Polícia Federal encontra R$ 200 milhões no endereço de Bolsonaro #boato

Boato – A Polícia Federal acabou de encontrar R$ 200 milhões no endereço do presidente Jair Bolsonaro. Notícia foi publicada no portal G1.

Nos últimos anos, acusações de desvios de conduta contra as pessoas que estão no poder não são tão incomuns na internet. Porém, algumas delas são falsas e acabam sendo compartilhadas após uma “brincadeira”. É o caso da história de hoje.

Um suposto print do portal G1 com o título “Polícia Federal encontra R$ 200 milhões em endereços de Bolsonaro” começou a circular na internet. Em meio a isso, achamos também postagens com o seguinte teor: “Polícia Federal encontra R$ 200 milhões no endereço de Bolsonaro”.

Polícia Federal encontrou R$ 200 milhões no endereço de Bolsonaro?

A mensagem circulou no WhatsApp, Twitter, Facebook e Instagram. O que muitos que “não clicaram” na imagem não sabem é que a informação não procede. Mais do que isso: é pano de fundo para uma pegadinha.

Se a pessoa clicar na imagem ou “ler o restante da mensagem”, vai se deparar com o seguinte texto: “Bolsonaro afirma que dinheiro seria gasto para comer o c… de quem está lendo”. Apesar de o presidente (quando era deputado) ter falado, em 2018, ao jornal Folha de S. Paulo, que iria usar o dinheiro do auxílio-moradia da Câmara para “comer gente”, dessa vez a declaração nunca existiu.

Ao buscar pelo título da tal matéria do G1, como era de se esperar, nada encontramos sobre operações da Polícia Federal que encontraram tal montante na casa de Bolsonaro. Vale apontar duas coisas mais.

A primeira é que prints falsos de grandes portais de notícias já foram utilizados em algumas oportunidades em notícias falsas. Já teve o fake do hacker que entrou no sistema do Serasa/SPC, da Lei Seca anunciada em SP e outros estados, do feriado decretado por Bolsonaro por causa do coronavírus e tantos outros.

A segunda é que a mesma história de R$ 200 milhões na conta de Bolsonaro já foi utilizada em outro fake. Na ocasião, o dinheiro estava em uma conta na Suíça. Ou seja: a história de hoje é uma nova versão de uma balela já desmentida aqui (que na ocasião, não tinha meme).

Resumindo: se você ainda acredita que a Polícia Federal encontrou R$ 200 milhões na casa do presidente Jair Bolsonaro, saiba que o print que circula online é falso. Trata-se de uma “pegadinha” (não lá com muita graça) que acabou passando como verdade para alguns.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)