Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Militantes chamam Lula de ladrão em protesto durante comício #boato

Militantes chamam Lula de ladrão em protesto durante comício #boato

Militantes chamam Lula de ladrão em protesto durante comício, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Durante comício, militantes do PT se revoltaram com Lula e começaram, em protesto, a chamar o ex-presidente de ladrão.

Hoje, vamos falar de mais um caso de boato antigo que voltou a circular por conta do período eleitoral de 2022. Desta vez, está circulando na internet um suposto vídeo no qual militantes, em protesto contra Lula, teriam chamado o ex-presidente de ladrão.

De acordo com mensagens que acompanham o vídeo, os militantes do PT teriam ficado revoltados por não receber o pagamento por estar no local e começaram a gritar contra o ex-presidente. Leia algumas mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Versão 1: Quando a oposição fala “Lula Ladrão”, faz parte do jogo. Agora quando a militância chama o majoritário de “Lula Ladrão”, algo errado, não está correto! Versão 2: Até os militantes, em lugar fechado e controlado chamam Lula de ladrão. Veja a cara dele. Versão 3: Os “militantes alugados” só receberam o pão com mortadela. O dia passou, o sol esquentou e nunca chegava os R$ 30,00 prometidos. O diretório local naturalmente surrupiou o dinheiro.  Todo mundo se segurou até a chegada do ladrão. Aí a vingança foi *letal* Contra imagens …

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Militantes chamaram Lula de ladrão em protesto durante comício?

Não demorou para o vídeo e as mensagens se espalharem com todas as forças na internet. Só que, ao contrário do que apontam as mensagens, não é verdade que os gritos dos militantes de Lula foram resultado de um protesto.

Na realidade, este vídeo é de 2017 e foi desmentido no Boatos.org em 2019. Não há nada sobre protestos. Como o desmentido em questão foi feito outrora, relembre o que escrevemos em relação ao assunto na época.

O primeiro fato que nos leva a desmentir toda essa história é que as mensagens que aparecem nas publicações que estão compartilhando o vídeo carregam todas as características de boatos: vagas (não fornecem mais informações de quando e onde aconteceu o tal comício), alarmistas (têm o apelo de causar revolta e burburinho entre os internautas), possuem vários erros de português e, ainda, não citam fontes confiáveis que deem credibilidade ao que está sendo dito.

Em segundo lugar, não é de hoje que aparecem vídeos fora do contexto relacionados ao ex-presidente Lula. Aqui no Boatos.orrg, nós já desmentimos alguns deles, como o vídeo falso que mostrava um ônibus de Londres com os dizeres Lula ladrão; outro que supostamente mostrava o ex-presidente sendo expulso da cidade de Bagé logo após saída da prisão; e, ainda, o vídeo que mostrava Lula sendo vaiado e chamado de ladrão ao chegar em Recife depois de deixar a prisão.

E, por últimos, cravamos o desmentido ao buscarmos pelo vídeo e descobrirmos que ele não é recente e tampouco os gritos dos militantes se tratam de hostilidades. Na realidade, o vídeo é de, no mínimo, 2017 e mostra um grito de guerra dos militantes petistas: “Lula ladrão, roubou meu coração”. Inclusive, tem até camiseta com a frase.

Não se sabe ao certo de onde se originou o bordão que acompanha os atos de Lula e toda a militância do PT como grito de guerra pelo país, mas a imagem com o desenho do ex-presidente com um coração e a frase “Lula ladrão, roubou meu coração” surgiu em tom de piada feita pelos próprios militantes lulistas, em 2016, depois do primeiro depoimento de Lula na Operação Lava Jato, em resposta a uma ilustração que aparecia em vários outdoors do ex-presidente com roupa de presidiário.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que militantes chamaram Lula de ladrão em protesto contra o ex-presidente. Na realidade, o grito “Lula ladrão, roubou meu coração” era um grito de apoio ao presidente e de ironia a quem o criticava.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: