Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Globo admite que manifestação pró-Bolsonaro é a maior da história #boato

Globo admite que manifestação pró-Bolsonaro é a maior da história #boato

Boato – Durante cobertura ao vivo, Globo diz que manifestação pró-Bolsonaro, que aconteceu no final de semana, foi a maior da história do Brasil.

No final de semana dos dias 29 e 30 de setembro de 2018, diversas pessoas se reuniram em algumas cidades do país. A manifestação, que começou como uma resposta à mobilização de mulheres no dia 29/09, visava mostrar o apoio à candidatura de Jair Bolsonaro à Presidência da República.

Os atos renderam muitos vídeos e posts em redes sociais.  E, segundo publicações que andam circulando nas redes sociais, o protesto atraiu mais gente do que o imaginado. Tanto que, de acordo com textos nas redes sociais, até a Globo reconheceu a relevância do evento. As histórias usam, inclusive, um vídeo no qual a jornalista Renata Lo Prete teria afirmado que as manifestações do final de semana teriam sido as maiores da história do país.

No vídeo, ela inicia um pensamento falando dos protestos de junho de 2013, é interrompida com a informação de o protesto na Avenida Paulista ultrapassou 1 milhão de pessoas e dá uma gaguejada para concluir enquanto afirma que o protesto é maior do que o citado. Confira:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Versão 1: “A Globo admitiu ao vivo que manifestação pro bolsonaro é a maior da história”. Versão 2: “A Globo admitiu ao vivo que manifestação pro bolsonaro é a maior da história”. Versão 3: “A Globo admitiu ao vivo que manifestação pro bolsonaro é a maior da história. MAIOR MANIFESTAÇÃO!!”.

Globo admite que manifestação pró-Bolsonaro é a maior da história?

Bem, sabemos que as manifestações do final de semana atraíram muitas pessoas às ruas e tiveram números relevantes (tanto os protestos em prol como as manifestações contra Bolsonaro). Mas será que a “marcha de apoio a Bolsonaro na Avenida Paulista” foi mesmo a maior manifestação da história do país? Ou melhor, será mesmo que a Globo teria admitido isso? A resposta é não! Se você quiser mais detalhes, então continua lendo.

Vamos lá! A primeira questão aqui é lógica: por mais que as manifestações dos dias 29 e 30 de setembro tenham tido muita visibilidade e atraído muitas pessoas, nem de perto foi a maior mobilização da história do Brasil (que já passou por manifestações de Diretas Já, impeachment de Collor, jornadas de junho de 2013 e movimento contra Dilma).

Ao procurarmos pelo vídeo completo, chegamos à verdade. As imagens que aparecem no vídeo, na realidade, mostram uma manifestação antiga (no dia 15 de março de 2015): os protestos que pediam o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Ou seja, o vídeo não mostra nem as manifestações do final de semana e muito menos a jornalista Renata Lo Prete falava sobre elas.

Agora, sabendo que o vídeo foi tirado de contexto e mostra outro protesto, resolvemos ir atrás de informações que pudessem nos ajudar a descobrir quais foram as maiores manifestações da história do país. Bem, a resposta é até simples, entre as maiores mobilizações, podemos citar a Revolta da Vacina e manifestações após o suicídio de Getúlio Vargas (onde há estimativas de 3 milhões de participantes).

Em resumo: a história que diz que a emissora Rede Globo teria afirmado que os protestos pró-Bolsonaro foram os maiores da história do país é falsa! O vídeo que acompanha as publicações não mostra o protesto da semana passada, mas sim as mobilizações pedindo o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2015. Sendo assim, #boato. Até a próxima!

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.