Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP) vai fechar comércio após eleições (16/11) #boato

Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP) vai fechar comércio após eleições (16/11) #boato

Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP) vai fechar comércio após as eleições, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), anunciou que vai fechar o comércio de toda cidade a partir de segunda-feira, 16/11, dia seguinte das eleições.

Depois de enfrentar muitos meses de pico (chamado de platô), o Brasil teve uma queda no número de casos e mortes causadas por Covid-19. Mesmo com os números ainda em um patamar alto, diversas atividades foram retomadas. A atitude gerou o temor de uma segunda onda de contaminação. No meio de tudo isso, um vídeo começou a circular na internet.

A filmagem mostra o prefeito da cidade (e candidato à reeleição) Orlando Morando (PSDB) afirmando que o comércio da cidade será fechado a partir de segunda-feira por meio de um decreto. O vídeo serviu como forma de crítica a Orlando Morando e para reforçar uma tese (já desmentida aqui) de que estariam “escondendo a pandemia” por causa das eleições. Leia algumas das mensagens que circulam online e veja o vídeo:

Versão 1: PREFEITURA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO FECHA COMÉRCIO A PARTIR DO DIA 16/11… DEPOIS DAS VOTAÇÕES É CLARO Versão 2: DOMINGO A PARTIR DA MEIA NOITE DECRETO SÃO BERNARDO DO CAMPO SP. COMÉRCIO VAI FECHAR TUDO.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 3: Olha aí o que vai acontecer após as eleições , a doença esta mais forte do pensamos , os políticos só querem o seu voto Para àqueles que acham que “eles” desistiram, olha aí o aviso…para votar, o vírus não pega, mas no dia seguinte fecha o comércio …isso é muita sacanagem!!!!! Para àqueles que acham que “eles” desistiram, olha aí o aviso…para votar, o vírus não pega, mas no dia seguinte fecha o comércio …isso é muita sacanagem!!!!!

Versão 4: Não sei precisar a data deste vídeo! Esse é o prefeito de São Bernardo do Campo, decretando fechamento do comércio, todos lembram destes episódios não é mesmo? Pois preparem-se, isso provavelmente ocorrerá novamente após as eleições!

Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP) vai fechar comércio a partir de 16/11?

Como vocês viram, o vídeo em questão fez muito sucesso na internet e acarretou em diversas críticas ao “sistema no Brasil”. Porém, não é verdade que o prefeito de São Bernardo do Campo (SP) anunciou o fechamento do comércio para segunda-feira depois do primeiro turno das eleições.

Antes de falar do vídeo em si, precisamos esclarecer informações sobre teses que vêm “anexas” ao conteúdo. A primeira da qual vamos falar é sobre a situação da pandemia da Covid-19 no Brasil hoje (dia 13 de novembro de 2020). É fato que tivemos uma queda acentuada de casos a partir de setembro e outubro. Porém, não é verdade que estamos livre da pandemia. Como falamos lá no começo do texto, há riscos de uma segunda onda no Brasil e de crescimento de casos no país (principalmente se não soubermos nos cuidar).

A segunda informação que precisamos esclarecer é que, apesar de termos risco de uma segunda onda de infecções por coronavírus, não há qualquer previsão de lockdown logo após as eleições (no dia seguinte). Também não há qualquer indício de que “estão escondendo casos” por causa do coronavírus.

Posto isso, estamos aqui para falar que não procede a informação que aponta que Orlando Morando anunciou o fechamento do comércio em 16 de novembro de 2020. Na realidade, o vídeo foi gravado em março deste ano. Na época, diversas cidades anunciaram o fechamento para evitar o aumento do número de casos de Covid-19 e o colapso na saúde.

O próprio Orlando Morando desmentiu a informação. Por meio de sua página oficial, o prefeito de São Bernardo do Campo classificou a informação como falsa, colocou a culpa em adversários e esclareceu que o vídeo é antigo. Leia e veja:

CUIDADO COM AS FAKE NEWS! Infelizmente, véspera de eleição é sempre esse jogo sujo. Nossos adversários estão desesperados e começaram a mentir pra tentar enganar o povo. Tem um vídeo de março circulando por aí, pra fazer parecer que o comércio da cidade vai voltar a fechar. Isso é MENTIRA! Já estamos na Fase Verde, os comércios estão funcionando e assim vai continuar. Nossa população colaborou muito no combate à pandemia e agora o meu foco é desenvolver cada vez mais a nossa Economia, gerando novas oportunidades, emprego e renda para todos. Não caia em fake news!

Resumindo: a história que aponta que a cidade de São Bernardo do Campo vai fechar o comércio em 16 de novembro, na segunda-feira após as eleições, é falsa. O vídeo foi gravado em março deste ano e trata de uma situação que já passou.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK