Globo admite que manifestação pró-Bolsonaro é a maior da história #boato

Boato – Durante cobertura ao vivo, Globo diz que manifestação pró-Bolsonaro, que aconteceu no final de semana, foi a maior da história do Brasil.

No final de semana dos dias 29 e 30 de setembro de 2018, diversas pessoas se reuniram em algumas cidades do país. A manifestação, que começou como uma resposta à mobilização de mulheres no dia 29/09, visava mostrar o apoio à candidatura de Jair Bolsonaro à Presidência da República.

Os atos renderam muitos vídeos e posts em redes sociais.  E, segundo publicações que andam circulando nas redes sociais, o protesto atraiu mais gente do que o imaginado. Tanto que, de acordo com textos nas redes sociais, até a Globo reconheceu a relevância do evento. As histórias usam, inclusive, um vídeo no qual a jornalista Renata Lo Prete teria afirmado que as manifestações do final de semana teriam sido as maiores da história do país.

No vídeo, ela inicia um pensamento falando dos protestos de junho de 2013, é interrompida com a informação de o protesto na Avenida Paulista ultrapassou 1 milhão de pessoas e dá uma gaguejada para concluir enquanto afirma que o protesto é maior do que o citado. Confira:

Versão 1: “A Globo admitiu ao vivo que manifestação pro bolsonaro é a maior da história”. Versão 2: “A Globo admitiu ao vivo que manifestação pro bolsonaro é a maior da história”. Versão 3: “A Globo admitiu ao vivo que manifestação pro bolsonaro é a maior da história. MAIOR MANIFESTAÇÃO!!”.

Globo admite que manifestação pró-Bolsonaro é a maior da história?

Bem, sabemos que as manifestações do final de semana atraíram muitas pessoas às ruas e tiveram números relevantes (tanto os protestos em prol como as manifestações contra Bolsonaro). Mas será que a “marcha de apoio a Bolsonaro na Avenida Paulista” foi mesmo a maior manifestação da história do país? Ou melhor, será mesmo que a Globo teria admitido isso? A resposta é não! Se você quiser mais detalhes, então continua lendo.

Vamos lá! A primeira questão aqui é lógica: por mais que as manifestações dos dias 29 e 30 de setembro tenham tido muita visibilidade e atraído muitas pessoas, nem de perto foi a maior mobilização da história do Brasil (que já passou por manifestações de Diretas Já, impeachment de Collor, jornadas de junho de 2013 e movimento contra Dilma).

Ao procurarmos pelo vídeo completo, chegamos à verdade. As imagens que aparecem no vídeo, na realidade, mostram uma manifestação antiga (no dia 15 de março de 2015): os protestos que pediam o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Ou seja, o vídeo não mostra nem as manifestações do final de semana e muito menos a jornalista Renata Lo Prete falava sobre elas.

Agora, sabendo que o vídeo foi tirado de contexto e mostra outro protesto, resolvemos ir atrás de informações que pudessem nos ajudar a descobrir quais foram as maiores manifestações da história do país. Bem, a resposta é até simples, entre as maiores mobilizações, podemos citar a Revolta da Vacina e manifestações após o suicídio de Getúlio Vargas (onde há estimativas de 3 milhões de participantes).

Em resumo: a história que diz que a emissora Rede Globo teria afirmado que os protestos pró-Bolsonaro foram os maiores da história do país é falsa! O vídeo que acompanha as publicações não mostra o protesto da semana passada, mas sim as mobilizações pedindo o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2015. Sendo assim, #boato. Até a próxima!

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.

Compartilhe este artigo:

4 comentários em “Globo admite que manifestação pró-Bolsonaro é a maior da história #boato

  • 09/10/2018 em 18:30
    Permalink

    Para mim o movimento do EleNão foi alavancado pelo mídia com base em opiniões de artistinhas esquerdistas, onde muitos deles, gostam muito de uma tal lei Rouanet. Sendo que vários foram condenados por fraudes ou mal uso desse dinheiro. A lei Rouanet é usada para comprar artistas, para defenderem o governo. Como foi feito na URSS. É a prática da tal política de pão e circo, na parte “circo” evidentemente.

    Eu acho que esse site é esquerdista, pois sempre encontro links “desmentindo” coisas que são a favor do Jair Bolsonaro. Para mim é uma evidente má vontade se pegar algo do tempo do “ronca” que certamente não foi visto pelo país todo, como é agora no tempo da internet, para dizer que a passeata pró-bolsonaro foi menor. Ao invés de investigar se uma jornalista disse algo ou não, deveriam atacar se a passeata foi grande ou não. Um coisa a se considerar, é que a passeata contra Dilma, foi uma passeata contra uma presidente do país. Ao passo que a passeata pró-Bolsonaro, foi em prol de um simples postulante à presidência.

    Para mim esse site usa de desonestidade para desmentir esses “Boatos” a exemplo da Globo. O Bolsonaro foi a sabatina do JN e disse que a Globo recebia bilhões do governo. A Globo desmentiu dizendo que recebeu, no ANO, apenas uns poucos milhões. A Globo considerou a fala a seu favor, mas se ela pegasse o histórico do Bolsonaro ao falar essa frase teria que interpretá-la da forma certa, que durante o governos passados a Globo recebeu bilhões. Foi uma desonestidade intelectual da Globo.

    Se não me engano esse mesmo site desmentiu a fala do Daciolo quanto a URSAL. Se for pegar a fala do Daciolo se veria que ele falou “URSAL, UNASUL, Pátria Grande”. Para mim é desonestidade intelectual desmentir a URSAL, desconsiderando o contexto todo. Que tal desmentir UNASUL? (existe ou não, é compatível com a ideia posta como URSAL? É compatível com o termo mais usado pelos esquerdistas: Pátria Grande?).

    Resposta
  • 04/10/2018 em 16:19
    Permalink

    Quando isso virar filme eu vou ver se assisto.

    Resposta
  • 03/10/2018 em 23:21
    Permalink

    Agora agente vai ter que criar o Boato do Boato. Brincadeira! #ELESIM17

    Resposta
  • 03/10/2018 em 20:47
    Permalink

    Acabei de crer que voces são esquerdopatas, só dizem que é FAKE , BOATOS noticias relacionadas a Bolsonaro, mas para o PT tudo é verdadeiro, pois quando vou pesquisar algo do PT nunca encontro nada como sendo BOATOS.

    NÃO CONFIO MAIS NESSE SITE FAKE.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)