Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Mulher de Bolsonaro (Michelle) já foi presa por tráfico de drogas #boato

Mulher de Bolsonaro (Michelle) já foi presa por tráfico de drogas #boato

Mulher de Bolsonaro (Michelle) já foi presa por tráfico de drogas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Bolsonaro afirma que, há 20 anos, sua esposa Michelle cumpriu pena de 3 anos de cadeia por tráfico de drogas. Mulher do presidente já foi presa por tráfico. 

Se não bastassem as fake news sobre a Covid-19, sobre as vacinas contra a doença e sobre a situação em relação à pandemia no país, agora também temos fake news sobre a família do presidente Jair Bolsonaro.

Isso prova que as eleições de 2022 já estão aí, que as informações falsas não são exclusividade de grupo X ou Y e que quando se trata de fake news, não existe distinção de partido político ou ideias defendidas.

De acordo com a informação que está circulando nas redes sociais, Michelle Bolsonaro, esposa do presidente Jair Bolsonaro, teria sido presa por tráfico de drogas no passado. Segundo a publicação, a prova seria um vídeo do próprio presidente falando sobre o assunto e questionando a imprensa sobre o motivo de resgatar a história. Confira:

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Versão 1: “Minha mulher, há uns 20 e poucos anos, foi condenada por tráfico de drogas. 3 anos de cadeia e cumpriu. Agora é justo levantar isso? E agora, tá todo mundo sabendo na vizinhança que ela foi condenada no passado e cumpriu três anos de cadeia. Como é que você acha que tá a cabeça dela no momento? Qual o ganho jornalístico disso? Falar que a Michelle, há 3 anos… há 20 e poucos anos aí foi condenada e cumpriu 3 anos de cadeia por tráfico de drogas, tá certo? A mãe dela também, a mesma coisa. Um processo com por falsidade ideológica e respondeu, foi arquivado. Tá? Foi arquivado. Quem ganha com isso? Para qeu esculachar a minha esposa? Dizer que ela não tem legitimidade para fazer o trabalho social que ela faz? Ela tá abatida, arrasada. Pra que isso, p*? Pra que isso, p*? Tem um tio foragido, tem aí não sei quantos, talvez 100 parentes na Ceilândia, né? Um lugar pobre, né? Em parte, um lugar pobre. Se for procurar, vai achar mais coisa. Pra que isso? Qual é o ganho disso? Quem tava na Granja do Torto, eu falei a questão de 3, 4 dias, que tavam procurando a Michelle por outro motivo. O motivo era esse. Tráfico de drogas, tá certo? E acharam no hospital. Daí, disseram – e era verdade – que ela tava há dois anos dentro… A Folha fez a matéria. Tava há dois anos, há dois dias, dentro do hospital em uma maca”.

Versão 2: “Parece que A mulher do Bolsonaro já foi condenada por tráfico de drogas!”. Versão 3: “Segundo Bolsoasno a Mulher do Macron é feia…a do Bolsonaro condenada por tráfico!!! Traficante!!! Qual era o lema da campanha mesmo? Vc aí a favor da pena de morte…”. Versão 4: “Se a mulher do Bolsonaro cumpriu três anos de cadeia por tráfico de drogas, isso é problema deles”.

Mulher de Bolsonaro (Michelle) já foi presa por tráfico de drogas?

A história fez um enorme sucesso nas redes sociais, em especial, no Facebook, TikTok e Kwai. Entretanto, a história não passa de balela. A explicação fica por conta da origem do vídeo.

Não é novidade para ninguém que vídeos são amplamente utilizados em fake news na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeros deles, como o que dizia que um vídeo mostraria um lobisomem morto a tiros em uma cidade no Brasil. Também a que indicava que Lula teria aparecido bêbado, em vídeo, após a anulação de suas condenações e, por fim, a que apontava que a atriz Suzy Rêgo teria aparecido bêbada e drogada em vídeo na internet.

Assim como nos vídeos citados acima, as imagens de hoje também foram editadas. No caso de hoje, a edição foi feita a partir de uma entrevista do presidente Jair Bolsonaro após a realização de um evento no dia 16 de agosto de 2019.

Na ocasião, Bolsonaro foi questionado pelos jornalistas sobre reportagens que afirmavam que a família da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, estaria envolvida com crimes e problemas políticos. O presidente confirmou que a avó de Michelle Bolsonaro, de fato, cumpriu pena por tráfico de drogas há mais de 20 anos. Bolsonaro também explicou que a mãe da primeira-dama foi indiciada por falsidade ideológica, mas o crime prescreveu e o processo foi arquivado.

Como é possível ver a partir do momento 8:41 da entrevista original, o presidente Jair Bolsonaro não falava sobre sua esposa Michelle, mas sim sobre a avó dela. A explicação veio após uma reportagem que falava sobre o passado e a atual situação de diversos parentes da primeira-dama Michelle Bolsonaro, em especial, a avó de Michelle. Na reportagem, publicada no dia 16 de agosto de 2019, documentos mostram que a avó de Michelle já havia sido presa por tráfico de drogas.

Ao procurar por mais informação, não descobrimos nada sobre a primeira-dama Michelle Bolsonaro ter sido acusada por tráfico de drogas. Também não existe nenhuma informação que possa validar a história.

Em resumo: a história que diz que a primeira-dama Michelle Bolsonaro já foi presa por tráfico de drogas é falsa! O vídeo que acompanha a história, na verdade, foi editado. As imagens foram retiradas de uma entrevista do presidente Jair Bolsonaro, no dia 16 de agosto de 2019. Na realidade, Bolsonaro falava sobre a prisão da avó de Michelle Bolsonaro, há mais de 20 anos, após ser condenada por tráfico de drogas. A avó da primeira-dama passou 3 anos na prisão. Tudo isso ocorreu após a publicação de uma reportagem que contava sobre a vida da avó de Michelle Bolsonaro e falava sobre sua prisão. Ou seja, a história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/34S2jgr