Petistas invadiram e saquearam loja da Havan em Chapecó (SC) #boato

Boato – Durante comemoração da vitória de Lula, petistas invadiram e saquearam uma unidade das Lojas Havan na cidade de Chapecó (SC).

Agora há pouco, o Boatos.org desmentiu uma fake news que apontava que, durante a festa da vitória de Lula nas eleições, petistas haviam invadido e depredado uma unidade da rede de restaurantes Coco Bambu. Nem bem desmentimos essa e outra mensagem começou a circular por aí.

Um vídeo de simpatizantes de Lula comemorando a vitória próximo a uma unidade da Havan está sendo acompanhado de mensagens que apontam que houve invasão e saque da loja. Também é dito que o caso teria ocorrido na cidade de Chapecó (Santa Catarina). Leia algumas das mensagens que circulam online:

Confira também: É falso que Lulinha foi preso no Paraguai! Confira o desmentido em vídeo:

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

Versão 1: Chapecó pessoal do pt tá invadindo a havan NEM ASSUMIU E JÁ TEMOS UMA PEQUENA AMOSTRA Versão 2: Invadiram e saquearam loja da havan em Chapecó pelos eleitores vagabundos do larápio Versão 3: Começou! Petistas comemoram roubando a loja Havan de Chapecó SC. O que você acha que vai virar esse país? Havan de Chapecó invadida por petistas agora a noite!

Petistas invadiram e saquearam loja da Havan em Chapecó (SC)?

A tese (junto com a tese falsa de que o Coco Bambu foi depredado) não demorou a circular na internet. Porém, é falsa a informação que aponta que petistas invadiram e saquearam a Havan durante a festa da vitória de Lula.

Além do fator “histórico de fake news” (comprovado pela história do Coco Bambu e outras) e a mensagem ter algumas das principais características de boatos como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis, não há nada sobre ocorrências em fontes confiáveis. Algo do tipo viraria notícia na mídia (inclusive local) rapidamente. Não foi o caso. O único lugar em que consta a acusação de invasão e saque é em mensagens de bolsonaristas.

Não bastasse isso, a imagem nada aponta para saque. O que o vídeo mostra é uma série de pessoas se manifestando diante da loja que é de propriedade de Luciano Hang. É possível ver um caráter provocativo, mas pacífico. Isso é corroborado por outras imagens que achamos sobre a festa dos petistas.

Para ter certeza da informação, ligamos para as unidades da Havan de Chapecó. Descobrimos que o vídeo foi gravado no domingo, 30 de outubro, próximo à unidade do Centro, localizada na rua Getúlio Dornelles Vargas. E, de acordo com relato de uma pessoa que trabalha na loja e estava presente, não houve qualquer tipo de invasão ou saque.

A pessoa nos relatou que houve uma aglomeração e que pessoas do próprio grupo se organizaram para que não se entrasse na área interna da loja (o que poderia causar uma confusão). Ainda nos foi dito que a manifestação foi pacífica e que não houve qualquer registro de ocorrência de crimes.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que petistas roubaram a loja Havan em Chapecó durante a festa da vitória de Lula. Houve manifestação, mas não houve invasão ou mesmo roubo na loja em questão.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet