Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Ônibus com torcedores da Gaviões da Fiel, PCC e esquerdistas está indo rumo a Brasília para invadir Congresso e culpar Bolsonaro #boato

Ônibus com torcedores da Gaviões da Fiel, PCC e esquerdistas está indo rumo a Brasília para invadir Congresso e culpar Bolsonaro #boato

Ônibus com torcedores da Gaviões da Fiel, PCC e esquerdistas está indo rumo a Brasília para invadir Congresso e culpar Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Torcedores da Gaviões da Fiel, PCC e esquerdistas estão indo até Brasília em ônibus saindo de São Paulo para destruir Congresso e colocar culpa em Bolsonaro.

A Gaviões da Fiel, torcida organizada do Corinthians, chamou a atenção durante as manifestações golpistas dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Após as eleições, bolsonaristas fecharam rodovias, pedindo por intervenção militar.

Mas o que eles não contavam era que a 35ª rodada do Campeonato Brasileiro estaria logo a frente. A reta final do Brasileirão levou muitas torcidas organizadas, assim como a Gaviões da Fiel, a acabarem com os bloqueios para chegarem até os locais de jogos.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, diversos ônibus com torcedores da Gaviões da Fiel, do PCC e outros esquerdistas estariam indo rumo a Brasília para invadir o Congresso e o STF. Segundo a publicação, o plano seria causar uma verdadeira baderna, se passando por bolsonaristas para culpar o presidente Jair Bolsonaro. Ainda segundo a história, eles estariam sendo pagos por sindicatos e plo próprio PT. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

“*ATENÇÃO* Faça chegar a Brasília-DF Vários ônibus estão saindo de São Paulo da zona Leste carregando meliantes e torcedores da Gaviões, outros ônibus da radial leste levando “torcedores” e infiltrados do crime PCC para fazer desordem em Brasília-DF. Objetivo: Invadir o Congresso Senado e tentar invadir o STF. Dizendo que são a favor do Bolsonaro. Tentarão os mesmos modos operandi que ocorreu no Capitólio Americano. Para tentarem jogar a culpa e os crimes nas costas do Presidente. Denunciem e façam chegar aos grupos que estão em Brasília-DF, peçam as autoridades que interceptem os ônibus e o pessoal que lá estiver denunciem é urgente.

Já sairam alguns ônibus e agora es tão saindo mais o filho da minha vizinha esta indo e ela me contou, estão recebendo dinheiro do bandidos através de um pessoal do sindicato e do PT que estiveram na comunidade convidando e aliciando com dinheiro eles pra irem. Temo pela vida de meu vizinho vi ele crescer aqui, anda errado mas a mãe é boa e esta sofrendo. Avisem urgente enviem para o pessoal do distrito de Brasília-DF. Compartilhem”.

Ônibus com torcedores da Gaviões da Fiel, PCC e esquerdistas está indo rumo a Brasília para invadir Congresso e culpar Bolsonaro?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook e agitou os grupos bolsonaristas. Entretanto, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas.

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis, o pedido de compartilhamento e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, histórias falsas sobre ações de disfarce já existem há algum tempo na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu algumas delas, como a que dizia que a esquerda se disfarçaria de black blocks com camisetas de Bolsonaro em manifestações, em 2021. Também a que indicava que o pastor Caio Fábio teria alertado que bolsonaristas disfarçados de petistas vão invadir e atacar igrejas.

Ao analisar a mensagem, é possível notar que ela não apresenta provas. Se isso não bastasse, esse seria um plano facilmente identificável e rastreável, uma vez que envolve um número grande de pessoas e, na hora do aperto, com certeza alguém entregaria todo o plano. Além disso, não faria lá muito sentido, porque as pessoas seriam presas e identificadas (e o rastro do dinheiro facilmente identificado).

Quando procuramos pelo tal movimento, não encontramos nada. Pelo contrário, o movimento iniciado por bolsonaristas perdeu bastante força, os bloqueios quase já não existem e a maior parte dos apoiadores de Bolsonaro já foram para casa. Não existem indícios de que essa situação possa ocorrer.

Em resumo: a história que diz que os torcedores da Gaviões da Fiel, PCC e esquerdistas teriam alugado ônibus para ir até Brasília, destruir o Congresso e culpar Bolsonaro é falsa! A história não faz o menor sentido. As pessoas seriam detidas e presas pela Polícia e, logo depois, identificadas. O disfarce não iria durar muito tempo e toda o plano seria facilmente desmascarado. Além disso, o movimento bolsonarista já perdeu força há algum tempo. Por fim, não existem provas ou indícios de que isso vá ocorrer. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: