Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Marielle Franco era filha do traficante Fernandinho Beira-Mar #boato

Marielle Franco era filha do traficante Fernandinho Beira-Mar #boato

Boato – A verdade finalmente foi descoberta. A vereadora da cidade do Rio de Janeiro Marielle Franco, assassinada no dia 14 de março de 2018, era filha do traficante Fernandinho Beira-Mar.

Exatamente uma semana após a morte brutal da vereadora Marielle Franco, podemos fazer um balanço do turbilhão que passou pela internet nos últimos dias. Primeiro, a morte causou comoção na web. Depois, grupos contrários às causas que ela levantava começaram a questionar essa comoção. Logo em seguida, uma avalanche de boatos tomou conta na web.

Com a ajuda de sites como o Boatos.org (que foi o primeiro, em muitos casos, a divulgar desmentidos sobre o assunto), as fake news sobre a vereadora cessaram. Porém, uma ainda persiste sem ser desmentida: a que aponta que ela seria filha do traficante Fernandinho Beira-Mar.

A tese se sustenta de duas formas. A primeira é por meio de mensagens muito parecidas (e que espalhavam boatos) com as que começaram a circular após a morte da vereadora. Leia um exemplo que circula online:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

É , ninguém lembra que a vereadora morta Marielle é ex- mulher do traficante Marcinho VP, engravidou dele aos 16 anos de idade. A mídia fala da morte da vereadora Marielle no Rio de Janeiro, mas não fala o nome do pai dela , Fernandinho Beira-Mar , que bancou a candidatura dela. Estas verdades, a GLOBO , não fala ao mundo afora . Muda Brasil .

A segunda “forma” que tem circulado online é por meio de um link de uma notícia que tem o seguinte título: “Filha de Fernandinho Beira-Mar vai assumir mandato de vereadora no RJ”. O título e a foto de uma mulher no tumbnail dão a entender que a notícia seria sobre Marielle (há outro entendimento que vamos analisar mais profundamente no nosso próximo texto).

Marielle Franco era filha do traficante Fernandinho Beira-Mar?

A “primeira forma” circulou bastante mas, (provavelmente repelida pelo movimento contrário às fake news) tem circulado menos e apenas por WhatsApp. A “segunda forma” continua “de vento em popa”. Mas será mesmo que a vereadora Marielle Franco é filha do traficante Fernandinho Beira-Mar? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Se você não se atentou, a mensagem sobre os “atributos” de Marielle Franco contém diversos boatos já desmentidos aqui: nem ela é ex-mulher de Marcinho VP, nem engravidou aos 16 anos. Quanto ao pai de Marielle, o nome dele é Antônio Franco. Ele inclusive falou sobre fake news depois da morte da filha: “No Brasil, poucas pessoas têm condições de falar da minha filha”.

Quanto à “segunda versão” da história, a pessoa da foto é, de fato, filha de Fernandinho Beira-Mar. Porém, não é Marielle Franco. Trata-se de Fernanda Izabel Costa, dentista e suplente de vereadora no município de Duque de Caxias (RJ).

Detalhe: a notícia que fala que “ela vai assumir mandato” também não está correta (pelo menos não em março de 2018). Mas vamos falar disso depois. Outro detalhe: não é a primeira vez que Fernanda é “confundida” com outra pessoa. Em 2015, ela foi chamada de “juíza” em outro boato desmentido por aqui. 

Resumindo: assim como em outros boatos que circularam na última semana, a tese que aponta que Marielle Franco é filha de Fernandinho Beira-Mar é falsa e absurda. Creio que, agora sim, conseguimos desmentir o último boato que “tentava” manchar a história da vereadora.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.