Petistas distribuem capim para nordestinos em carreata falsa de Bolsonaro #boato

Boato – Petistas resolvem criar uma carreata falsa de apoio a Bolsonaro e distribuem capim para nordestinos só para culpar o candidato do PSL. Homem filmado em caminhonete é apoiador de Haddad.

Como já falei no texto anterior (do WhatsApp de Flávio Bolsonaro), o ritmo da boataria está tão frenético que virais já estão sendo criados para “neutralizar” outros conteúdos que viralizaram na internet. É justamente o que aconteceu na história da qual vamos tratar hoje (aliás, eita checagem suada).

Nos últimos dias, tem circulado na internet uma mensagem que aponta que petistas resolveram “se disfarçar” de apoiadores de Jair Bolsonaro e organizaram uma carreata falsa na qual distribuem capim para “nordestinos”.

Nas nossas buscas, vimos versões da história que apontavam que a manifestação tinha sido organizada em São Paulo, Rio de Janeiro e outros lugares. Porém, a versão predominante fala que a distribuição de capim aconteceu em Recife. Nenhuma fala em datas. Leia as mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Versão 1: O PT está fazendo uma carreata em Recife, dizendo que é de Bolsonaro e distribuindo capim para os nordestinos. Dá pra jogar mais sujo?! Se você enviar para apenas 20 contatos em um minuto… o Brasil inteiro vai desmascarar este bandido e pau mandado Haddad. NÃO quebre essa corrente. Os incautos precisam ser esclarecidos antes que seja tarde demais…

Versão 2: URGENTE e GRAVE! Um monte de PTistas disfarçados de Bolsonaristas estão distribuindo capim a nordestinos em São Paulo! DIA 28 VAMOS ACABAR COM ESSA VERGONHA. FORA COMUNISTAS VAZA DO BRASIL PT NUNCA MAIS..

Depois que essa história começou a circular online, um “jênio” disse que até conseguiu identificar o sujeito que estava nas imagens. “Participante de carreata falsa organizada por petista com camisa do Bolsonaro jogando alfafa para os nordestinos”, dizia a mensagem que expunha a foto do homem e o acusava de distribuir o capim para nordestinos.

PT organizou carreata falsa de Bolsonaro e distribuiu capim para nordestinos?

O tal vídeo e as fotos circularam muito na internet e deixaram muita gente indignada (até pessoas próximas a esse quem vos fala vieram comentar o “absurdo dos petistas que distribuíram capim para nordestinos”). Mas será mesmo que o PT organizou uma “carreata fake” para “incriminar” os eleitores de Bolsonaro com o uso do capim? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Passamos mais de um dia investigando e chegamos ao veredicto da história. Não é uma carreata do PT e o sujeito que está sendo “acusado de distribuir capim para Nordestinos” não estava no dia da manifestação em Recife.

Antes de entrar em detalhes, precisamos fazer uma cronologia do caso. O tal vídeo começou a circular na internet com essa versão “petistas fingem ser Bolsonaro” no dia 9 de outubro. Antes disso (pelo dia 8), a história circulou em sites, blogs e perfis de apoiadores de Haddad com a descrição que apontam que “apoiadores de Bolsonaro distribuem capim para nordestinos”. Resolvemos ir mais a fundo na história e descobrimos algumas coisas.

1) A carreata aconteceu em Recife e não era direcionada a nordestinos. Assim como em um vídeo antigo de Bolsonaro (que havia oferecido capim a um sujeito que xingou ele de golpista), os homens das imagens estavam oferecendo capim a eleitores do PT que os provocaram e eram provocados por eles (não vamos entrar no mérito de quem está certo). 2) A carreata não foi organizada por petistas. De fato, era uma marcha de apoio a Bolsonaro.

Aí você deve me perguntar: “ô gênio do Boatos.org, como você sabe disso?”. A resposta é simples: encontramos a pessoa que fez a filmagem. Note que no vídeo há uma placa “Maria Vitória 296”, que é de um condomínio na divisa entre Boa Viagem e Pina (minha corrida pela orla de Recife nas férias do ano passado valeu a pena). A partir daí e de buscas direcionadas ao local, descobrimos que o vídeo original é de uma professora de Recife e a publicação é do dia 30 de setembro.

Naquela data, diversos veículos de comunicação de Recife noticiaram que uma carreata de 10 mil veículos foi organizada na cidade. De acordo com o Diário de Pernambuco, Luciano Bivar, coordenador da campanha de Bolsonaro no estado, participou do ato. Ou seja, não foi algo organizado por “petistas”.

Localizamos a professora no Facebook e pedimos algumas informações sobre o contexto do dia. Ela, que é militante do PT, disse que estava na orla do Pina quando viu alguns carros chegando na orla. Ela resolveu gravar um vídeo porque acreditava que o protesto é pequeno. Assista ao primeiro vídeo e ao depoimento dela (note que há carros de som e a música do “Mito Chegou”, feita pelo Veneco:

No segundo vídeo, ela se aproxima no local e percebe que há um grande carro de som, escolta da polícia e etc. Definitivamente, não se tratava de uma carreata feita por petistas (até porque organizar um evento grande como esse só por um viral seria muita burrice). No áudio, é citado o nome de Kildare, candidato do PSL em Pernambuco. Olha aí e leia o depoimento dela:

Foi na terceira filmagem que a mulher captou a imagem dos homens e do capim. Ela ressalta que não era um ataque a nordestinos (até porque os caras que distribuíam e estavam em uma caminhonete com placa de Recife são provavelmente nordestinos) e sim a militantes do PT que reagiam a passeata. Assista e escute:

Pronto. Já deu para entender que o contexto não é de uma carreata do PT. Mas e o sujeito era um “infiltrado”? Também não. Para tanto, fomos localizar a pessoa acusada na mensagem online. Trata de um morador de Fortaleza. Entramos em contato com ele e descobrimos algumas coisas.

A primeira é que (ao ver o vídeo em alta resolução) é possível dizer que não são a mesma pessoa ou que, no mínimo, não dá para dizer que é a mesma pessoa. O sujeito do “capim” é mais novo e não tem a barba grisalha. A segunda é que o sujeito (que nos relatou estar sofrendo alguns ataques na web) não estava em Recife no dia 30 de setembro, já fez um B.O. relatando a fake news e gravando um vídeo reafirmando que não é ele.

Resumindo: a história que diz que petistas forjaram uma passeata de Bolsonaro é falsa. O vídeo que circula online é de uma manifestação organizada por apoiadores do candidato do PSL e o sujeito acusado no vídeo já esclareceu (inclusive com provas na polícia) que não é ele.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)