Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Presidente de Israel chega em Brasília para dar apoio a Bolsonaro #boato

Presidente de Israel chega em Brasília para dar apoio a Bolsonaro #boato

Presidente de Israel chega em Brasília para dar apoio a Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o presidente de Israel chegando a Brasília para dar apoio ao presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

Nos últimos dias, estamos presenciando a volta de fake news que incitam o sentimento golpista de algumas pessoas. Muitas dessas balelas se utilizam de vídeos antigos para desinformar. A mais nova história aponta para um “apoio que Bolsonaro teria acabado de receber”.

Um vídeo de uma autoridade chegando ao Palácio do Planalto perante uma multidão que gritava “Israel, Israel” está circulando junto com a mensagem que aponta que seria o “presidente de Israel” que teria chegado para dar apoio a Bolsonaro. Leia algumas das mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Versão 1: Presidente de Israel chega em Brasília para dar apoio a Bolsonaro!. Versão 2: PRIMEIRO MINISTRO DE ISRAEL CHEGA EM BRASÍLIA PARA DAR APOIO A BOLSONARO! Versão 3: Presidente de Israel chega para ” conversar” com Bolsonaro. O bicho está pegando, Versão 4: O presidente de Israel chega à Brasília para dar apoio ao Bolsonaro.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

https://youtube.com/shorts/UMjp3gFQXCA?

Presidente de Israel chega em Brasília para dar apoio a Bolsonaro?

O vídeo se espalhou com tudo na internet e serviu para muita gente achar que a “intervenção militar federal” está com o apoio de Israel. Porém, o vídeo não é do “presidente de Israel” e tampouco é recente.

As mensagens não ajudam muito. Elas têm características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que confirmem o tal apoio de Israel a Bolsonaro.

Não bastasse isso, temos visto (como falamos no início do texto) diversas fake news que relacionavam vídeos antigos a uma intervenção militar têm aparecido por aí. Ontem mesmo, o Boatos.org desmentiu que o Exército está “invadindo favelas” por conta de posts que se utilizavam de vídeos de 2018.

Com o caso do “presidente de Israel” não é diferente. Resolvemos buscar pelo vídeo e não demorou muito para descobrirmos que ele é, na realidade, de 2019. Mais exatamente de 2 de janeiro (dia seguinte à posse de Bolsonaro).

A pessoa do vídeo é o ex-primeiro-ministro (e também futuro primeiro-ministro) de Israel Benjamin Netanyahu. Esta matéria mostra que boa parte do apoio veio de pessoas que foram assistir à posse de Bolsonaro em Brasília.

Ao buscar por qualquer registro recente de visita de membros do governo de Israel a Bolsonaro, nada encontramos em fontes confiáveis. Depois que perdeu as eleições, Bolsonaro tem se limitado a poucos compromissos oficiais e não tem tido muitas agendas internacionais.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o presidente de Israel chegou a Brasília agora em dezembro de 2022 para dar apoio a apoio. O vídeo em questão é de 2019 e a pessoa é o ex-primeiro-ministro do país.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso