Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula não consegue sair do aeroporto de Recife (Pernambuco) após “povo fechar ruas” em 2022 #boato

Lula não consegue sair do aeroporto de Recife (Pernambuco) após “povo fechar ruas” em 2022 #boato

Lula não consegue sair do aeroporto de Recife (Pernambuco) após “povo fechar ruas” em 2022, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Lula foi visitar Pernambuco em 2022. Só que o povo fechou as ruas nas imediações do aeroporto de Recife e ele teve que voltar para o avião.

Ainda estamos começando 2022 e já muita gente de olho em outubro (mais exatamente nas eleições). A prova disso é que, quase diariamente, teremos que desmentir informações falsas sobre candidatos. A última delas aponta para uma suposta visita de Lula a Pernambuco no início de 2022.

Acompanhado de um vídeo no qual pessoas protestam contra o ex-presidente, uma mensagem aponta que Lula não conseguiu sair do aeroporto de Recife após “o povo” se manifestar contra ele e bloquear ruas próximas ao local. Leia algumas das mensagens que estão circulando online e assista ao vídeo:

Versão 1: Recife Povo fechou as ruas e Lula não conseguiu sair do aeroporto. Versão 2: Lula já ganhou! SQN. Recepção do Lula em Pernambuco ontem. Cara com lágrimas de alegria Resumo da ópera: saiu do avião; entrou no carro; as ruas foram bloqueadas pelo povo e o ladrão foi escorraçado com fogos de artifício disparados para o alto , sua comitiva; voltaram pro avião Avião e foram embora! Versão 3: Lula chegou em Recife, e o povo não permitiu que ele entrasse na cidade. Isso a #Globolixo não mostra.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Lula não conseguiu sair do aeroporto de Recife (Pernambuco) após “povo fechar ruas” em 2022?

Não demorou muito para a mensagem se espalhar em diversos grupos bolsonaristas em redes sociais. Só que há “apenas” alguns detalhes. 1) O vídeo não é de 2022. 2) O vídeo não foi gravado nas imediações do aeroporto de Recife. 3) Lula não teve que “voltar para o avião e ir embora”.

É importante lembrar que não é a primeira vez que uma suposta viagem de Lula ao Nordeste vira pauta de fake news. Possivelmente com o intuito de “virar votos”, há muitas fake news sobre “como o povo recepcionou Lula” na região. Em 2019, uma fake news apontava que ele havia sido recebido sob gritos de ladrão na chegada a Recife. Em 2021, duas fake news circularam: uma apontava que ele havia sido expulso de restaurante. Outra apontava que ele havia sido recebido sob gritos de ladrão já dentro do aeroporto.

Assim como nos outros casos (ou causos, se preferir), a história também é falsa na versão 2022. Na realidade, o vídeo em questão é de outra ocasião, em outro contexto e nada tem a ver com Pernambuco em 2022.

O sotaque dos manifestantes (da região Sul) e a própria geografia do local começam a entregar a farsa (isso é reforçado pela camisa da Chapecoense que uma das pessoas do vídeo utiliza). A partir daí, bastou uma busca reversa por imagens para chegar à origem da história.

O protesto ocorreu na cidade catarinense de Chapecó. Na época Lula, que ainda era pré-candidato à Presidência da República e seria preso dias depois, havia organizado uma caravana por cidades do Sul do Brasil. As viagens acabaram marcadas pela organização de protestos contra o ex-presidente.

Em Chapecó, as manifestações, de acordo com essa matéria do NSC, ocorreu no dia 24 de março de 2018. Na ocasião, estradas na entrada da cidade foram bloqueadas para evitar a chegada do ex-presidente. Vídeos em redes sociais mostrando os atos viralizaram nos dias seguintes (veja exemplos aqui, aqui e aqui).

Ao contrário do que apontam mensagens, Lula, na ocasião, não acabou “voltando para o avião”. Na realidade, a comitiva do ex-presidente desviou a rota e entrou na cidade por outra via. Na época, o próprio Lula disse, a respeito dos atos, que “petistas vão retribuir”.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula foi hostilizado por uma multidão na chegada a Recife (Pernambuco) em 2022. O vídeo que circula online é de 2018, foi gravado em Chapecó (SC) e nada tem a ver com o contexto atual.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: