Petistas distribuem capim para nordestinos em carreata falsa de Bolsonaro #boato

Boato – Petistas resolvem criar uma carreata falsa de apoio a Bolsonaro e distribuem capim para nordestinos só para culpar o candidato do PSL. Homem filmado em caminhonete é apoiador de Haddad.

Como já falei no texto anterior (do WhatsApp de Flávio Bolsonaro), o ritmo da boataria está tão frenético que virais já estão sendo criados para “neutralizar” outros conteúdos que viralizaram na internet. É justamente o que aconteceu na história da qual vamos tratar hoje (aliás, eita checagem suada).

Nos últimos dias, tem circulado na internet uma mensagem que aponta que petistas resolveram “se disfarçar” de apoiadores de Jair Bolsonaro e organizaram uma carreata falsa na qual distribuem capim para “nordestinos”.

Nas nossas buscas, vimos versões da história que apontavam que a manifestação tinha sido organizada em São Paulo, Rio de Janeiro e outros lugares. Porém, a versão predominante fala que a distribuição de capim aconteceu em Recife. Nenhuma fala em datas. Leia as mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Versão 1: O PT está fazendo uma carreata em Recife, dizendo que é de Bolsonaro e distribuindo capim para os nordestinos. Dá pra jogar mais sujo?! Se você enviar para apenas 20 contatos em um minuto… o Brasil inteiro vai desmascarar este bandido e pau mandado Haddad. NÃO quebre essa corrente. Os incautos precisam ser esclarecidos antes que seja tarde demais…

Versão 2: URGENTE e GRAVE! Um monte de PTistas disfarçados de Bolsonaristas estão distribuindo capim a nordestinos em São Paulo! DIA 28 VAMOS ACABAR COM ESSA VERGONHA. FORA COMUNISTAS VAZA DO BRASIL PT NUNCA MAIS..

Depois que essa história começou a circular online, um “jênio” disse que até conseguiu identificar o sujeito que estava nas imagens. “Participante de carreata falsa organizada por petista com camisa do Bolsonaro jogando alfafa para os nordestinos”, dizia a mensagem que expunha a foto do homem e o acusava de distribuir o capim para nordestinos.

PT organizou carreata falsa de Bolsonaro e distribuiu capim para nordestinos?

O tal vídeo e as fotos circularam muito na internet e deixaram muita gente indignada (até pessoas próximas a esse quem vos fala vieram comentar o “absurdo dos petistas que distribuíram capim para nordestinos”). Mas será mesmo que o PT organizou uma “carreata fake” para “incriminar” os eleitores de Bolsonaro com o uso do capim? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Passamos mais de um dia investigando e chegamos ao veredicto da história. Não é uma carreata do PT e o sujeito que está sendo “acusado de distribuir capim para Nordestinos” não estava no dia da manifestação em Recife.

Antes de entrar em detalhes, precisamos fazer uma cronologia do caso. O tal vídeo começou a circular na internet com essa versão “petistas fingem ser Bolsonaro” no dia 9 de outubro. Antes disso (pelo dia 8), a história circulou em sites, blogs e perfis de apoiadores de Haddad com a descrição que apontam que “apoiadores de Bolsonaro distribuem capim para nordestinos”. Resolvemos ir mais a fundo na história e descobrimos algumas coisas.

1) A carreata aconteceu em Recife e não era direcionada a nordestinos. Assim como em um vídeo antigo de Bolsonaro (que havia oferecido capim a um sujeito que xingou ele de golpista), os homens das imagens estavam oferecendo capim a eleitores do PT que os provocaram e eram provocados por eles (não vamos entrar no mérito de quem está certo). 2) A carreata não foi organizada por petistas. De fato, era uma marcha de apoio a Bolsonaro.

Aí você deve me perguntar: “ô gênio do Boatos.org, como você sabe disso?”. A resposta é simples: encontramos a pessoa que fez a filmagem. Note que no vídeo há uma placa “Maria Vitória 296”, que é de um condomínio na divisa entre Boa Viagem e Pina (minha corrida pela orla de Recife nas férias do ano passado valeu a pena). A partir daí e de buscas direcionadas ao local, descobrimos que o vídeo original é de uma professora de Recife e a publicação é do dia 30 de setembro.

Naquela data, diversos veículos de comunicação de Recife noticiaram que uma carreata de 10 mil veículos foi organizada na cidade. De acordo com o Diário de Pernambuco, Luciano Bivar, coordenador da campanha de Bolsonaro no estado, participou do ato. Ou seja, não foi algo organizado por “petistas”.

Localizamos a professora no Facebook e pedimos algumas informações sobre o contexto do dia. Ela, que é militante do PT, disse que estava na orla do Pina quando viu alguns carros chegando na orla. Ela resolveu gravar um vídeo porque acreditava que o protesto é pequeno. Assista ao primeiro vídeo e ao depoimento dela (note que há carros de som e a música do “Mito Chegou”, feita pelo Veneco:

No segundo vídeo, ela se aproxima no local e percebe que há um grande carro de som, escolta da polícia e etc. Definitivamente, não se tratava de uma carreata feita por petistas (até porque organizar um evento grande como esse só por um viral seria muita burrice). No áudio, é citado o nome de Kildare, candidato do PSL em Pernambuco. Olha aí e leia o depoimento dela:

Foi na terceira filmagem que a mulher captou a imagem dos homens e do capim. Ela ressalta que não era um ataque a nordestinos (até porque os caras que distribuíam e estavam em uma caminhonete com placa de Recife são provavelmente nordestinos) e sim a militantes do PT que reagiam a passeata. Assista e escute:

Pronto. Já deu para entender que o contexto não é de uma carreata do PT. Mas e o sujeito era um “infiltrado”? Também não. Para tanto, fomos localizar a pessoa acusada na mensagem online. Trata de um morador de Fortaleza. Entramos em contato com ele e descobrimos algumas coisas.

A primeira é que (ao ver o vídeo em alta resolução) é possível dizer que não são a mesma pessoa ou que, no mínimo, não dá para dizer que é a mesma pessoa. O sujeito do “capim” é mais novo e não tem a barba grisalha. A segunda é que o sujeito (que nos relatou estar sofrendo alguns ataques na web) não estava em Recife no dia 30 de setembro, já fez um B.O. relatando a fake news e gravando um vídeo reafirmando que não é ele.

Resumindo: a história que diz que petistas forjaram uma passeata de Bolsonaro é falsa. O vídeo que circula online é de uma manifestação organizada por apoiadores do candidato do PSL e o sujeito acusado no vídeo já esclareceu (inclusive com provas na polícia) que não é ele.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

32 comentários em “Petistas distribuem capim para nordestinos em carreata falsa de Bolsonaro #boato

  • 21/10/2018 em 05:38
    Permalink

    Bom trabalho, Boatos.org. Sugeriria na primeira linha já escrever em caixa alta: FALSO. Recebi de uma parenta este vídeo e logo vi que jamais seria uma teatralização. Se fossem petistas seria uma contrapropaganda,,,nada plausível. Fiquei impressionada com o trabalho de vocês e dos comentários. As pessoas querem desacreditar quem trabalha nesta boataria em base a seus credos ideológicos.

    Resposta
  • 19/10/2018 em 12:53
    Permalink

    Essa eleição está virando uma baixaria. Não dá mais prá saber o que é fato e o que é “fake”. Nem nas pesquisas dá prá acreditar. A verdadeira pesquisa será nas urnas em 28/10. Os terroristas da direita, os bolsonaristas já estão ameaçando quebrar tudo se o seu candidato não foi o venecedor. Ora, está ameaçando a própria Justiça Eleitoral? Deveriam ser todos processados. Não sou Bolsonaro, mas se ele ganhar o único jeito é aceitar o resultado. A surpresa seria se o Haddad ganhasse. Bem que eu gostaria, mas sou realista.

    Resposta
  • 17/10/2018 em 06:39
    Permalink

    Desacreditando agora nesse site. Suas pesquisas são totalmente imparciais. Deixar de pesquisar aqui.

    Resposta
    • 18/10/2018 em 22:38
      Permalink

      Ainda bem que as pesquisas são IMparciais. Se fossem parciais seria problema. (acho que você não vai entender…)
      No mais, pelo visto você só acredita no que quer. Mesmo com toda a explicação do site. Pena…

      Resposta
  • 16/10/2018 em 21:40
    Permalink

    Meu amigo, como pode a pessoa se deixa corromper. Antes quando queria saber se uma notícia era falsa, corria para seu site. Mas de una tempos pra cá, tu só ficou só postando mentira.
    Se você pesquisas mais, antes de dizer que isso é boato, veria que tem um vídeo no YouTube aonde uma pessoa anotou a placa de todos os carros, entrou com processo, e descobriu que TODOS que estavam oferecendo capim era Petista.
    Olha não sei quanto vc ganhou, mas dinheiro não dura pra sempre, o caráter sim.

    Resposta
  • 15/10/2018 em 23:12
    Permalink

    Esses eleitores do bolsoasno que merecem capim!
    São muito burros ou um bando de gente mal-caráter ou os dois, não é possível, está comprovado que NÃO FORAM PETISTAS QUE FIZERAM A CARRETA e os acéfalos filhos da put* continuam falando que é!
    Vão tomar no c*!!!!!!!!!

    Resposta
  • 14/10/2018 em 11:28
    Permalink

    pega a placa do carro e faz uma pesquisa pra ver

    Resposta
    • 16/10/2018 em 21:42
      Permalink

      Fizeram Isso, entraram com processo é descobriram que TODOS eram petista

      Resposta
  • 14/10/2018 em 10:37
    Permalink

    que piada mei amigo, vc não esclareceu nada aí! nitidamente o cara fez um vídeo aleatório que qualquer um podetia fazer dizendo que nao era ele. Aliás eu nao vi ele conprovar nada, só vi ele criticar o Bolsonaro. Como vcs querem que alguém acredite nisso? Fake pra mim é esse site aqui!

    Resposta
  • 14/10/2018 em 09:10
    Permalink

    “Ele não” no muro de Berlim? Verdade ou mentira?

    Resposta
  • 13/10/2018 em 22:54
    Permalink

    Bolsonaretes fanáticos! Dá um trabalhão pro cara desmentir o boato e os caras ficam desacreditando! Vcs são cegos por esse “deus Bolsonaro”.

    Resposta
  • 13/10/2018 em 18:02
    Permalink

    Incrível o quanto este site é ágil contra a direita e lento contra fakes esquerdistas… Estamos de olho.

    Resposta
  • 13/10/2018 em 14:28
    Permalink

    Nunca entrei nessa página mas já deu para perceber que é um espaço imparcial.

    Resposta
  • 13/10/2018 em 14:22
    Permalink

    Exatamente, esses caras desse site devem ser PT, não acho isso justo, deveriam ser neutros pra comentar os boatos ou fatos. Eu como não acredito mais nessas baboseiras da mídia nem ligo. Porque agora até ataques estão sendo inventados. Dá onde alguém iria fazer isso, sabendo que iria perder os votos para o seu candidato, por favor né..

    Resposta
  • 13/10/2018 em 09:38
    Permalink

    Sobre o caso da pessoa marcada com a SUÁSTICA INVERTIDA, a polícia descartou agressão política, poderiam esclarecer?

    Resposta
    • 16/10/2018 em 14:45
      Permalink

      Não foi a polícia que descartou. A “vítima” que resolveu não prosseguir com a queixa. Estranho, não acha?

      Resposta
  • 12/10/2018 em 23:55
    Permalink

    Não fizeram nada de errado. Eleitor do PT tem mais é que comer capim mesmo!

    Resposta
    • 15/10/2018 em 14:04
      Permalink

      Coxinha tem que beber água de esgoto e farinhata.

      Resposta
    • 15/10/2018 em 17:04
      Permalink

      Lamento, por seu infeliz comentário amigo mas os vídeos são distintos eram sim militantes da esquerda, e mais uma vez a equipe do boatos mentiu descaradamente pois os 2 primeiros videos da carreata são antes da eleição, ou porque motivos uma pessoa iria pedir votos para os candidatos do Jair Bolsonaro pós eleições, ele iria simplesmente pedir votos aos candidatos que apoiam o candidato a presidência Jair Bolsonaro.

      Resposta
  • 12/10/2018 em 23:21
    Permalink

    Quando aparece uma noticia contraria ao bolsonaro, rapidinho os seus seguidores tratam de comentar que é “fake”, que são “petistas disfarçados”…

    Resposta
  • 12/10/2018 em 22:41
    Permalink

    Obrigado, boato, por esclarecer-me.

    Resposta
  • 12/10/2018 em 22:02
    Permalink

    Que confusão. Quem distribuiu capim para quem então?

    Resposta
  • 12/10/2018 em 19:51
    Permalink

    Ei. Que vergonha. VCS estão na rota dos desacreditados. O KIT GAY é Veri e VCS disseram que era boato. Que vergonha.

    Resposta
  • 12/10/2018 em 16:52
    Permalink

    Como o site investiga que algo é fake? Perguntando a um militante do PT. Faz todo sentido, investigação de primeira. É como perguntar ao Haddad se Lula é inocente.

    Resposta
    • 13/10/2018 em 22:30
      Permalink

      Claro que não. O boatos.org pergunta pra um inteliJumento do fascismo bolsonariano. Depende da resposta, coloca o contrário pois inteliJumento só segue o que o dono fala… Kkkk Kkkkkk

      Resposta
  • 12/10/2018 em 15:43
    Permalink

    Assim como muitos que já me alertaram nas redes sociais. Vou deixar tb de seguir esse site tendencioso de esquerda. Deve estar sendo favorecido. Só tem matéria fake do 17, sendo q recebo inúmeros do 13. Sem contar essa explicação do capim. Totalmente confusa. Q na vdd no FINAL diz q foi gente do PT q distrinuiu o capim. Vou espalhar nos meus milhares de seguidores.

    Resposta
  • 12/10/2018 em 15:30
    Permalink

    Eu estive nessa passeata e nao vi nenhum carro com capim passar!
    sera que a filmagem foi no mesmo lugar?

    Resposta
  • 12/10/2018 em 14:29
    Permalink

    Graças ao “the boss” presidiário é que a situação chegou a esse ponto!
    Passou sua alcoólica vida pregando o mantra “nós contra eles”!!!

    Resposta
  • 12/10/2018 em 14:28
    Permalink

    Tem o vídeo do dono do reboque também

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)