Paulo Guedes gastou R$ 120 mil com Viagra, mostra CNN #boato

Boato – CNN noticiou que ministro da Economia Paulo Guedes gastou R$ 120 mil com Viagra. Prova está em imagem.

Há algumas semanas, uma reportagem sobre gastos do governo federal com diversos produtos (como leite condensado) causou polêmica (e posteriormente, boatos). A prova de que o tema continua dando o que falar na internet está em uma imagem que começou a viralizar em grupos contrários ao presidente Jair Bolsonaro.

A imagem mostra o apresentador Márcio Gomes, da CNN, e um lettering com os seguintes dizeres “Polêmica no Planalto: Paulo Guedes gasta 120 mil reais com Viagra. Ministério Público pede investigação. CNN”. A imagem gerou inúmeros comentários relacionados ao governo e ao ministro da Economia.

Uma das mensagens dizia “Eu sou imbrochável” diz Bolsonaro. – Paulo Guedes gasta 120 mil com viagra. Agora, tudo faz sentido. É pra f… com o país inteiro!”. Outra apontava “Só assim pra manter a dita dura”. Uma última dizia “Quero acreditar que isso é Fake”.

CNN mostrou que Paulo Guedes gastou R$ 120 mil com viagra?

Para alegria do último internauta em questão e, ao contrário do que pensou muita gente, a informação que aponta para o “gasto” de Paulo Guedes é falsa. Trata-se de uma montagem feita em cima de uma imagem da CNN.

Vale lembrar que montagens do tipo são comuns em fake news. Já desmentimos histórias sobre um “avião no tufão”, sobre uma “surpresa que Gugu teria feito ao reformar a cela de Suzane von Richthofen e outras.

Pela legenda que era complementar à notícia (com os dizeres “Saldo da balança comercial brasileira cai 50% em fevereiro”) chegamos a essa matéria da CNN Brasil do dia 1º de março. Com isso, já tínhamos uma data para a possível exibição do programa (visto que a imagem circulou antes da edição de 2 de março do telejornal CNN Primetime). Você pode, inclusive, assistir abaixo:

Porém, na edição do Primetime do dia 1º de março não havia nada sobre a tal notícia. Nos site e perfis em redes sociais da emissora também não há qualquer informação sobre a compra por parte de Paulo Guedes. Vale dizer que, ao buscar em fontes confiáveis, nada encontramos sobre o assunto (ao contrário, achamos até desmentidos).

Resumindo: a história que aponta que a CNN noticiou que Paulo Guedes, ministro da Economia, gastou R$ 120 mil com Viagra é falsa. Não passa de uma montagem que cai por terra com uma checagem no site da emissora.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2m2887O
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet