Marcelo Hoope tirou o nome Crivella para concorrer a deputado federal #boato

Boato – Filho de Marcelo Crivella, Marcelo Hoope, retirou o sobrenome Crivella para concorrer a deputado federal. Plano da Universal é eleger 100 políticos na “carona” do filho do prefeito do Rio. 

As eleições estão aí, batendo à porta. Noticiários divulgam pesquisas de intenção de voto a todo momento, a disputa aumenta e para ganhar, os candidatos entram na fase do tudo ou nada. Talvez isso explique uma suposta tentativa de artimanha (pelo menos de acordo com um texto que circula na internet) do filho do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB).

A notícia, viral no Facebook e WhatsApp, aponta que o filho do Crivella retirou o nome “Crivella” para concorrer a deputado federal. A publicação diz que “Marcelo Hoope não leva o Crivella no nome de guerra” e que a “Universal pretende, e conta, com uma expressiva votação nele para arrastar na legenda mais uns 100 pastores como deputados federais”. Leia o que diz a mensagem:

Pessoal do Rio: Atenção!!! O filho do Crivella vem como candidato a deputado federal pelo RJ. É jovem e se chama MARCELO HOOPE (não leva o Crivella no nome de guerra). A Universal pretende, e conta, com uma expressiva votação nele para arrastar na legenda mais uns 100 pastores como deputados federais. E você vai deixar que isso continue? Divulgue e repasse para o nosso bem! se você passar para 10 pessoas em minutos vai se espalhar pela rede do Facebook. faça sua parte! Vale compartilhar colar e copiar vale tudo

Marcelo Hoope tirou o nome Crivella para concorrer a deputado federal?

É óbvio que a história chama atenção. Mas será mesmo que o filho do Crivella mudou o sobrenome para concorrer a deputado federal? A resposta é não. Sem mais delongas, vamos aos fatos.

É engraçado como, no mundo da boataria, o enredo das histórias se repetem. Digo isso porque, há alguns dias, desmentimos uma história semelhante “Marco Antônio Cabral, filho de Sérgio Cabral, mudou o sobrenome para as eleições”. Não por acaso (assim como no post que falava dos “Cabral”), a mensagem possui todas as características de boatos online: informações vagas, alarmista, com erros de ortografia, pedidos de compartilhamento e não cita fontes confiáveis.

Também como no caso de Marco Antônio, a tese de “estratégia” “dos Crivella” não faz muito sentido. Desde quando o sujeito se candidatar como “desconhecido” faz com que ele ganhe mais votos do que como conhecido? Por mais que o prefeito da capital fluminense não esteja no auge da popularidade é fato que ele é capaz de eleger o filho (até mesmo porque ele tem força entre o eleitorado evangélico). A prova disso está nessas matérias do Uol, Extra e do O Antagonista. Ou seja, não há motivos para Marcelo esconder seu nome.

Mais um detalhe: mesmo que o filho do prefeito do Rio seja o deputado mais votado no estado, não existe a possibilidade de “arrastar 100 deputados da Universal”. Isso porque, no Rio de Janeiro, só é possível eleger 46 deputados federais. Além disso, os membros do legislativo são eleitos de forma proporcional.

E agora, o Gran Finale: o candidato não tem “Hoope” no nome. Seu nome completo é Marcelo Hodge Crivella. Quer dizer, sequer é o nome dele. Por sinal, ao procurar pelo nome “Marcelo Hoope”, só encontramos um boliviano que nem deve saber quem é Crivella. E mais: como é possível ver na página do Facebook e Instagram do político, o candidato adotou o nome “Marcelo Crivella Filho”.

Resumindo: não é difícil concluir que o filho de Marcelo Crivella não trocou o nome para concorrer a deputado federal. Além de a tese não fazer sentido e o candidato a deputado ter adotado o nome Marcelo Crivella Filho em redes sociais, ele sequer se chama Hoope (é Hodge). Ou seja: a notícia, na verdade, não passa de uma balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

2 comentários em “Marcelo Hoope tirou o nome Crivella para concorrer a deputado federal #boato

  • 11/08/2018 em 09:27
    Permalink

    Esta notícia mesmo contendo o erro na grafia do sobrenome dele, para mim não é falsa. O cerne da questão desta noticia é que MARCELO HODGE é filho do Crivella, e para um desavisado esse link não será feito, porque será? O “tirou” pode ser traduzido por “não apresenta” e pelo menos para mim, serviu como alerta. Quando a BOATOS.ORG diz que é boato, eu logo imaginei que o MARCELO HODGE não fosse filho do Crivella e a noticia era para prejudicar esse tal de Marcelo que nem sei quem é… mas ao ler todo o conteúdo da explicação de vocês (que nem todo mundo lê), ví que não era isso não.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)