eleições 2022: matar o ex-presidente Lula em um atentado. Plano seria o transformar em um mártir já que, no momento, Lula não elege nem deputado federal.

Quando Bolsonaro sofreu um atentado, durante a campanha presidencial, muitas pessoas ficaram indignadas com informações falsas que apontavam que a facada que ele levou seria uma armação para fazê-lo ganhar as eleições. Algumas destas pessoas estão compartilhando uma história igualzinha, apenas com o sinal trocado.

De acordo com um áudio que viralizou no WhatsApp, o PT estaria planejando matar Lula. A prova seria uma matéria do site O Antagonista que aponta que correligionários do ex-presidente temem um atentado contra ele. De acordo com o homem que faz a denúncia, essa seria uma estratégia para transformar Lula em um mártir e ganhar as eleições com outro candidato.

O homem ainda aponta que Lula o “próprio pessoal do PT não aguenta mais falar em Lula” e que o ex-presidente não consegue sequer eleger um deputado federal com o seu apoio. Leia a transcrição do arquivo que circula por aí (feita automaticamente):

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Lembra que eu te falei? Olha aí a notícia. Lembra que eu te falei que o PT Tiraria o Lula da jogada? Tá aí ó. Essa é a preparação essa é a preparação. Não te iludas quem vai fazer a parada é o próprio pessoal do PT. Eles não aguentam mais ouvir falar em Lula e as cagadas que o Lula tá fazendo. Então eles vão fazer o quê? Vamos tentar mudar a parada, possivelmente matar o Lula e transformar em mártir ele para mudar com peninha mudar o esquema da eleição.

Olha o que eu te falei a umas três semanas atrás. Tá aí o resultado. O resultado tá aí. Não se surpreenda se aparecer um carro-bomba, alguém dando um tiro, dando uma facada nele. Preste bem atenção. Ele hoje é um cadáver fedido na política. Não consegue nada e daqui para as eleições vai perder muito mais. Ele vai conseguir que o PT praticamente não eleja nenhum deputado federal e senador. Eu disse há três semanas se prepare para morte do Lula.

PT está planejando matar Lula em atentado para ganhar as eleições?

Por mais que o áudio tenha um teor e qualidade duvidosos, se espalhou com todas as forças em redes sociais. Só que não só a história não faz nenhum sentido como também o tal link apresentado não prova nada.

Não é de hoje que conteúdo em áudios assim (com características de fake news como o caráter vago, extremamente alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis) de pessoas que sequer se identificam ajudam a espalhar informações falsas.

Já desmentimos, no Boatos.org, por exemplo, histórias falsas que apontavam que Lula pagou para Adélio Bispo matar Bolsonaro, que o ex-presidente tem R$ 1,5 trilhão em um banco da Suíça e que haveria intervenção militar no último 7 de setembro.

Basta analisar o que foi apresentado para podermos cravar que a história não procede. Para começar, o link do O Antagonista, apresentado como uma prova, é antigo (de julho do ano passado) e aponta para o óbvio: como é uma figura pública e que movimenta “emoções” a favor e contra, é lógica que Lula (assim como, por exemplo, Bolsonaro) corre riscos.

No link não há qualquer informação que comprove que o PT “quer matar Lula”. Isso também não é comprovado pela argumentação do sujeito. Não é preciso ser um gênio para perceber que Lula é o nome mais forte do PT e que não só “puxa votos” para deputados e senadores como também está em primeiro lugar nas pesquisas eleitorais. Em 2018, quando pesquisas apontavam para cenários com e sem Lula, o PT liderava apenas quando o ex-presidente estava na disputa.

Não é preciso ser um gênio para perceber que algo que impeça Lula de concorrer só tende a prejudicar o partido. A intenção de voto a Lula não iria automaticamente para outro nome do partido. Isso sem contar que a sucessão a ele poderia ser pulverizada em diversos nomes (como em 2018 ficou pulverizada entre Fernando Haddad e Ciro Gomes). Ou seja: seria um “péssimo negócio” (isso sem implicar as complicações legais que um ato como esse acarretaria).

Resumindo: o sujeito que gravou o áudio em questão fez um monte de acusações, espalhou informações erradas sobre Lula e não apresentou nenhuma prova. Com isso, podemos cravar que a informação que aponta que o PT planeja um atentado contra Lula é falsa. Não passa de mais um boato eleitoral que circula por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso