Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Maçonaria tem plano de matar Bolsonaro para eleger Lula #boato

Maçonaria tem plano de matar Bolsonaro para eleger Lula #boato

Maçonaria tem plano de matar Bolsonaro para eleger Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Foram descobertas provas de que a maçonaria está planejando matar o presidente Jair Bolsonaro para que Lula seja eleito presidente em 2022.

O ano de 2022 chegou e, agora, sim, vocês verão a enxurrada de informações bombásticas circulando na internet. E, no primeiro dia do ano, já temos uma história que envolve a maçonaria, a rainha Elizabeth II e um plano diabólico contra Bolsonaro.

Um vídeo (que, obviamente, não será exibido aqui) está circulando em redes sociais bolsonaristas como a “prova cabal” de que há uma grande teoria da conspiração por trás das eleições de 2022. Nele, é revelado que a maçonaria está planejando matar o presidente Jair Bolsonaro para que Lula seja eleito.

Além disso, é dito no vídeo que estão envolvidas pessoas “poderosíssimas” com carros com um “webdesign” que ninguém conhece, inclusive parentes da família real brasileira e até a presença de um membro da família real britânica (um tal de Peter).

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Também é dito no vídeo que as urnas eletrônicas são fraudadas, que Eduardo Campos e Tancredo Neves foram assassinados e que “está certo” que Lula ganhará as eleições. No final, há um pedido de “orações” e compartilhamento do vídeo. Leia mensagens que circulam junto com o arquivo em questão:

Versão 1: ADV EM REUNIÃO DA MAÇONARIA CHORA! DESCOBRIU PLANO QUE ENVOLVE MORTE DE BOLSONARO PRA ELEGER LULA! Participou membro da família real britânica representando a rainha Elizabeth Versão 2: Advogado Bolsonarista que foi convidado pra reunião na maçonaria revela emocionado plano pra eleger Lula de QUALQUER JEITO se preciso com morte de Bolsonaro!! Na reunião ouviu dizer de outras mortes de políticos e artistas que se opõem a maçonaria e ao PT!! NO vídeo teme por sua vida! E pede ajuda em orações! Vamos compartilhar o Brasil precisa saber disso urgente

Versão 3:URGENTísSIMO Advogado Bolsonarista que foi convidado pra reunião na maçonaria revela emocionado plano pra eleger Lula de QUALQUER JEITO se preciso com morte de Bolsonaro!! Na reunião ouviu dizer de outras mortes de políticos e artistas que se opõem a maçonaria e ao PT!! NO vídeo teme por sua vida! E pede ajuda em orações! A maçonaria está envolvida em toda conspiração no mundo, são satanistas e que a partir do grau 20 começa a iniciação para a magia negra e para se falar com o demonio BАРНОМET, o deus dos maçons! Vamos compartilhar o Brasil precisa saber disso urgente

Maçonaria tem plano de matar Bolsonaro para eleger Lula?

O vídeo (como falamos anteriormente) se espalhou com muita força na internet e deixou alguns fãs de Bolsonaro em polvorosa. Só há um detalhe que nem todos estão enxergando: a gravação e as mensagens em questão pecam no principal. Não há qualquer prova que sustente uma acusação gravíssima como esta.

A mensagem e o histórico deste tipo de boato já nos fazem ficar desconfiados da veracidade de informação. O conteúdo carrega todas as principais características de boatos online como o caráter vago (não é dito quem ameaçou, quando foi a ameaça, onde foi a ameaça etc.), alarmista, os erros de português, o pedido de compartilhamento e a falta de citação de qualquer fonte confiável que comprove a história.

Além disso, não é de hoje que teorias da conspiração sem pé nem cabeça circulam com ar de “verdade absoluta” entre grupos bolsonaristas. Quem tem um pouco de memória se lembra que, por exemplo, simpatizantes do presidente apontavam, com caráter assertivo, que haveria o “fechamento do STF” e uma “intervenção militar” no 7 de setembro. No final, não houve nada.

Ao buscar por qualquer indício da história em uma fonte isenta, nada encontramos. Só há o tal depoimento. Ao analisar a narrativa, também achamos (com a ajuda do Fernando Andrade, do parceiro Conexão Marília) alguns furos. Um deles está nas acusações de que as urnas eletrônicas são fraudadas nas eleições.

Já falamos diversas vezes (o TSE também já falou) que não há qualquer prova de fraude nas urnas eletrônicas no Brasil. Tudo que tem sobre o assunto é retórica (falsa) aliás para justificar uma derrota do atual presidente nas eleições. Vale lembrar que Bolsonaro é investigado por espalhar informações falsas suscitando esta tese. Outras acusações que não passam de teoria da conspiração são dos “assassinatos” de Eduardo Campos e Tancredo Neves. Já foi comprovado que não houve assassinato nas mortes de ambos.

Não bastasse isso, há algumas coisas de caráter lógico que derrubam a tese. Primeiro: faltam informações de como se deu o espalhamento destas informações sobre a maçonaria? Foi uma reunião grande? Onde foi? Quem disse isso? Foi numa conversa de canto? Ou foi um líder? Quem mais sabe sobre isso? Até ter mais respostas sobre isso, só temos conjecturas.

Segundo: porque não foi feita uma denúncia formal contra a pessoa de proferiu as ameaças? Uma ameaça de morte como essa deveria ser encaminhada a autoridades policiais (Polícia Federal ou Polícia Civil) com nomes dos acusados. Por que a pessoa simplesmente jogou a denúncia na internet sem citar nenhum nome (com exceção do “parente da rainha Elizabeth”) e não deu andamento?

Terceiro: o próprio presidente já esteve em eventos da maçonaria e muitas das pessoas fortes do seu governo são maçons. O próprio general Augusto Heleno (uma das pessoas de maior confiança de Bolsonaro) é maçom. Isso sem contar o vice-presidente Hamilton Mourão. Vamos racionar então: se o plano é matar Bolsonaro, não seria mais óbvio “matar agora” (para um maçom assumir) em vez de “matar depois” (para Lula ganhar)?

Resumindo: o vídeo que está circulando não é suficiente para comprovar que a maçonaria, com a ajuda da rainha Elizabeth II, tem planos de matar Bolsonaro para Lula vença as eleições. Além do conteúdo que está circulando online reforçar outras fake news, faltam provas e falta lógica na tese em questão.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso