Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo que mostra projeção O Mundo Precisa de Lula em prédio de Nova York não é de 2023 e não é do Empire State Building

Vídeo que mostra projeção O Mundo Precisa de Lula em prédio de Nova York não é de 2023 e não é do Empire State Building

Prédio Empire State em Nova York mostrou projeção com dizeres O Mundo Precisa de Lula em 2023, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Projeção no prédio Empire State Building com dizeres “The World Needs Lula” (O mundo precisa do Lula) foi feita em 2023 em Nova York. 

  Análise

Nos últimos dias, diversos líderes mundiais participaram da Assembleia Geral das Nações Unidas. Como de tradição, o Brasil abriu as discussões com uma fala de Lula. A partir daí, um vídeo passou a circular entre pessoas que nutrem simpatia pelo presidente.

Um vídeo de um prédio com os dizeres The World Needs Lula (O Mundo Precisa de Lula) está circulando como se fosse algo ligado à assembleia da ONU e de 2023. Mais do que isso, mensagens apontam que o prédio em questão é o Empire State Building em Nova York. Leia uma das mensagens que circula online e assista ao vídeo:

Vídeo: é falso que Aphelion chega amanhã e vai trazer frio

O PRESIDENTE do G20, PRESIDENTE do MERCOSUL e PRESIDENTE DO BRASIL (PRESIDENTE TRIPLEX) Ê HONRADO com.Luzes MARAVILHOSAS no THE EMPIRE STATE Building (ICONE DO CAPITALISMO) : “O MUNDO PRECISA de Lula!” FAZ O L com ORGULHO! Aceita que DÓI MENOS e o CHORO é.LIVRE 

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) O vídeo que está circulando na internet é real? 2) O vídeo foi gravado em Nova York em 2023, no contexto da Assembleia da ONU? 3) O vídeo foi gravado no Empire State Building?

O vídeo da projeção O Mundo Precisa de Lula em um prédio é real?

Sim. Não se trata de uma montagem. De fato, alguém fez uma projeção em um prédio no exterior com os dizeres The World Needs Lula (O Mundo Precisa do Lula). Porém, as informações corretas param por aí.

O vídeo foi gravado em Nova York em 2023, no contexto da Assembleia da ONU?

Seria um grande privilégio Lula ser homenageado durante a Assembleia da ONU, mas não foi o caso. Apesar de o vídeo ser de Nova York, ele foi gravado no segundo turno das eleições presidenciais de 2022. Não há registros de qualquer tipo de mensagens recentes.

O vídeo da projeção para Lula foi gravado no Empire State Building?

Está aí mais um erro na mensagem. O vídeo foi feito, na realidade, no edifício Chrysler (também em Nova York). Na época, o perfil Climate Info falou do assunto. Na época, também, surgiu uma fake news sobre a mensagem ser “The World Needs Lula in Jail” (O Mundo precisa de Lula na Cadeia).

Conclusão

Enganoso 😈

Apesar de a imagem que está circulando na internet ser real, não é verdade que se trate de algo feito recentemente e também não é o Empire State Building no vídeo em questão. Na nossa avaliação, conteúdo distorcido.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm