Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Magno Malta alerta sobre chegada de refugiados em áudio #boato

Magno Malta alerta sobre chegada de refugiados em áudio #boato

Boato – Senador Magno Malta gravou um áudio no WhatsApp alertando para a chegada de refugiados em 13 navios no Brasil.

Uma das histórias que mais estão “rendendo” na internet nesta semana é o suposto alerta sobre a chegada de 1,8 milhão de refugiados em 13 navios em julho ao Brasil. Primeiro, uma mensagem no Facebook fazendo o alerta que é matematicamente impossível viralizou.

Depois um vídeo de um sujeito lendo a mensagem enganou muitas pessoas. Nos dois casos, o Boatos.org fez desmentidos. Ao final do segundo texto, avisamos que desmentiríamos novamente se fosse preciso. Pois é isso que aconteceu.

Agora, circula na internet um áudio que seria do senador Magno Malta (PR/ES) fazendo a “denúncia” da chegada dos refugiados. Leia o texto que acompanha a mensagem e a transcrição do áudio.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Áudio gravado por senador Magno Malta falando destes imigrantes…

Magno Malta alerta sobre chegada de refugiados em áudio no WhatsApp?

O áudio circulou muito no WhatsApp e causou confusão. Recebemos, basicamente, mensagens de dois grupos de pessoas: as que queriam “desmentir” o senador Magno Malta (elas acreditavam que ele havia compartilhado um boato), as que queriam “desmentir” o Boatos.org (elas acreditavam o áudio provava que os refugiados vão chegar ao Brasil).

O mais engraçado é que nem um grupo nem outro se atentou para uma hipótese: a de o áudio não ser de autoria de Magno Malta. E é justamente este o ponto: o áudio não tem nada a ver com Magno Malta. Vamos aos fatos.

Áudios atribuindo falsas autorias a políticos são comuns na internet. Há cerca de um mês, o Boatos.org desmentiu um áudio atribuído ao também senador Randolfe Rodrigues.

Partindo do pressuposto de que o senador não compartilharia uma informação absurda e já desmentida e que a voz da pessoa sequer se parece com a dele, procuramos os canais oficiais de contato de Magno Malta. Conseguimos o telefone da assessoria por meio da fã page no Facebook. Ligamos no número e olhe a resposta.

Esse áudio não é do senador. O senador não compartilha isso aí. Isso é um boato. É de uma pessoa que está colocando pânico nas pessoas. Esse áudio não é do senador.

Resumindo: a história que aponta que Magno Malta alertou para a chegada de refugiados ao Brasil é falsa. Em tempo, também é falsa a informação que fala que 1,8 milhão de refugiados vão chegar por aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.