Confisco da poupança será colocado em prática se esquerda ganhar eleições #boato

Boato – Se o PT, Ciro ou “qualquer um de esquerda” ganhar as eleições de 2018, projeto de lei que prevê poupança solidária e confisco de bens será colocado em prática.

Existem aqueles tipos de boatos que, volta e meia, circulam na internet. Tem o caso dos “sequestros das crianças” (boato gravíssimo, por sinal), “dos vídeos que formatam celular”, “do compartilhamento para ajudar crianças doentes” etc. Um desses “boatos clássicos” que estava “sumido” era a ameaça de confisco da poupança. Estava, não está mais.

Circula na internet a informação de que o confisco da poupança (ou de bens) será colocado em prática “se a esquerda ganhar”. A mensagem aponta que se Fernando Haddad (PT), Ciro Gomes (PDT) ou “qualquer outro de esquerda” vencer as eleições um projeto que prevê o confisco será aprovado.

A mensagem conta com o link do projeto de lei 137/2004 para fortalecer a tese e aponta, ainda, que a proposta prevê um limite máximo de gastos mensais para as pessoas. Tudo que excedesse esse limite iria para uma “poupança fraterna” e seria devolvido em 14 anos. Leia a mensagem que circula online (cortamos um trecho porque é gigantesca):

Esta não é uma notícia falsa. Está no site da Câmara dos Deputados – PT tem projeto para confisco de bens. Leiam se não querem transformar isto em uma Venezuela. CONFISCO DA POUPANÇA. SÓ VAI MUDAR O NOME: POUPANÇA SOLIDÁRIA* É ISSO, DENTRE OUTROS CONFISCOS DE PROPRIEDADE PRIVADA, QUE VAI ACONTECER SE A ESQUERDA GANHAR AS ELEIÇÕES. *AMEAÇA REAL!*

Vamos relembrar o *Projeto de Lei 137/2004, do PT,* que ELES ESTÃO DOIDOS PARA TRAMITAR!! Hoje encontra-se na Camara dos Deputados! Alguém lembra do confisco da poupança idealizado por Zélia Cardoso de Melo? **Esse Projeto, do “PT”,* *tem o mesmo princípio, só que pior!! […]

*Votar no PT, ou Ciro, ou qualquer um de Esquerda, significa automaticamente a aprovação desse projeto de lei que confiscará a renda e a poupança de todos os Brasileiros.* *Isso é DESASTROSO, se eles são capazes de esfaquear um candidato concorrente, imagine do que serão capazes se forem ELEITOS!*

E vcs acham que este dinheiro confiscado seria mesmo para acabar com a desigualdade no nosso país ou para bancar o comunismo já implantado, onde todos os cidadãos passão a viver na pobreza, enquanto os líderes se transformam nos homens mais ricos do mundo??

Confisco da poupança será colocado em prática se esquerda ganhar eleições?

Com tanto “boato novo” surgindo durante as eleições, a gente fica até meio na dúvida se “gasta cartucho” desmentido histórias que já estão no Boatos.org. Desta vez, resolvemos desmentir novamente. Só por esse comentário, você já deve imaginar que essa história de confisco é falsa. Vamos lá.

Vamos fazer uma contextualização do caso. De fato, houve um projeto (como aponta o link da Câmara) em 2004 que previa a “poupança fraterna”. O criador da proposta foi o deputado Nazareno Fonteles (PT-PI). Assim que a proposta foi colocada em discussão, as primeiras críticas apareceram.

A prova disso é que, de acordo com a ficha de tramitação, ele sequer foi votado na Comissão de Finanças e Tributação (CFT). O projeto foi rejeitado em 2005 pelo relator Max Rosenmann (PMDB-PR). Em 2007, a proposta foi arquivada. Fonteles nunca mais tentou propor nada parecido no período em que esteve como deputado (até 2014).

Deu para entender. As pessoas estão falando de um projeto, mas só estão se esquecendo de um detalhe: ele já foi arquivado. Vale dizer que, se o regimento interno Câmara continuar igual para a próxima legislatura, não há chances de ele ser desarquivado. Isso porque apenas o autor da proposta pode pedir o desarquivamento e Fonteles não é mais deputado. Tudo isso que escrevemos hoje já foi explicado em um conteúdo publicado lá em 2014. Você pode dar uma conferida (inclusive falamos que o mesmo boato já havia circulado em 2006) aqui.

Já deu para ver que o projeto não pode ser desarquivado. Mas tem mais um detalhe a se esclarecer: será que Haddad, Ciro e outros têm como plano de governo confiscar a poupança? Pelas nossas pesquisas, a resposta é não. Ou seja: a tal tese só existe no mundo do zapzap e do feice. Só para terminar e não deixar passar batido: a mensagem tem as principais características de boatos online e já por essa característica merece uma segunda checagem.

Resumindo: a história que aponta que a esquerda vai confiscar a poupança das pessoas se Haddad, Ciro e outros forem eleitos é falsa. Além de o projeto citado na mensagem já estar “morto”, nenhum dos programas de governo dos candidatos citados preveem a tal “poupança fraterna”.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

34 comentários em “Confisco da poupança será colocado em prática se esquerda ganhar eleições #boato

  • 26/10/2018 em 23:54
    Permalink

    Até a semana passada não era boato, venho acompanhado o assunto faz tempo, e o engraçado é que até o livro comunista do Haddad sumiu das livrarias.

    Resposta
  • 09/10/2018 em 21:47
    Permalink

    Realmente o projeto não pode ser desarquivado, nem proposto outro com o mesmo conteúdo, porém, se houver pequenas mudanças no texto, volta como um projeto novinho em folha. Não que acredite que possam fazer isso, mas ninguém acreditava que Collor poderia ter feito algo semelhante, no entanto o fez.

    Resposta
  • 09/10/2018 em 15:21
    Permalink

    É boato tbm que os venezuelanos estão comendo ratos?!

    Resposta
    • 10/10/2018 em 11:40
      Permalink

      Nem de americanos comendo ratos também.

      Resposta
  • 09/10/2018 em 14:47
    Permalink

    Se existe um petista capaz de fazer um projeto dessa natureza, como acreditar que não existirão outros capazes de fazer projetos semelhantes ? Obviamente e felizmente, teria primeiro que ser aprovado no congresso. Mas agora é outra história. O povo acordou, as redes sociais são capazes de movimentos gigantescos. Estamos de olho! Bem, pelo sim pelo não, melhor não arriscar em deixar a esquerda crescer. Cortar o mal pela raiz. 17 neles!!

    Resposta
  • 09/10/2018 em 13:38
    Permalink

    “Prefiro acreditar”.. Prefiro acreditar em Papai Noel e Mula sem cabeça. ACORDA PRA VIDA, FREUDD!! Tão passando a mão nas nossas liberdades e na democracia e voce tá aí preferindo acreditar em fake news. Se liga!!!

    Resposta
  • 09/10/2018 em 12:56
    Permalink

    eu ja vi e tenho gravado varios filmes do lula e a esquerda falando , que o pais não importa e sim o poder e o partido , e que vão usar bilhoes , para comprar os votos para se manterem no poder , se eles são capazes de mandar matar ,pra eles isso e nada .

    Resposta
  • 09/10/2018 em 12:26
    Permalink

    Até parece que a esquerda iria colocar um projeto tão repulsivo de modo claro e expresso em seus planos de governo…
    Se tiverem de ressuscitar o projeto só se saberá depois de eventualmente eleitos.

    Resposta
  • 09/10/2018 em 11:18
    Permalink

    Boato é boato e deve ser repudiado, mesmo que atenda perfeitamente os meus interesses e a minha ideologia.

    Resposta
  • 09/10/2018 em 11:09
    Permalink

    O blog está errado, a notícia é verdadeira

    Resposta
  • 09/10/2018 em 11:04
    Permalink

    Na realidade esta arquivado ,só que pode voltar com outro nome é bom não arriscar,muito bom o esclarecimento.

    Resposta
  • 09/10/2018 em 09:22
    Permalink

    Não é boato não, encontrei o projeto de lei no site da camara e ele existe e é de 2004, feito pelo PT.

    Resposta
    • 27/10/2018 em 00:32
      Permalink

      Você não leu o texto inteiro né? O autor não disse que o projeto não existiu, só disse que ele nem sequer foi votado, não pode ser desarquivado e que nem Ciro nem Haddad tinham/tem propostas relacionadas a isso.

      Resposta
  • 09/10/2018 em 08:37
    Permalink

    Mesmo o Projeto sendo arquivado, fica evidente de como a esquerda pensa. Ou seja, tem um plano autoritário para o Brasil, onde pretende implantar uma Ditadura Comunista. Basta observar as declarações do Senhor José Dirceu, uma das estrelas e grande pensador do partido: “É uma questão de tempo para o PT tomar o Poder”. Não poderia ser mais explícito o que pretende fazer o PT.

    Resposta
  • 09/10/2018 em 08:32
    Permalink

    Se o PT (organização comunista e criminosa) já tentou uma vez implantar a poupança fraterna, nada impede que, estando no poder, tente implantar essa aberração, reeditando a maldita proposta.
    Para se contrapor a essa expropriação criminosa, por mais remota que possa ser para os desavisados, devemos evitar que essa organização criminosa volte ao poder. Dentro desse contexto, quem ama o Brasil, quem valoriza a instituição família, quem ama a Deus acima de tudo, quem valoriza o trabalho, quem valoriza a honestidade, quem ama o próximo independentemente de raça, credo ou religião, quem acredita que só a união faz a força, quem acredita num Brasil próspero e com oportunidades para todos os brasileiros, quem acredita que todos devem ser iguais perante a lei, deve votar no Jair Bolsonaro.
    Não se deve dar a menor chance para o mal, neste contexto representado pelo PT e demais partidos de esquerda.
    Que Deus, com a ajuda dos brasileiros e brasileiras patriotas, salve o Brasil!

    Resposta
  • 09/10/2018 em 07:21
    Permalink

    Como vocês conferiram, existiu uma tentativa de aprovar essa excreção. Portanto NÃO É BOATO.

    Resposta
  • 09/10/2018 em 06:04
    Permalink

    De fato, houve a tentativa. Acredito que com uma grande bancada na Câmara, eles poderão sim insistir no assunto. Essa gente não tem limites.

    Resposta
  • 09/10/2018 em 04:33
    Permalink

    A maioria dos idiotas úteis que estão opinando aqui que acham que isto é boato ou que nao pode acontecer,vnão tiveram suas poupanças confiscadas durante o governo Collor. Ahhh… Estavam engatinhando… Então parem com os seus achismos do cavolo, por favor!

    Resposta
  • 09/10/2018 em 01:24
    Permalink

    Não gostei do tom de deboche do redator deste. Pode até ser verdade que eles não podem desarquivar, mas quem nos garante que eles não possam criar um projeto parecido com nome diferente, veja o Bolsa família, é um programa velho com novo nome. Então não vou compartilhar afirmativas que não tenho certeza, mas esse pôster falso me fez ficar mais ainda de olhos e ouvidos abertos, o Fake tem suas vantagens, faz com que o cidadão mais informado busque ler mais.

    Resposta
  • 08/10/2018 em 19:29
    Permalink

    A proposta foi apresentada pela esquerda. Ela foi arquivada, mas isso não é garantia de que essa mesma proposta não possa ser reapresentada por outro parlamentar. Não se pode afirmar, mesmo não constando do programa da esquerda, que a ideia esteja morta.

    Resposta
  • 08/10/2018 em 16:52
    Permalink

    Acham que se a esquerda voltar ao poder eles irão pedir bênção para o congresso? Eles formarão uma assembléia para uma nova constituinte, e a assembléia, obviamente, será formada por gente deles…

    Resposta
  • 08/10/2018 em 14:34
    Permalink

    O confisco da poupança também não estava no plano de governo do Collor. Mas foi confiscada mesmo assim.

    Resposta
  • 08/10/2018 em 14:11
    Permalink

    Ao meu ver, não se trata bem de boato, é claro que a proposta não será desarquivada, já está morta e enterrada, até porque é inconstitucional. Entendi que a mensagem é mais do tipo que é proposta de esquerda que pode voltar vestida de alguma outra forma.

    Resposta
  • 05/10/2018 em 11:02
    Permalink

    Talvez por essas e outras, Haddad esteja querendo uma noconstituinte. Medooooo.

    Resposta
  • 28/09/2018 em 11:51
    Permalink

    Prefiro acreditar que a esquerda poderá modificar o regimento interno e tentar a aprovação. Visto que a esquerda nunca foi confiável. Portanto pra mim é verdadeira e temos que ficar bem de olhos abertos. Se tratando que a publicação é uma mera opinião. Eu também externo a minha opinião para o conservadorismo da situação e não largaria para ver.

    Resposta
  • 28/09/2018 em 09:24
    Permalink

    Parabéns efusivos aos responsáveis pelo excelente e objetivo site http://www.botos.org por mais essa desmistifcação. Essa sim é uma verdadeira contribuição para a solidificação das instituições DEMOCRÁTICAS.

    Resposta
  • 26/09/2018 em 09:55
    Permalink

    Realmente. Por outro lado, vocês acreditam que aberrações como essa não serão uma prática regular se a esquerda assumir o poder total?

    Creiam, dessa vez , após o impeachment da Dilma e a prisão do Lula, se eles conseguirem reverter a situação, não será mais na base daquela estratégia do primeiro mandato do presidiário, o “lulinha paz e amor”. Agora virão como um rolo compressor do “Foro de São Paulo”.

    Resposta
    • 28/09/2018 em 08:22
      Permalink

      Esse de ter crescido ouvindo historinhas da fada do dente, papai noel, e coelhinho da páscoa… Pior, deve acreditar até hoje que que essas “aberrações” existem!

      Resposta
      • 08/10/2018 em 13:56
        Permalink

        O próprio Lula já confirmou a existência do Foro de São Paulo. Há vídeos que comprovam.
        Depois de tantas manobras absurdas do STJ, reviver um projeto monstruoso desses com a esquerda no poder é questão de tempo.

        Resposta
      • 09/10/2018 em 01:04
        Permalink

        Vc deve estar desinformado, ou é alienado ou é markxista doente – vc não tem a mínima noção do que provavelmente seu partido ou que vc tenha afinidade tem coragem de fazer – mas quem sabe vc não está interessado no bem estar da nação, ou quem sabe vc tem muito dinheiro guardado e com certeza vc vai dividir com muita gente – será que vc não consegue ver o que eles estão fazendo? eu acessei o site da câmara e É PROJETO SIM – é VERDADEIRO (PLP 134/2004) a situação está arquivada, mas eles vão desenterrar isso com fim de prejudicar o povo brasileiro – será que vc é brasileiro, desacreditado de si mesmo e só consegue acreditar nas mentiras desse partido? analise bem e espero que vc reflita e busque conhecer a vdd sobre este assunto e tantos outros que o PT prega e consegue manobrar muitos ignorantes em nossa nação – mas ele não conseguirá e no tempo certo esse partido e seus aliados partidos estarão sepultados do nosso país – Brasil acima de tudo. Deus acima de todos. – Deus abençoe vc meu amigo Luiz – pense bem no que vc está fazendo …

        Resposta
    • 09/10/2018 em 01:15
      Permalink

      Porque este site protege tanto a esquerda???

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *