Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Manifestação pró-Bolsonaro de 1º de maio de 2021 é a maior da história, admite Globo #boato

Manifestação pró-Bolsonaro de 1º de maio de 2021 é a maior da história, admite Globo #boato

Manifestação pró-Bolsonaro de 1º de maio de 2021 é a maior da história, admite Globo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Globo admitiu que a manifestação pró-Bolsonaro que ocorreu no dia 1º de maio de 2021 é a maior da história e que teve mais volume do que a favor do impeachment de Dilma.

No dia 1º de maio de 2021, grupos de aficionados mais exaltados por Bolsonaro foram às ruas em manifestações contra medidas de restrição contra a Covid-19, clamando por um golpe militar e, claro, defendendo o presidente. Passado um dia, repercussões começaram a circular na internet.

Um dos conteúdos é um suposto print do site G1 que aponta que a manifestação pró-Bolsonaro foi maior do que qualquer ato a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. No texto, ainda é dito que 25 milhões de pessoas foram às ruas “mesmo com a pandemia”. Leia o texto contido na imagem:

Confira o desmentido em vídeo:

Mesmo com pandemia, manifestação pró-governo do dia 1° de Maio é maior que as manifestações a favor do impeachment da ex-presidente Dilma. Segundo a Policia Militar, cerca de 25 milhões de pessoas estão nas ruas nesse Sábado do dia do trabalhador, em prol de manifestações à favor de Bolsonaro. Acontagem foi feita em mais de 1200 cidades brasileiras, inclusive capitais importantes como São Paulo e Rio de Janeiro.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A outra história vai mais longe. A mensagem aponta que a Globo “admitiu” que a manifestação de 1º de maio de 2021 foi, olha só, a maior da história do Brasil. As mensagens são acompanhadas de um vídeo com Renata Lo Prete (da TV Globo) falando sobre o suposto “feito”. Leia as mensagens que circulam online:

Versão 1: HU-MI-LHAN-TE!! Globo Admitiu que Manifestação Pró Bolsonaro Neste Primeiro de Maio foi a Maior da História – VEJA O VÍDEO! Versão 2: Globo Admitiu Manifestação Pró Bolsonaro a Maior da História

Globo disse que manifestação pró-Bolsonaro de 1º de maio de 2021 é a maior da história?

É claro que todos os conteúdos em questão geraram muitos compartilhamentos em redes sociais. Porém, não é verdade que a manifestação do dia 1º de maio de 2021 juntou 25 milhões de pessoas, que é a maior da história ou mesmo que a Globo tenha “admitido isso”.

Vamos começar com a versão “print” da história. Na realidade, o que houve foi uma adulteração de uma página do Portal G1. As provas são algumas. A primeira é que matéria com o título “Mesmo com pandemia, manifestação pró-governo do dia 1° de Maio é maior que as manifestações a favor do impeachment da ex-presidente Dilma” não consta no portal de notícias da Globo.

A segunda é o suposto link da matéria também não aparece em local algum. Ao buscar pelo link que está na imagem, nada encontramos. A terceira é que o topo da página aparecem os dizeres “grupos contra e a favor…”. Ao buscar por matérias do tipo achamos uma de junho de 2020 com o título “Grupos contra e a favor de Bolsonaro fazem atos em Brasília” assinada por “Afonso Ferreira e Pedro Henrique Gomes”.

Ou seja: o anúncio de “25 milhões de pessoas nas ruas” (o que seria um absurdo e geraria uma calamidade em tempos de pandemia) não só não procede como também não foi publicado em uma matéria do G1.

Vamos falar agora do outro conteúdo que está viralizando na internet. Na realidade, o mesmo vídeo já havia sido utilizado em outro fake que apontava que a manifestação a favor de Bolsonaro seria a “maior da história” em outubro de 2018. Como o que foi escrito na época vale para hoje, relembre o que escrevemos:

Ao procurarmos pelo vídeo completo, chegamos à verdade. As imagens que aparecem no vídeo, na realidade, mostram uma manifestação antiga (no dia 15 de março de 2015): os protestos que pediam o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Ou seja, o vídeo não mostra nem as manifestações do final de semana e muito menos a jornalista Renata Lo Prete falava sobre elas.

Agora, sabendo que o vídeo foi tirado de contexto e mostra outro protesto, resolvemos ir atrás de informações que pudessem nos ajudar a descobrir quais foram as maiores manifestações da história do país. Bem, a resposta é até simples, entre as maiores mobilizações, podemos citar a Revolta da Vacina e manifestações após o suicídio de Getúlio Vargas (onde há estimativas de 3 milhões de participantes).

Resumindo: a história que aponta que a Globo deu notícias falando que a manifestação a favor de Bolsonaro em 1º de maio de 2021 foi a maior da história e que teve 25 milhões de pessoas é falsa. Uma das notícias é uma montagem e a outra não falava sobre a manifestação a favor do presidente da República.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1