Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula roubou caneta Montblanc durante cerimônia de posse presidencial #boato

Lula roubou caneta Montblanc durante cerimônia de posse presidencial #boato

Lula roubou caneta Montblanc durante cerimônia de posse presidencial, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Durante a cerimônia de posse, o presidente Lula roubou a caneta Montblanc Writers que seria utilizada para assinar documentos. Vídeo mostra o momento.

Um dos momentos que mais chamaram atenção durante a posse presidencial foi o discurso de Lula contando a suposta história da caneta que ele usou para assinar o termo de posse. Na versão do presidente, ele havia recebido a caneta de um amigo do Piauí para tomar posse em 1989.

Estaria tudo certo na versão de Lula se não fossem alguns detalhes que tornaram a história inverossímil. A principal está no fato da caneta ter sido identificada como uma Montblanc Writers, modelo lançado apenas em 2002.

No meio desta história (que, infelizmente, não conseguimos cravar como fake, mas é um tanto quanto estranha), surgiu uma nova versão do causo: a caneta Montblanc em questão teria sido roubada por Lula.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A prova disso está em um vídeo que está viralizando em perfis que não nutrem simpatia pelo presidente. Nas imagens, Lula teria embolsado a caneta (avaliada em mais de R$ 6 mil), após trocá-la por canetas “genéricas”. Ele teria, também, as entregue para Janja. Leia algumas das mensagens, a transcrição do vídeo e assista a ele:

Versão 1: Família, olha que absurdo desse Lula. Roubou a caneta Montblanc caríssima das assinaturas dos presidentes. Ele é clepitomsniaco. Versão 2: O lula mal assumiu e já roubou uma caneta de 7 mil real, o cara não teve nem vergonha de rouba ao vivo para todo Brasil imagina quando tiver no gabinete! Versão 3: Raaapaz o lula roubou uma caneta e ainda tem gente q morre falando q lula e inocente.

Transcrição: A fome e a miséria. Medida provisória ele está assinando o com mont Blanc tá? Agora veja só o que que ele vai fazer na mesa. Veja só que que ele vai fazer na mesa porque ele quer levar a caneta Mont Blanc. Ó. Aí ele vai misturar as três joguinho da Praça da Sé. Ele separou as canetas. Porque vai começar o primeiro roubo dele, oh. Está vendo essa caneta que ele está assinando essa caneta é uma caneta Mont Blanc que por regra ela vai para o museu dos presidentes da república tá? Como um memorial que será guardado após para apreciação do poder público e como patrimônio histórico do Brasil. Tá? Pressão ambiental. Olha lá, ó.

Inclusão pessoas com deficiência. Continue utilizando a caneta bombando. E garante a inclusão e o direito fundamental de crianças, jovens e adultos ele está apreciando a caneta meu primeiro presentinho que eu vou roubar. Agora veja lá oh a dúvida. Como é que eu vou fazer? Como é que eu faço pra levar essa caneta embora E agora? Agora é hora de eu trocar companheiro.

Veja só companheiro como é que eu vou trocar essa caneta agora. Olha lá oh. Entregou a caneta na mão de quem? Oh lá. E ela fica desconcertada oh Vamos lá. Ela fica desconsertável. O que que ela vai fazer com aquela caneta? Oh lá oh Olha bem aqui oh. Olha no detalhe. Veja só. Ela está com a caneta e ela está ali que caneta

Lula roubou caneta Montblanc durante cerimônia de posse presidencial?

A história se espalhou com todas as forças na internet. Porém, a acusação de que Lula “roubou a caneta” é falsa. A resposta para o “mistério” está na própria sequência de vídeos que mostram o momento em questão.

Antes de falar isso, vamos fazer o briefing básico da história. As mensagens que circulam online têm algumas características de fake news como o tom alarmista e os erros de português. Não bastasse isso, as mensagens seguem uma tônica de fake news que se utilizam de imagens da cerimônia de posse (como esta história relacionada a Janja).

Assim como nos outros casos, resolvemos olhar o vídeo em questão. Desta vez, pegamos a transmissão da TV Brasil da posse. O trecho em questão está no tempo de 6:15:15. É possível ver claramente que Lula tira a caneta (supostamente a Montblanc) do bolso. Ou seja: ele não “roubou da mesa” em questão. Assista:

Além disso, a parte da cerimônia em que ele assina os primeiros decretos é posterior à da assinatura do termo de posse. E naquele momento (2:13:00 do vídeo) ele já estava com a caneta na mão. Tanto que contou a história do “amigo do Piauí”. Assista:

Ou seja: podemos até questionar a história que aponta que a caneta em questão era uma “caneta de um amigo do Piauí” de Lula. Porém, não podemos questionar que a caneta (supostamente uma Montblanc) foi “roubada” pelo presidente durante a cerimônia

Resumindo: não é verdade que Lula roubou uma caneta Montblanc do Palácio do Planalto durante a cerimônia de posse. O vídeo mostra que o presidente já portava o item na hora em que começou a assinar decretos.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/2M3r9Bt
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: