Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Mensagem que fala de baús com bilhões de dólares no Porto de Santos é falsa e antiga

Mensagem que fala de baús com bilhões de dólares no Porto de Santos é falsa e antiga

Polícia Federal apreende baús com bilhões de dólares Porto de Santos em 2024, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Polícia Federal apreendeu um baú com bilhões de dólares no Porto de Santos e que dinheiro vinha de Cuba para o PT.

Análise

Da série “fakes que voltam a circular” (hoje tivemos também que tratar desta e desta), tem circulado na internet uma mensagem que aponta para o que seria um “escândalo” no Porto de Santos.

Um vídeo de caixas com o logotipo da Cruz Vermelha e bilhões de dólares em espécie está circulando junto com mensagens que apontam que ela teria vindo de uma apreensão da Polícia Federal no Porto de Santos.

A mensagem aponta, ainda, que o dinheiro teria vindo de Cuba para “financiar” guerrilha do PT. Leia a mensagem que acompanha o vídeo e o assista:

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

Policia federal Porto de santos 60 baús de medicamentos cheios de bilhoes de dolares Nosso dinheiro do mais médicos que vai para Cuba e agora volta para financiar guerrilha armada do PT. Mais de vinte petistas preso em flagrante. Repassem.

Repassem para o Brasil Inteiro saber o que eles fizeram com o nosso Brasil, e o destino da maldade que seria usado esse dinheiro ! Disfarçados de etiquetas de medicamentos. Cheios de Dólares para espanto dos policiais.

Checagem

As imagens são impactantes. Porém, a mensagem que a acompanha é falsa. Por isso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo às seguintes perguntas: 1) É verdade que a Polícia Federal apreendeu baús com bilhões de dólares em caixas da Cruz Vermelha no Porto de Santos? 2) Qual é a origem do vídeo que mostra as caixas da Cruz Vermelha com dólares? 3) Houve alguma denúncia similar de 2018 para cá?

É verdade que a Polícia Federal apreendeu baús com bilhões de dólares em caixas da Cruz Vermelha no Porto de Santos?

Não. Para começar, a tal “denúncia de operação” não consta em nenhuma fonte confiável. Assim como tantos outros fakes, surgiu e apenas prosperou em redes sociais de quem replica conteúdo falso.

Como falamos, o Boatos.org desmentiu a mesma balela lá em 2018. Na época, citamos o mesmo sobre fontes e também apontamos que o vídeo não tem nada a ver com Porto de Santos, Brasil, Cuba ou PT.

Qual é a origem do vídeo que mostra as caixas da Cruz Vermelha com dólares?

Na realidade, as caixas estão relacionadas com denúncias de desvio de verba do ex-ditador da Líbia, Muammar Kadafi (morto em 2011). De acordo com relatório da ONU, ele escondia muito da sua fortuna em caixas como as do vídeo.

Os logos da Cruz Vermelha foram utilizados como forma de mascarar o dinheiro. De acordo com este site, a caixa foi localizada em Acra, capital de Gana. 

Houve alguma denúncia similar de 2018 para cá?

O Porto de Santos é o local que mais têm apreensões de drogas no Brasil. Porém, nunca houve qualquer apreensão de caixa de dólares vindos de Cuba ou mesmo com “direcionamento” ao PT. Era falso antes de 2018 e continua sendo falso agora em 2024.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que a Polícia Federal tenha encontrado baús com bilhões de dólares do PT. Trata-se de uma fake news que circula na web desde 2018 e voltou a circular agora na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).