Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Policial federal Karina Lino, atingida por Roberto Jefferson, estava grávida e perdeu o bebê #boato

Policial federal Karina Lino, atingida por Roberto Jefferson, estava grávida e perdeu o bebê #boato

Policial federal Karina Lino, atingida por Roberto Jefferson, estava grávida e perdeu o bebê, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A policial federal Karina Lino Miranda de Oliveira, ferida após ataque de Roberto Jefferson, estava grávida e perdeu o bebê.

O domingo anterior ao segundo turno das eleições 2022 reservou um acontecimento bizarro. Depois de ter um pedido de prisão em desfavor expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, o ex-deputado Roberto Jefferson recebeu policiais federais a tiros e , de acordo com informações da própria PF, a granadas.

No total, dois policiais ficaram feridos na ação. E, a partir deste fato, começou a circular uma tese na Internet: a de que a policial Karina Lino Miranda de Oliveira estaria grávida e perdido o bebê.

A informação surgiu a partir de mensagens que criticavam o presidente Jair Bolsonaro pela ligação com Roberto Jefferson (o ex-deputado é um dos defensores do presidente). Leia algumas das mensagens que circulam online:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 1: “URGENTE POLICIAL FEDERAL BALEADA PELO BOLSONARISTA ROBERTO JEFFERSON ESTAVA GRÁVIDA E ACABA DE PERDER O BEBÊ !!”. Versão 2: “É verdade que a policial da federal  que o Roberto Jefferson conselheiro da campanha do Bolsonaro atingiu com tiros e granadas estava grávida e perdeu o bebê?#bolsonarismomata”.

Versão 3: “Policial honesto NÃO vota em Bolsonaro! O braço direto dele, Roberto Jefferson, atirou contra policiais que cumpriam uma missão. Feriu dois deles. A agente estava grávida. Perdeu o bebê. Não foram 2, nem 3 vítimas. TODOS OS POLICIAIS DO BRASIL , DE TODAS AS FORÇAS, FORAM VÍTIMAS!”.

Policial federal Karina Lino, atingida por Roberto Jefferson, estava grávida e perdeu o bebê?

Realmente, o relato causou mais revolta ainda nas pessoas. Só há um detalhe: é falsa a informação que aponta que a policial Karina Lino Miranda de Oliveira estava grávida e perdeu o bebê.

A mensagem, o histórico e a fonte da informação já entregam a farsa. As mensagens têm características como o caráter vago, o tom alarmista e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem a tal tese de policial federal grávida.

Além disso, esse tipo de “mensagem solta” após um acontecimento de impacto é comum em relação a fake news na Internet. Já desmentimos inúmeras em episódios como a facada em Bolsonaro, por exemplo.

Ao procurar de onde saiu a informação, não encontramos nenhuma fonte confiável. Ao contrário, a tal acusação consta apenas em textos soltos em redes sociais e não aparece em nenhuma informação da mídia ou oficial sobre o caso.

Passado um dia do ocorrido, podemos ter com mais exatidão o que ocorreu. A policial (ao contrário do que apontavam informações preliminares) não foi alvejada por balas. Ela foi atingida por estilhaços após uma granada ter sido supostamente lançada por Roberto Jefferson.

Os tiros do ex-deputado não atingiram ninguém. Karina e o outro policial ferido foram encaminhados a um hospital com ferimentos leves e, de acordo com informações da própria Polícia Federal, receberam alta no domingo. Nos boletins não havia qualquer informação de que ela estaria grávida ou se havia perdido o bebê.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a polícia Karina Lino Miranda de Oliveira estava grávida e perdeu o bebê após ataque do ex-deputado federal Roberto Jefferson. Trata-se de mais uma fake news sobre eleições que circula por aí.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso