Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Obra da ponte na divisa de Pará e Tocantins foi embargada por Lula #boato

Obra da ponte na divisa de Pará e Tocantins foi embargada por Lula #boato

Obra da ponte na divisa de Pará e Tocantins foi embargada por Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O governo do presidente Lula embargou uma obra de construção de uma ponte na divisa entre o Pará e Tocantins. Faz o L.

Houve um momento no governo de Jair Bolsonaro que boa parte da propaganda federal estava na forma de “grandes obras” nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Agora, com outro governo, circula uma mensagem que apontaria que “tudo foi perdido”.

De acordo com mensagens que estão circulando na internet, uma obra de uma ponte na divisa entre o Pará e Tocantins havia sido embargada pelo governo do presidente Lula. A prova é um vídeo que um homem gravou mostrando as obras do rio em questão (que já vamos esclarecer). Leia a mensagem que circula online e a transcrição do vídeo:

Mensagem: Ponte PARÁ /TOCANTINS/PARÁ embargada pelo “Pai dos Pobres”. E aí nortistas, nordestinos, etc, que fizeram o “L”. O que vocês estão achando de tudo isso? Ah! não esqueçam a sabotagem desse desgoverno com falta d’águas do rio S.Fco.deixando povo e animais com sede.

Transcrição: Aí a balsa com o nosso presidente fez a balsa não. A ponte que o nosso presidente fez pra travessia Pará Tocantins, Tocantins Pará. Aí ó. A ponte praticamente pronta. Entendeu

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

 E a obra foi embargada. Pelo filha da puta do Lula. Aí oh. Milhões e milhões aí oh. Final da obra. Esse desgraçado pra presidência em aí ó é o que ele sabe fazer aí ó mais uma pros petistas aplaudirem aí a gente vai por aqui ó e o bálsamo cem reais cem reais pra atravessar na balsa fazer o que né

Análise da mensagem que circula online

Vimos o conteúdo ser publicado em redes sociais como TikTok, YouTube (shorts), Facebook e Twitter (onde uma publicação teve mais de 26 mil visualizações e 800 compartilhamentos).

Tanto a mensagem como o vídeo têm características de fake news como o caráter vago (sequer é dito que ponte estaria embargada e o porquê), alarmista (que ajuda a incitar a polarização), com erros de português e com falta de citação de fontes confiáveis.

Não bastasse isso, a mensagem ainda faz o favor de compartilhar um conteúdo falso e que já foi checado: de que Lula deixou o Rio São Francisco com as compotas fechadas.

Ao analisar o conteúdo, separamos algumas perguntas a serem respondidas. A primeira é qual é a ponte em questão. A segunda é se, de fato, houve embargo de obras por parte de Lula. A terceira é se as obras estão atrasadas ou com algum problema.

Qual é a ponte entre Tocantins e Pará que aparece no vídeo?

Fizemos uma busca com base nas referências passadas no vídeo e chegamos à ponte que está sendo construída no Rio Araguaia entre as cidades de Xambioá (TO) e São Geraldo Araguaia (PA). Matérias falam do início das obras e apontam para o seu progresso.

Houve embargo de obras por parte de Lula?

Não encontramos em nenhuma fonte confiável a informação de que as obras estejam embargadas por Lula. A colocação, aliás, não faz muito sentido. Normalmente, obras são embargadas (seja por questões ambientais, de risco de construções ou outras) pela Justiça. Governo até pode paralisar obras. Mas embargo não é o termo certo.

Ao procurar por informações sobre a ponte na divisa entre Tocantins e Pará, descobrimos este canal do YouTube que tem publicado muitos vídeos da construção. As imagens mostram que as obras continuam e não estão paralisadas ou embargadas.

As obras da ponte estão atrasadas ou com algum problema?

Dentre os conteúdos que encontramos sobre a ponte no Rio Araguaia, descobrimos um que apontava que a previsão para o término das obras para o ano de 2024. De acordo esta matéria publicada na mídia regional, a previsão continua a mesma: primeiro semestre de 2024.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que as obras na ponta que liga os estados do Pará e Tocantins estão “embargadas por Lula”. Não sabemos o contexto do vídeo, mas ele não tem informações reais.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm