Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Major Olímpio não morreu de Covid-19 (morreu de AVC), diz assessor #boato

Major Olímpio não morreu de Covid-19 (morreu de AVC), diz assessor #boato

Assessor diz que Major Olímpio não morreu de Covid-19 (morreu de AVC), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O senador Major Olímpio não morreu de Covid-19. Assessor contou, em áudio no WhatsApp, que ele já estava curado, queria sair do hospital, ficou nervoso e morreu.

A morte do senador Sérgio Olímpio Gomes, mais conhecido como Major Olímpio, causou comoção em redes sociais. E, em um dia no qual o próprio Congresso (responsável pelo impeachment e instalação da CPI da pandemia) se comoveu, as mortes continuam em um ritmo altíssimo e o presidente deu mais uma declaração infeliz sobre “inflarem mortes por Covid-19”, um áudio colocou a causa da morte em xeque.

De acordo com a pessoa que falava (se utilizando de termos comuns a extremistas aficcionados por Bolsonaro como “ditadória” e “mídia esquerdista”), Major Olímpio morreu, na realidade, de AVC. Ele estaria já curado da Covid-19, queria ir embora do hospital, foi impedido e ficou nervoso e morreu. Leia a transcrição do áudio:

Transcrição: Boa tarde a todos do grupo. Boa tarde. Pessoal, só pra deixar bem claro aí, a respeito do Major Olímpio, a mídia podre, esquerdista, do nosso Brasil está noticiando aí informação falsa. Inclusive, esse vagabundo Ditadória aí, tá? Major Olímpio não veio a falecer de Covid-19. Major Olímpio, ele veio a falecer de um AVC, tá? A matéria aí tem dois pesos e duas medidas. É só a gente parar um pouquinho e interpretar a matéria de qualquer mídia esquerdista aí. Como uma pessoa aí que morre de Covid-19 pode fazer doação de órgãos? Todo mundo sabe que o procedimento padrão de quem morre de Covid-19 é saco preto, caixão lacrado e cova. Procedimento padrão. O que aconteceu com Major Olímpio foi o seguinte: ele teve sim Covid-19, só que ele já tinha se recuperado, ele estava no quarto, só que ele queria ter alta para estar indo pra casa. Os médicos não queriam dar alta pra ele, ele começou a ficar nervoso e a pressão dele subiu e não abaixava. Aí, os médicos tomaram a decisão de levar ele novamente pra UTI e colocar ele em coma induzido. E mesmo assim a pressão dele continuou alta. Foi aonde ele teve um AVC e veio a ter a morte cerebral, tá? Então, essa é a realidade, essa é a verdade, tá? Não foi de Covid-19, foi de AVC. Tá bom, pessoal? Só pra ficar bem claro aí, porque a mídia esquerdista, essa mídia podre do Brasil, como sempre, eles tão noticiando o que eles querem. Mais uma vez aí pra pôr medo na população, pra população aí ficar deslocada, tá bom? Então, a verdade é essa. Por isso, agora, eles vão manter ele vivo mais 12 horas, pra fazer a doação dos órgãos, tá bom?

A mensagem veio em consonância de diversas publicações em redes sociais como o Twitter e Facebook. Muitas questionavam o fato dos familiares de Major Olímpio apontarem que ele poderia doar órgãos. Em alguns casos, as mensagens identificavam o sujeito que gravou o áudio como “assessor de Olímpio” e como fonte da informação. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: Importante informar q o major Olímpio faleceu de AVC. Já estava curado do COVID. Isto é a realidade da causa morte, AVC. Tanto q seus órgãos deram doados, quem morre de COVID não pode doar órgãos. Versão 2: Bom dia! Major Olimpio morreu de Avc, e não de covid, os urubus de plantão já politizado sua morte.

Versão 3: O Assessor do Mj Olimpio passou um audio informando q a Midia esta mentindo, ele morreu de AVC e n de Covid. Ele tinha tido covid mas ja tinha se recuperado e ja estava no quarto e estava muito ansioso pela alta e a pressao subiu muito e nao abaixava e foi p UTI vindo a falecer.

Assessor diz que Major Olímpio não morreu de Covid-19 (morreu de AVC)?

A tese caiu como uma luva para corroborar com a fala absurda de Bolsonaro no dia anterior. E como tantas outras mensagens da categoria “passa pano para Bolsonaro”, a informação de que a Covid-19 não causou a morte do Major Olímpio é falsa.

Para chegar à verdade, fomos atrás da tal fonte que teria dado a informação. Ao buscar pela tese de que a morte de Olímpio não foi causada em decorrência da Covid-19, só a encontramos tese pregada por bolsonaristas (porque será?).

O Twitter oficial de Major Olímpio publicou informações muito claras de que o senador contraiu a Covid-19 e enfrentava complicações da doença até a sua morte. No dia 3, ele mesmo publicou a informação que estava internado por conta de uma infecção pelo novo coronavírus. A intubação ocorreu no dia 5 de março (três dias depois do diagnóstico). Isso derruba toda a tese de que ele estava “curado” antes do procedimento. As mensagens dos dias seguintes falavam em “situação estável” (sendo que a do dia 15 fala em tratamento da Covid-19). Em nenhum momento, há o relato que ele estava “recuperado da Covid-19”.

Para além disso, é importante citar que a Covid-19 não é uma doença estritamente pulmonar. Há tempos já se sabe que ela pode causar danos em diversas partes do corpo (inclusive no cérebro). A morte, por exemplo, do jornalista Rodrigo Rodrigues no ano passado foi causada por uma trombose venosa cerebral (um tipo de AVC) decorrente de complicações da Covid-19. Ou seja: é possível morrer de AVC causado pela Covid-19.

Algumas pessoas falaram que o fato de a família ter a intenção de doar os órgãos de Major Olímpio derrubava a tese de que ele teria morrido por Covid-19. Como mostra essa matéria do UOL, nestes casos são feitos testes no corpo para que se saiba que o vírus ainda está presente. E, hoje, saiu o resultado.

O próprio perfil no Twitter de Major Olímpio apontou que os órgãos não poderão ser doados: “A doação de órgãos era um desejo do Senador e foi autorizada pela família, contudo, por conta da questão da Covid-19 os médicos avaliaram que não seria possível a realização”.

Vale dizer que o palavreado do sujeito (que não condiz com o próprio posicionamento político de Major Olímpio), o fato do áudio não ter identificação e o histórico de áudios do tipo após mortes que visam “defender Bolsonaro” (como no caso Marielle) detonam a hipótese de que a informação tenha saído da equipe do senador.

Resumindo: não é verdade que o Major Olímpio estava curado da Covid-19 e não morreu por causa da doença. O áudio que circula online é falso (e visa defender Bolsonaro) e a própria família e equipe apontam que ele morreu por complicações causadas pela doença.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/3kWrohw
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy